21/08/2014 às 02h16min - Atualizada em 21/08/2014 às 02h16min

eSocial// Economia

Paychex auxilia o pequeno empresário nas obrigações do eSocial

Accesso

O Governo Federal postergou o início das operações do eSocial, projeto que unifica em uma única plataforma todas as informações do empregador relacionadas aos seus colaboradores. Apesar de ainda não ter uma data fixa para entrar em vigor, as tabelas e os atributos já foram divulgados. Como a adesão ao eSocial deverá ocorrer a partir da publicação do layout do arquivo de transmissão de dados, é importante as empresas se prepararem com antecedência.

Segundo Luiz Henrique de Oliveira, presidente da Paychex - especializada no processamento de folha de pagamento para pequenas empresas -, o pequeno empresário precisa ficar atento aos novos processos, pois as ocorrências deverão ser registradas diariamente, na medida em que ocorrem.

Para facilitar a vida do pequeno empreendedor, a Paychex oferece serviço especializado e que atende a todas as necessidades do eSocial. Além disso, preparou um portal que dá orientações sobre os processos e ainda alerta para o prazo de captura dos eventos que devem ser reportados ao governo. O portal é acessado pelo cliente por meio do site www.paychex.com.br.

Com a criação do eSocial, todas as informações relativas à folha de pagamento e às obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais estarão reunidas em um único sistema. Essa mudança implicará no prazo e no formato de envio de diversos dados e documentos, tais como a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), ficha de registro de empregado, entre outros. 

A processadora de folha de pagamento alerta ainda que todos os valores para recolhimento do INSS, FGTS e IR serão gerados pelo próprio sistema, tendo por base as verbas informadas na folha de pagamento. Na prática isso significa que algumas verbas poderão ter incidência de encargos, tais como aquelas negociadas pelos sindicatos e que não tenham liminar para isenção dos encargos. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »