28/08/2014 às 03h41min - Atualizada em 28/08/2014 às 03h41min

Tramontina Eletrik firma presença no mercado externo

Empresa intensifica estrutura de exportação para ampliar as vendas, especialmente em países em desenvolvimento. A meta é atingir 6% do faturamento com comércio internacional

Carmen Rosa

A Tramontina Eletrik, fabricante de materiais elétricos, vem, ano a ano, intensificando sua presença em diversos países do mundo. Atualmente, cerca de 4% do faturamento originam-se das exportações, tendo como principais itens comercializados as linhas de interruptores, que são adaptadas às características e padrões de cada mercado.

 

As vendas externas da empresa iniciaram-se em 1979 e foram destinadas à companhia de energia estatal do Uruguai, conhecida como UTE. Desde então, a carteira de clientes da Tramontina Eletrik cresceu consideravelmente e, hoje, fornece para revendedores de quase todos os países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e México), além de Estados Unidos, Portugal e Japão.

 

Os produtos são revendidos em home centers, lojas de materiais elétricos, de ferragens para construção e distribuidores. A companhia comercializa tanto itens da divisão predial – sob a marca Tramontina – e da divisão Eletropeças, com produtos para linhas de transmissão – sob a denominação Forjasul.

 

Estrutura apta e profissionais capacitados

Para tratar as vendas externas de forma diferenciada, o Grupo Tramontina, do qual a Tramontina Eletrik faz parte, fixou escritórios internacionais em nove países, incluindo Estados Unidos, México, Alemanha e China, que dão às fábricas o suporte comercial para realização dos procedimentos de exportação. Em países em que não há escritórios, um representante comercial atua nas negociações e transações. Em poucos casos a comercialização é realizada diretamente com o importador ou distribuidor.

 

Com o objetivo de aumentar sua participação no mercado externo, a empresa está ampliando sua estrutura e equipe interna para atingir os objetivos de crescimento planejados. A principal estratégia é a incorporação de complementos de linhas fundamentais em alguns países. Em 2015, novos itens chegarão ao mercado, tendo como alvo revendedores e consumidores da Bolívia, Equador, Colômbia, Paraguai e Peru.

 

Na avaliação do diretor da Tramontina Eletrik, Roberto Aimi, o mercado internacional está em aquecimento, com potencial de crescimento em países em desenvolvimento de regiões como América do Sul, África e Oriente Médio. “As possibilidades de negócios neste segmento são importantes e a Tramontina Eletrik estima crescer consideravelmente nos próximos cinco anos. A meta da empresa para 2015 é que as exportações correspondam a 6% do total faturado”, declara.

 

 

Perfil Tramontina Eletrik

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Eletrik é uma empresa do Grupo Tramontina que oferece o melhor em design, segurança e soluções técnicas para produtos destinados a instalações elétricas. Anteriormente denominada Forjasul Eletrik, desde 10 de janeiro de 2014 passou a se chamar Tramontina Eletrik.

Seu moderno parque fabril está instalado numa área construída de 24 mil m2, conta com 14 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas.

Utiliza a expertise e estrutura do Grupo Tramontina para garantir que seus produtos cheguem a todo o Brasil através de seus cinco Centros de Distribuição, localizados nas cidades de Carlos Barbosa, São Paulo, Salvador, Belém e Goiânia, e de cinco escritórios regionais de vendas, em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Em 2013, investiu na compra de quatro novas células de injeção de plástico e, para este ano, a empresa prevê a conclusão de um novo pavilhão industrial de 12 mil m², o que permitirá ampliar a produção em 40%.

 

 

Tramontina Eletrik

Tel.: (54) 3461.8200

[email protected]

www.tramontina.com.br

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - [email protected]

Anapaula Couto: (11) 3578.6884 – 98609-2420 - [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »