14/06/2012 às 00h42min - Atualizada em 14/06/2012 às 00h42min

Festa de Aniversário das Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia

No dia 17 de junho a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promove a 5ª Festa das APAs (Capivari-Monos e Bororé-Colônia) em conjunto com a IV Rota do Cambuci. O evento contará com feira de produtos derivados do cambuci.

Imprensa SVMA
A realização do evento também fica por conta da SPTuris, Subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro, Secretaria Municipal de Participação e Parceria e a Incubadora de Projetos Sociais. Entre os apoios estão a Guarda Civil Metropolitana, AHPCE e a IV Rota Gastronômica do Cambuci.

 

APA Capivari-Monos

Criada em 2001, a APA Municipal Capivari-Monos faz onze anos. Em 2011 a APA ganhou um Plano de Manejo, o instrumento que nortea os rumos da gestão da APA. Construído participativamente com o Conselho Gestor e a comunidade, o plano apresenta um diagnóstico socioambiental atualizado e os programas de gestão, que priorizam as ações necessárias nas áreas de: educação ambiental, usos econômicos sustentáveis, pesquisa, proteção ambiental, recuperação ambiental e gestão da unidade. Com uma área de 251km², a APA está inserida nas Reservas da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e da Mata Atlântica, protege as cabeceiras dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e abriga remanescentes de Mata Atlântica, rios limpos e belas cachoeiras. Sua diversidade cultural é expressiva, com a presença da comunidade indígena Guarani nas aldeias Tenondé Porã e Krukutu. Dentre os seus atrativos destacam-se o rio Capivari, cachoeiras como a do Sagüi e das Virgens, a vila de Evangelista de Souza, com sua estação e casas ferroviárias da década de 1930; o Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar com suas matas nebulares e campos naturais; a paisagem rural com sítios e áreas de agricultura, e a peculiar Cratera de Colônia com 3,6 Km de extensão, formada pelo impacto de um corpo celeste há cerca de 30 milhões de anos.

 

APA Bororé-Colônia

Criada em 2006, a APA Municipal Bororé-Colônia faz seis anos. Tem como objetivo promover a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região, conciliando estes objetivos com a melhoria da qualidade de vida das comunidades que ali residem. A APA possui inúmeras nascentes, córregos e ribeirões que drenam para as represas Guarapiranga e Billings, ambas pertencentes à Bacia do Alto Tietê, contribuindo de forma essencial com a manutenção dos mananciais e recursos hídricos que abastecem cerca de 30% da região metropolitana de São Paulo. Situada na zona sul da cidade de São Paulo e distante cerca de 25km do centro da cidade, a APA Bororé-Colônia possui 90Km² de extensão, abrangendo as Subprefeituras de Capela do Socorro e de Parelheiros e distribuídos em cinco bairros da região, com destaque para o Bororé e Colônia Paulista. O BORORÉ é um dos mais peculiares bairros da cidade e seu acesso principal se dá por meio de uma balsa que cruza a represa Billings. Apesar de ser uma península, o local é conhecido como Ilha do Bororé. O bairro da COLÔNIA PAULISTA, fundado em 1829 com o nome de Colônia Alemã, é um dos mais antigos focos de colonização estrangeira do Brasil. Abriga também diversos patrimônios históricos como o Cemitério da Colônia (1840), o mais antigo da cidade e o primeiro cemitério protestante do país, a Casa de Taipa (1870) e a Igreja de S. Sebastião (1904).

 

IV Rota Gastronômica do Cambuci

O projeto Rota Gastronômica do Cambuci tem como objetivo resgatar o cultivo e o consumo dessa fruta nativa da Mata Atlântica e endêmica na região, promovendo o desenvolvimento socioambiental e econômico sustentável. Engloba em um único projeto aspectos históricos, culturais, de preservação ambiental, turísticos e de geração de renda. O projeto pretende transformar o cambuci na fruta símbolo da preservação da Mata Atlântica e no entorno da Serra do Mar Paulista, aliando preservação ambiental e geração de renda para as comunidades locais.

 

Dando continuidade nas ações de resgate e promoção do cambuci os Conselhos Gestores das APA Bororé-Colônia e Capivari-Monos em parceria com a Incubadora de Projetos Sociais, vem trabalhando na região de das Subprefeituras de Parelheiros Capela do Socorro onde o cambuci ocorre naturalmente e também faz parte dos pomares e chácaras das propriedades rurais.

 

Onde achar produtos de Cambuci nas APAs:

 

Bar do Peixe

Estrada de Itaquaquecetuba, 8.820

Bororé - (11) 5974-9493

 

Restaurante da Marlene

Praça Júlio César de Campos, 106

Parelheiros - (11) 5921-7443

 

Próximos eventos da IV Rota Gastronômica do Cambuci

Paraibuna - Dia 29 e 30 de junho e dia 1º de julho

Caraguatatuba - Dia 14 de junho

São Paulo - Encerramento no Mercadão Municipal - Dias 4 e 5 de agosto

 

Serviço:

Festa de Aniversário das Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia e IV Rota Gastronômica do Cambuci

Dia e horário: 17 de junho, a partir das 10h

Local: Praça Júlio César de Campos - Centro de Parelheiros - São Paulo - SP

Informações: 11 6413-6098

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »