26/08/2014 às 11h00min - Atualizada em 26/08/2014 às 11h00min

Alunos do Ensino Médio de escola santista lançam livro na Bienal de SP

O título, publicado pela Editora Leopoldianum, é fruto de Oficina de Escrita Criativa e reúne crônicas e poema de 12 estudantes

Vervi Assessoria

 

Com temas como origem, amor, morte, paixão, dor, prazeres, vida e outras questões da humanidade, o livro Movimento – da palavra ao texto, reúne crônicas e poemas escritos por estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Liceu Santista.

Nos dias 25 e 27 de agosto, o grupo de alunos e ex-alunos da instituição estará na Bienal do Livro de São Paulo, no estande coletivo da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), para promover o livro, que tem projeto editorial realizado pela Editora Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos (UniSantos) em parceria com o Liceu Santista.

 

A coletânea de textos que deu origem ao livro foi produzida em uma Oficina de Escrita Criativa realizada pelo Liceu, com participação voluntária dos alunos que, a cada reunião semanal, realizavam exercícios de escrita coletivos, ampliavam repertório e trabalhavam a narrativa. A mediadora de leitura Viviane Ferreira de Almeida, responsável pela oficina e organizadora do livro, explica que os alunos também foram expostos a outras linguagens, como cinema e artes visuais. Segundo ela, o resultado mostra “uma diversidade de expressão escrita que reflete o diálogo tripartido atual entre a velocidade da sociedade, as problemáticas do jovem e as questões universais da humanidade”.

Segundo o coordenador da Editora Leopoldianum, Marcelo Di Renzo, a obra foi elogiada pelo conselho editorial pela consistência do trabalho, seriedade da proposta e qualidade dos textos. "A missão da Editora Universitária Leopoldianum é publicar o conhecimento desenvolvido em instituições de ensino de modo que este seja difundido em benefício da humanidade. O livro Movimento – da palavra ao texto insere-se plenamente nesse conceito central, mas agrega um ingrediente diferenciado: a pertubadora e cativante criatividade de estudantes de Ensino Médio", destaca. “Essa parceria editorial era esperada e gerou um bom livro que, esperemos, seja apenas o primeiro de muitos a serem escritos", acrescenta Di Renzo.

Os co-autores do livro são: Ana Carolina Barros, Augusto Barros, Carolina Moraes, Carlos Martins, Deborah Verena, Felipe Paixão, Henrique Prado, Kauan Schiavon, Mariana Saraiva, Mariana Tomson, Natasha Felix e Vivian Vizaco.

A 23ª Bienal do Livro de São Paulo será realizada de 22 a 31 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, que fica à avenida Olavo Fontoura, n° 1.209, em Santana. O lançamento do livro Movimento – da palavra ao texto será realizado nos dias 25 de agosto, às 11h, e no dia 27 de agosto, às 12h, no estande da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), Rua G, 300.

 

Ficha Técnica

Título: Movimento: da palavra ao texto

Editora Universitária Leopoldianum

Co-autores: Ana Carolina Barros, Augusto Barros, Carolina Moraes, Carlos Martins, Deborah Verena, Felipe Paixão, Henrique Prado, Kauan Schiavon, Mariana Saraiva, Mariana Tomson, Natasha Felix e Vivian Vizaco

Organizadora: Viviane Ferreira de Almeida

Número de páginas: 78 páginas

ISBN: 978-85-60360-44-4

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »