26/08/2014 às 02h17min - Atualizada em 26/08/2014 às 02h17min

Saúde e limpeza andam juntos com desenvolvimento

O mundo mudou muito nos últimos séculos e a evolução trouxe efeitos positivos e negativos para as pessoas. A tecnologia à serviço da limpeza de áreas urbanas é um dos meios de melhorar a qualidade de vida e proteger a saúde humana

Carmen Rosa

Comemora-se em 27 de agosto o Dia Mundial da Limpeza Urbana. A data nos leva a uma reflexão sobre o que temos feitos de nossas cidades e o quanto a poluição em suas mais variadas formas afeta a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

 

A Humanidade evoluiu nos últimos séculos e o desenvolvimento trouxe inúmeros benefícios à sociedade, provocando, em muitos casos, verdadeiras revoluções. Saúde, conhecimento, ciências, artes, alimentação, diversão, educação, comunicação, transporte, enfim, todas as áreas que afetam o dia a dia das pessoas passaram, e ainda passam, por grandes transformações, de forma muito rápida.

 

Nesse processo, a tecnologia veio como um dos principais meios de transformação, da Revolução Industrial aos tempos de comunicação on-line. A vida que, hoje, experimentamos oferece conforto e facilidades, mas também efeitos danosos ao meio ambiente, às cidades e às pessoas, a exemplo da poluição, do excesso de resíduos e dejetos incorretamente descartados, que ameaçam a qualidade de vida tão duramente conquistada e a saúde da população.

 

Não é privilégio das grandes cidades enfrentar o desafio de combater os males causados por toneladas de partículas tóxicas lançadas no ar, bem como pela grande quantidade de lixo gerada diariamente que, infelizmente, é despejada nas ruas, rios, redes de esgoto, etc., com custos altíssimos para a administração pública e privada, no que se refere aos serviços de limpeza urbana e ao atendimento na área da saúde.

 

A limpeza urbana é prioritária para o bem-estar da população. A saúde das pessoas está diretamente ligada aos níveis de saneamento e à qualidade dos serviços prestados nessa área. Sujeira e lixo atraem pragas, nocivas à saúde humana. Por outro lado, ambientes limpos permitem a melhora das condições sanitárias e do conforto geral, elevando o valor da vida humana.

 

A prevenção, no entanto, é ainda a melhor opção para evitar enfermidades. A utilização de diferentes métodos para a limpeza urbana existe e é possível torná-las mais eficientes, com produtos biodegradáveis e uso de equipamentos que usam menor quantidade de recursos hídricos, potencializando seus benefícios em favor do meio ambiente e, consequentemente, das pessoas.

 

A tecnologia apresenta atualmente soluções que promovem a remoção de sujeiras geradas em áreas urbanas, tornando os ambientes e o cotidiano melhor e com mais asseio. Já existem equipamentos que funcionam, por exemplo, com água de reúso. São máquinas que vêm tomando espaço no mercado, por oferecem vantagens qualitativas e quantitativas.

 

Quanto se trata de saúde, não há dúvidas de que a prevenção é a melhor opção. Seja em ações educativas - para evitar a geração desnecessária e o descarte incorreto de lixo em locais públicos-, seja na limpeza urbana, evitando a proliferação de pragas e ambientes inóspitos que provocam diversos males às pessoas, o uso da tecnologia pode e deve ocorrer em favor do que realmente importa: a manutenção da vida.

 

Estes são desafios inerentes ao mundo contemporâneo e a realidade mostra que a limpeza de casa é tão importante quanto de qualquer ambiente, inclusive das vias públicas. Esta deve ser uma preocupação constante de autoridades e da população, pois só desta forma elevaremos os níveis de qualidade de vida, em pequenas ou grandes cidades.

 

* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean, referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza.

 

 

 

JactoClean

Telefone: (14) 3405.3032 -  SAC: 0800-131513

[email protected]

www.jactoclean.com.br

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - [email protected]

Regiane Damasceno: (11) 99527.6601 – 3562.5555 – [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »