01/09/2014 às 11h00min - Atualizada em 01/09/2014 às 11h00min

Projetos de culinária apresenta diversidade e riqueza dos alimentos brasileiros

Cozinhar pode ser forma de contextualizar aprendizado em sala de aula e enriquecer tarefas

Communica Brasil

Para alguns cozinhar é diversão, para outros é dever, mas para os alunos do período integral do Colégio Mary Ward, a comida pode significar as duas coisas. As aulas de culinária, que mais parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.

No Colégio Mary Ward, por exemplo, As aulas de culinária do período Integral são realizadas quinzenalmente na cozinha do colégio pelo professor Fausto Gobbo. O objetivo é apresentar de forma contextualizada os projetos trabalhados em sala de aula pela professora Alexandra Grassini e sua auxiliar Luana Costa Ferro, além de enriquecer as atividades do período Integral.

No momento o colégio está trabalhando o Projeto Riquezas do Brasil, que apresenta a diversidade brasileira e a alimentação em nosso país que é muito diversificada e rica. “O passo a passo das receitas e o nome dos ingredientes os alunos aprendem através da explicação do professor durante a aula na cozinha do colégio”, explica o professor Fausto Gobbo.

Na aula sobre o cupuaçu e o cacau o professor preparou com eles uma deliciosa Terrine de chocolate com cupuaçu e morango, eles aguardaram ansiosamente a receita ficar pronta e levaram os bombons para casa a fim de compartilhar os novos conhecimentos com a família e muitos pais adoraram.  

 

“Os alunos apresentaram a princípio uma certa resistência ao novo e ao desconhecido, pois muitos não conheciam o fruto do cupuaçu, e não queriam experimentar o suco de cupuaçu, mas  eles provaram e a maioria aprovou se surpreendendo com novos sabores e texturas”, diz Fausto Gobbo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »