03/09/2014 às 06h04min - Atualizada em 03/09/2014 às 06h04min

Salvatore Cosméticos integra informações de todas as áreas da empresa e simplifica sua gestão com ERP da Dataplace

Com crescimento acima do esperado no ano passado, Salvatore Cosméticos adota sistema de gestão empresarial (ERP) para centralizar e facilitar a gestão dos negócios – que estão crescendo de forma rápida e agressiva

Capital Informação

Produzir cosméticos dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pela área da saúde e garantir a satisfação dos clientes têm sido a principal missão da Salvatore Cosméticos, que com apenas cinco anos de vida registrou um excelente faturamento e um crescimento três vezes acima do estimado em 2013.

 

O sucesso do negócio está nos produtos para alisamento de cabelos, além de uma diversificada linha de produtos para tratamento, que conquistaram os melhores salões de beleza da região de Presidente Prudente (SP), onde a empresa está localizada e mais de 100 distribuidores de cosméticos espalhados pelo País. Os produtos da Salvatore também chegaram ao mercado internacional e estão sendo exportados para África do Sul, Holanda e Espanha e a companhia planeja ainda neste ano ingressar nos Países Andinos. “Crescemos rapidamente e estamos organizando a casa para vôos mais altos”, comenta Karla Mello Fachiano, diretora administrativa e sócia da Salvatore Cosméticos.

 

Por sua produção ter atingido uma proporção muito grande, a empresa decidiu investir em uma solução de gerenciamento empresarial, ERP, que fosse capaz de suportar o crescimento planejado a médio e longo prazos. “Estávamos buscando um parceiro que nos apoiasse em todas as nossas necessidades de gestão empresarial e vimos na solução Symphony da Dataplace, uma plataforma em software completa, ou seja, com módulos para todas as áreas, que contempla as mais recentes exigências fiscais e tributárias impostas pelo Governo, e que nos permite ser mais competitivos, uma vez que teremos a informação correta, integrada e em tempo real”, comenta a executiva.

 

A empresa adquiriu 30 licenças da solução Symphony Dataplace em janeiro de 2014 e após um mês da aquisição deu início ao processo de implantação. O projeto estimava cerca de seis meses para entrar em operação em todas as áreas da companhia, mas em apenas três meses a solução já tinha sido completamente implantada. “Estamos na fase dos ajustes finos, parametrizando algumas rotinas, mas o sistema já está rodando em sua plenitude”, garante Alex de Oliveira, gerente financeiro da Salvatore Cosméticos. “Foi uma implantação em tempo recorde, como jamais havia presenciado em toda a minha experiência profissional com implantação de ERPs. Realmente foi surpreendente”, comemora Oliveira.

 

De acordo com o gerente financeiro da Salvatore Cosméticos, o tempo recorde de implantação é resultado do esforço conjunto de todas as equipes envolvidas no projeto, ou seja, um total de 31 profissionais, entre técnicos, consultores e funcionários da Salvatore. “Os consultores da Dataplace em parceria com a Maltez Assessoria e a equipe da Salvatore não mediram esforços para colocar o produto no ar sem comprometer a operação. Afinal a empresa não podia parar. Toda a implantação foi muito bem orquestrada para que nada saísse do nosso controle e hoje estamos muito satisfeitos com os bons resultados que obtivemos em tão pouco tempo”, afirma Alex de Oliveira.

 

Entre os principais benefícios apontados por Oliveira estão a agilidade e a integridade das informações que são extraídas da solução. De acordo com o executivo, hoje os gestores da Salvatore possuem uma visão total do negócio, podendo dar foco ao estratégico, melhorias e às atividades-fim da companhia. “A solução nos levou a uma mudança de cultura interna, que é necessária para o nosso crescimento. Ter uma visão 360° com todos os departamentos integrados é fundamental para planejar o crescimento e fundamentar as decisões”, argumenta.

 

Outras rotinas que foram organizadas a partir da implantação do ERP da Dataplace estão relacionadas com o processo de compras. O sistema integra todas as etapas, desde a cotação de materiais, até a aprovação do pedido e o recebimento da mercadoria, dados que vão impactar diretamente no custo final do produto.  “Hoje temos total controle de tudo o que entra e sai da empresa, com histórico de rastreabilidade, controle de estoques e tudo que envolve o nosso processo produtivo”, analisa Karla.

 

O projeto

O projeto de implantação do Symphony Dataplace foi idealizado para ser implantado em duas etapas. Primeiramente, seriam implantados os módulos de Faturamento, Vendas, Compras, Gestão de Materiais, Gestão de Estoque, Gestão Financeira, Engenharia de Produtos e Manufatura. Em um segundo momento, entrariam em operação os módulos de Folha de Pagamento e Contabilidade. No final, devido à agilidade das equipes, toda a implantação ocorreu numa única etapa.

 

“Hoje a Salvatore está rodando a solução Symphony Dataplace por completo, totalmente integrada, incluindo a parte fiscal e tributária que é mantida por uma equipe engajada e satisfeita com os resultados obtidos”, afirma a administradora da Salvatore. “O próximo passo é implantar ferramentas de BI e CRM, aprimorando a gestão da companhia”, conclui Karla Mello Fachiano.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »