26/08/2014 às 11h29min - Atualizada em 26/08/2014 às 11h29min

Escola implanta projeto-piloto com o cobre antimicrobiano

Ação pioneira no Brasil usa o cobre para proteger alunos contra doenças transmissíveis por vírus e bactérias

Camila Holgado

São Paulo, 26 de agosto de 2014 - Quem nunca questionou por que o filho adoece tanto ao entrar para a escolinha? Um dos desafios para as escolas, principalmente as de educação infantil e para os alunos com necessidades educacionais especiais, é preservar o ambiente escolar de vírus e bactérias, especialmente no inverno. Pensando nisso, o Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) e a Escola Núcleo Aprendizagem e Desenvolvimento fecharam uma parceria para a aplicação de uma das ligas do cobre – o latão – em mesas, carteiras, corrimãos e maçanetas da instituição de ensino. Ao todo, 40 metros de corrimãos e dezenas de portas e mesas receberam o revestimento do metal que, devido à sua propriedade antimicrobiana, pode matar continuamente vírus, fungos e bactérias em contato direto com a sua superfície. O lançamento ocorreu no último dia 31 de julho, com a instalação das peças e móveis na escola e na apresentação da iniciativa aos pais e alunos.

 

A Escola Núcleo Aprendizagem e Desenvolvimento é um colégio voltado para ensino escolar e profissionalizante de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais. “Recebemos esta parceria como um presente. É a forma de agregarmos valor ao nosso projeto, inserindo a preocupação com a saúde e a prevenção de doenças ao nosso grupo não só de alunos como de funcionários e profissionais”, destaca a diretora e sócia-fundadora Sandra Ferrini.

 

O cobre e mais de 300 tipos de ligas do metal, como latão e bronze, podem eliminar até 99,9% de bactérias em duas horas. Os resultados levaram a Agencia de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos a registrar o material e suas ligas como produtos antimicrobianos capazes de controlar enterococos resistentes à vancomicina (VRE), MRSA, Staphylococcus aureus, enfim, todas bactérias associadas a infecções ou outros efeitos adversos em seres humanos.

 

Escolas do Chile e do Japão já adotaram o revestimento de cobre, além de hospitais de mais de oito países, que já usam o cobre como complemento para controle de infecções em salas de UTI.

 

Segundo o diretor executivo do Procobre, Antônio Maschietto, o projeto pode ser levado para qualquer ambiente escolar, público ou privado, e aplicado em diversos níveis. “O cobre pode ser instalado em qualquer superfície de contato. A escola pode, por exemplo, mapear os locais que requerem mais cuidados e optar por uma ou outra peça”, explica.

No Brasil, o cobre antimicrobiano já foi implementado no estacionamento do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e em dois consultórios odontológicos da capital. O Procobre está atualmente em busca de parceiros para a realização de testes-piloto utilizando o cobre como agente antimicrobiano, por exemplo em supermercados, restaurantes e hospitais. “O objetivo do Procobre é informar a cadeia da saúde sobre a contribuição do cobre para a redução desses índices de infecção e mobilizar o setor do cobre a apoiar ações que permitam a disseminação deste metal nos mais variados ambientes”, conclui o diretor. No projeto de aplicação do latão na Escola Núcleo Aprendizagem e Desenvolvimento, as empresas IMAB e Latão e Arte foram as parceiras responsáveis pela aplicação do cobre em maçanetas, corrimãos, mesas e carteiras bem como as empresas associadas ao Instituto (Paranapanema, Termomecânica e Cecil) que forneceram as ligas de latão.

Caixa de texto: As instalações da Escola Núcleo de Aprendizagem e Desenvolvimento, agora protegidas contra vírus e bactérias

Caixa de texto: As instalações da Escola Núcleo de Aprendizagem e Desenvolvimento, agora protegidas contra vírus e bactérias

  
 
    

Sobre o Procobre

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do uso do cobre, a fim de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundir sua contribuição ao melhoramento da qualidade de vida e ao  progresso da sociedade. O Procobre faz parte da Internacional Copper Association (ICA), com sede em Nova Iorque, encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente.

Para mais informações visite: www.procobre.org

 

Sobre o Núcleo Aprendizagem e Desenvolvimento

O Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento realiza, desde 1995, um programa específico para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, que apresentam um déficit cognitivo importante. O programa abrange os âmbitos da escolaridade, em nível de ensino fundamental e da formação profissional. O processo ensino-aprendizagem do Núcleo está pautado na conquista de conhecimentos que promovam o desenvolvimento humano, considerando as particularidades cognitivas e afetivas de cada pessoa. O Núcleo não é uma escola que recupera condições deficitárias, mas sim uma escola que valoriza o potencial e a capacidade de cada aluno.

Para mais informações visite: http://www.nucleoap.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/NucleoAprendizagemEDesenvolvimento

 

Sobre a International Copper Association

A International Copper Association (ICA) difunde o conhecimento e uso de cobre comunicando os atributos únicos que tornam este elemento sustentável um colaborador essencial para a formação da vida, aos avanços na ciência e tecnologia e à melhoria da qualidade de vida em todo o mundo. Os 43 membros da ICA representam a maioria da produção mundial de cobre refinado e estão entre os maiores produtores de cobre, fabricantes e companhias de cabos e fios.

 

 

#

Contato para a Imprensa

AMS&L

Camila Holgado
(11) 3169-9322

[email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »