21/08/2014 às 01h23min - Atualizada em 21/08/2014 às 01h23min

XII Encontro Nacional da Comunidade SCA - A importância da implantação do IFRS e o seu poder de alcance nas empresas

Uma visão geral sobre a implantação de IFRS no Brasil foi a tônica da apresentação do consultor Christiano Santos, sócio da consultoria PWC no painel Novas normas IFRS e CPC –Impactos e Preparação – apresentada no XII Encontro nacional da Comunidade Systems Consultores Associados (SCA) realizada no hotel Meliá nesta quinta-feira, em São Paulo.

IMPRENSA SCA

Uma visão geral sobre a implantação de IFRS no Brasil foi a tônica da apresentação do consultor Christiano Santos, sócio da consultoria PWC no painel Novas normas IFRS e CPC –Impactos e Preparação – apresentada no XII Encontro nacional da Comunidade Systems Consultores Associados (SCA) realizada no hotel Meliá nesta quinta-feira, em São Paulo.

Ele demonstrou um passo a passo da implantação das normas de IFRS desde 2005, quando o conjunto de normas passou a ser adotado pela Comunidade Europeia.  “No Brasil, o IFRS começou a vigorar em 2010. Isso quer dizer que em 2008 foi o ano dos balanços de preparação de demonstrativos das empresas”, lembrou.

Para Santos, ainda existem dificuldades para embutir IFRS e CPCs nas rotinas das empresas. “Temos problemas com a escassez de mão de obra qualificada pelo desconhecimento das normas de IFRS”, aponta.

Ele citou a importância das etapas para uma correta implantação de IFRS nas empresas. “Manter atualizado os ajustes anuais; manter as interpretações atualizadas; transmitir conceitos para outros departamentos relevantes para a geração de informações contábeis, como os departamentos jurídicos, tesouraria e também nos contratos, engenharia...”.

A documentação de políticas contábeis, a redução do risco de viés divergente, diminuição de conflitos entre os auditores e a companhia, além da consistência das políticas entre matriz e subsidiárias constam entre os benefícios alcançados pela implantação correta de IFRS, segundo o especialista.

Nesse mesmo painel, foi apresentada a visão geral das providências requeridas pela exigência CVM (Comissão de Valores Mobiliários) de cada grupo documentar a política contábil pelo gerente de normas contábeis da entidade, Paulo Roberto Gonçalves Ferreira.

Ele citou a abrangência que as políticas contábeis bem feitas podem atingir.“Há políticas contábeis discricionárias que tratam o evento econômico nesse ambiente de incertezas. A lei das SAS já falava disso desde a sua criação. Muitos problemas teriam sido evitados se tivéssemos essa cultura desde o início”, disse.

Ele ponderou, no entanto, que as mudanças em contabilidade não podem ser feitas abruptamente. “A norma de contabilidade nacional tem que evoluir. Mas temos que considerar que não se consegue mudar a cultura em somente um ato. Agora estamos em um ambiente em que se exige formas de pensar”, afirmou.

Saber receber e tratar as informações contábeis é fundamental para o êxito das empresas. “Não se começa uma casa pelo telhado. Para se ter saídas é preciso saber como receber e tratar essa informação. Como vou tratar eventos econômicos? Estes precisam ser passados desde o seu input, desde a sua origem. A política contábil é uma coisa que tem que estar na mente do administrador. Portanto, as políticas contábeis precisam ser muito bem definidas”, observa Ferreira.

A transmissão de conceitos e política contábil bem definidas geram uma verdadeira cadeia de informações favoráveis à empresa. “Mitigação de informações com agentes externos, aprimoramento de relações com regulador, e, além disso, o mercado vai saber como a empresa se relaciona. Enfim, não se consegue construir um sistema de informações eficaz sempolíticas contábeis claras”, descreve.

 

XII Encontro Nacional da Comunidade SCA

O XII Encontro Nacional da Comunidade SCA, realizado pela SCA Systema Consultores Associados, ocorre durante o dia de hoje, 21 de agosto (quinta-feira) e também amanhã, 22 de agosto de 2014 (sexta-feira). O evento acontece no Meliá Paulista Business and Convention, localizado na Avenida Paulista, 2.181 - Bela Vista - São Paulo - SP (ao lado da estação Consolação do Metrô).

O objetivo é debater com especialistas as expectativas para as empresas e ajudar na preparação do orçamento 2015, discutir as mudanças na economia, impactos nas estruturas corporativas derivadas das alterações tributárias e tecnológicas, cenários para o mercado de capitais e necessidade de aumento da produtividade no Brasil. Haverá, também, a divulgação de pesquisa da SCA Systema Consultores Associados sobre as expectativas empresariais para 2015.

 

 

Mais informações: http://www.scasystema.com.br/ 

 

Assessoria de Imprensa da SCA Systema Consultores Associados

Digital Assessoria-Comunicação Integrada

Rodney Vergili / Jonathas Ruiz / Letícia Silvi

Fones (11) 5574-1103 / (11) 5081-6064 / (11) 5904-2681

(11) 9 9123-5962

[email protected]

[email protected]

[email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »