22/04/2021 às 17h30min - Atualizada em 23/04/2021 às 14h32min

Para que serve o teste de ancestralidade?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

O teste de ancestralidade está despertando o interesse de diversas pessoas ao redor do mundo. Inclusive, foi um dos itens mais comercializados em uma das Black Friday que ocorreram nos Estados Unidos da América. 

 

Com anúncios bastante comoventes, esse teste vem ganhando força nos últimos anos. O motivo disso é simples: as pessoas têm curiosidade de descobrir quem eram seus ancestrais. Pode ser difícil de acreditar, mas as empresas conseguem descobrir isso com uma simples amostra de DNA dos interessados. 

 

Através dessa pequena amostra de saliva, um mapa de ancestralidade é criado. Mas resultados eficientes dependem, unicamente, do banco de dados que as empresas possuem a seu alcance. E, ainda sim existem dúvidas se esse teste de ancestralidade funciona de fato. Sendo assim, confira mais informações: 

O que o teste de ancestralidade pode dizer sobre você?

Esse teste pode ser contratado em diferentes empresas, mas o objetivo dele é sempre o mesmo: garantir que o indivíduo conheça a trajetória de seus ancestrais no mundo. 

 

Trata-se de um teste que, assim como o teste coronavírus, é realizado facilmente. 

 

De maneira geral, a maioria das pessoas contrata o teste de ancestralidade para conhecer mais sobre a história de sua família e ancestrais. Seja pela curiosidade em compreender como eles vivem, quais são os alimentos típicos de sua localidade ou outras características. 

 

E através de uma simples coleta de seu DNA é possível compreender todos esses itens. Mas ainda existem especialistas que questionam se os resultados são, de fato, eficientes. 

 

Algo que todos concordam é que sua amostra de DNA pode revelar muito sobre você. Mas será que a partir de uma simples coleta é possível ter acesso aos seus ancestrais? Veja, a seguir, o que é o teste de ancestralidade: 

O que é o teste de ancestralidade?

Um dos testes mais requisitados do momento é o de ancestralidade. E eles são conhecidos na maioria dos países, inclusive, foi um dos kits mais comprados na Black Friday que ocorreu nos EUA. 

 

Trata-se de um teste que mostra e identifica os ancestrais de um indivíduo. Através dele, as pessoas conseguem analisar informações como suas origens, a história de seu povo e outras características interessantes sobre os antepassados. 

 

Isso tudo é possível devido ao histórico do código genético disponível na amostra de nosso DNA. 

 

Esse teste está no auge no Brasil. Isso porque, diversos brasileiros têm curiosidade em descobrir sobre seus ancestrais. 

 

Uma das empresas especializadas nesse tipo de serviço iniciou seus trabalhos no ano de 2019. Existem empresas especializadas que realizam todos os processos necessários, desde a coleta até a análise para os indivíduos que adquirem o kit. 

 

Agora que você sabe mais sobre o que é o teste de ancestralidade, também deseja compreender como ele funciona. Confira, a seguir, as informações necessárias: 

Como funciona esse teste?

O teste de ancestralidade trata-se de um método que não é invasivo, realizado tirando a amostra de seu DNA com um cotonete. Sendo assim, nenhuma agulha é utilizada para a coleta. 

 

Depois que você se cadastrar no site da empresa, basta selecionar o kit que deseja obter. Assim que adquirir, os acessórios necessários serão encaminhados até sua casa pelo serviço dos Correios. Estão inclusos no kit os seguintes itens: 

 
  • Um manual com o passo a passo para que os consumidores possam seguir;
  • Uma etiqueta para a identificação de seu teste;
  • Um tubo com um cotonete para encaminhar com sua amostra;
  • Uma embalagem para enviar o tubo com sua amostra até a empresa.
 

O passo a passo para coletar o seu teste de ancestralidade é o seguinte:

 
  1. Os consumidores devem escovar bem os seus dentes, deixando-os limpos. É importante ressaltar que esse procedimento exige que não tenham contato com nada, nem mesmo com a água. Na sequência, deve-se esperar 30 minutos;
  2. Depois de esperar o tempo determinado, os consumidores devem passar o cotonete ao longo de sua bochecha;
  3. Assim que finalizar a coleta, basta colocar o cotonete no tubo que foi enviado junto com o kit; 
  4. O envio dessa amostra é combinado com a empresa, sendo que o mesmo também é encaminhado pelos serviços de entregas dos Correios. 
 

O procedimento deste teste possui valores diferentes. Mas isso dependerá, unicamente, da empresa que você contratar para essa análise. 

Os testes realmente funcionam?

Diversos especialistas já afirmaram que possuem dúvidas sobre a veracidade desses testes. 

 

É essencial ressaltar que a precisão desses testes dependerá, unicamente, do banco de dados da empresa contratada. Sendo assim, esse é um fator que é diferente de empresa para empresa. 

 

O exame funciona da seguinte maneira: as empresas comparam o material genético das pessoas com outros milhares, os quais estão presentes em seu banco de dados. 

 

A partir da coleta de seu DNA é possível identificar a composição ancestral dos indivíduos que contratam esses serviços. 

 

Sendo assim, se deseja realizar esse teste, é essencial entrar em contato com uma empresa referência no assunto. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »