21/08/2014 às 11h13min - Atualizada em 21/08/2014 às 11h13min

Praça Victor Civita recebe Concertos dos Grupos Musicais Infantis e Juvenis do Guri (24.08 e 31.08)

Concertos dos Grupos Musicais Infantis e Juvenis do Guri apresentam clássicos nacionais da música instrumental

Patrícia Martins - Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

A atmosfera da Praça Victor Civita vai ficar ainda mais encantadora nos últimos finais de semana de agosto. Aos domingos, os alunos dos Grupos Musicais Infantis e Juvenis do Guri estarão no palco em duas apresentações gratuitas. A primeira, a da Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri, acontece no dia 24 de agosto, às 11h, e a última, a do dia 31 de agosto, é um concerto do Grupo Regional de Choro do Guri que será realizado no mesmo horário.  

 

A Camerata de Violões trabalha um repertório com base na trajetória do violão brasileiro do século XX. Regidos por Thales Maestre, que há 14 anos desenvolve trabalhos com educação musical em projetos sócios-culturais. Executarão obras como as de Américo Jacomino, Marcha triunfal brasileira; Aníbal Augusto Sardinha, Choro triste n.2; Edmundo Villani-Côrtes, Prelúdio – das Miniaturas Brasileiras; Antônio Rago, Jamais te esquecerei, Geraldo Ribeiro, II Canção de Dezembro, entre outros.


As músicas do Regional de Choro, por sua vez, são mais focadas no gênero homônimo. Com regência do conceituado violonista, bandolinista e compositor Santiago Steiner, o grupo prepara um show no qual se destacam canções de Jacob do Bandolim, Benzinho; Chiquinha Gonzaga, Gaúcho; Waldir Azevedo, Camundongo; Pixinguinha, Carinhoso; entre outros.

 

SOBRE O GURI – CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa proporciona uma educação musical de qualidade aliada a uma intervenção social transformadora.  Os Grupos Musicais Infantis e Juvenis do Guri foram criados em 2009 para o desenvolvimento de atividades artístico-pedagógicas com os alunos do programa. Atualmente existem dez grupos musicais: Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, Banda Sinfônica Juvenil, Big Band Infanto-Juvenil, Camerata de Violões Infanto-Juvenil, Coral Infantil, Coral Juvenil, Grupo de Choro Infanto-Juvenil, Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, além do Coral de Familiares.

 

SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita, cuja capacidade máxima é de 1.500 pessoas, dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta e 290 lugares, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO

Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri

Data: 24/8 (domingo)           

Grupo Regional de Choro do Guri
Data:
31/8 (domingo)           

Hora dos shows: às 11h          
Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros           
Ingresso: gratuito

Censura: livre                
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

*A apresentação acontece no palco da Praça, com arquibancada coberta para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

** Capacidade máxima do local: duas mil pessoas. Acesso para deficientes.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »