21/08/2014 às 03h53min - Atualizada em 21/08/2014 às 03h53min

XII Encontro Nacional da Comunidade SCA - Novas Normas IFRS e CPC: Impactos e Preparação

As mudanças aprovadas recentemente pelo IASB (International Accounting Standards Board) e as implicações do IFRS 9 e IFRS 15 nos negócios foram debatidas durante o XII Encontro Nacional da Comunidade SCA...

IMPRENSA SCA
As mudanças aprovadas recentemente pelo IASB (International Accounting Standards Board) e as implicações do IFRS 9 e IFRS 15 nos negócios foram debatidas durante o XII Encontro Nacional da Comunidade SCA promovido entre os dias 21 e 22 de Agosto, em São Paulo. Amaro Gomes, do IASB e moderador do painel, chamou atenção para a importância de participação e acompanhamento nas discussões das normas pelas empresas. “O IFRS 9 foi aprovado em partes e alguns países adotaram, apenas, pedaços da norma.
Agora a adoção da norma nesses países está em três estágios: IFRS 39, partes do IFRS 9 ou o IFRS 9 completo”, apontou.
 
Uma norma que entra em vigor a partir de janeiro de 2017, mas pode ser adotada antecipadamente, é o IFRS 15 – Receita de Contratos com Clientes – que vai requerer mudança de mentalidade das organizações. Magnus Sprenger, da PwC, explicou que o modelo de reconhecimento de receitas era estabelecido pelo IAS 18 – Reconhecimento de Receitas e possuía modelos separados para contratos de construção, bens e serviços. Além disso, ele mencionou que o foco era em riscos e benefícios.
 
Segundo o executivo da PwC, com o IFRS 15 passa a ter um só modelo para obrigações de desempenho e o foco é em controle. “A norma possui 400 páginas de literatura e é um projeto conjunto do IASB com o FASB (Financial Accounting Standards Board)”, anunciou ao enfatizar a importância para a mudança de mentalidade. Magnus apontou que a reavaliação de contratos tomará tempo, o preço da transação será alocado com base no preço de venda relativo e, acima de tudo haverá maiores exigências de divulgação. “Essa norma teve a aprovação unânime do IASB, o que não é comum”, relatou Amaro Gomes.
 
Assim como a extensa literatura do IFRS 15, a norma do IFRS 9 – Instrumentos Financeiros tem mais de 700 páginas e concluiu substancialmente o projeto para substituir o IAS 39 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração. Ramón Jubels, da KPMG, esclareceu que a norma não é convergente com o modelo US GAAP. A data de vigência da norma é a partir de 1º de janeiro de 2018 e é possível a aplicação retrospectiva com algumas isenções. “Estamos trabalhando muito forte no Brasil sobre como fazer a divulgação, pois o checklist é grande”, apontou. De acordo com o executivo, na prática a norma pode ter um impacto significativo na entidade como um todo, particularmente em instituições financeiras.
 
Amaro Gomes reforçou a importância de se entender a norma e seus impactos para o negócio, visto que ela melhora significativamente a divulgação das informações.  Alexandre Cassini, da Deloitte, concordou com o executivo do IASB e sugeriu as empresas que entendam o que a norma traz de novo e, a partir disso fazer o link com o seu negócio e operações. “Verifiquem os controles internos, o que vai requerer com as novas normas”, recomendou.
 
Uma norma de grande relevância é o IFRS para PME (Pequenas e Médias Empresas) e, segundo Cassini, é mais simples em termos de divulgação. Dentre as principais diferenças entre a norma quando comparadas ao full IFRS ele elencou: número significativo menor de divulgação requerida, a norma a ser aplicada integralmente sem a utilização de requerimentos dos demais CPC’s (única exceção é a da aplicação do CPC 38 – Instrumentos Financeiros). “Pouco se fala de PME, mas em alguns países elas representam mais de 95% das empresas. Essa é uma preocupação do IASB”, finalizou Amaro Gomes.
 
 
 
 
 
XII Encontro Nacional da Comunidade SCA
 
O XII Encontro Nacional da Comunidade SCA, realizado pela SCA Systema Consultores Associados, ocorre durante o dia de hoje, 21 de agosto (quinta-feira) e também amanhã, 22 de agosto de 2014 (sexta-feira). O evento acontece no Meliá Paulista Business and Convention, localizado na Avenida Paulista, 2.181 - Bela Vista - São Paulo - SP (ao lado da estação Consolação do Metrô).
 
O objetivo é debater com especialistas as expectativas para as empresas e ajudar na preparação do orçamento 2015, discutir as mudanças na economia, impactos nas estruturas corporativas derivadas das alterações tributárias e tecnológicas, cenários para o mercado de capitais e necessidade de aumento da produtividade no Brasil. Haverá, também, a divulgação de pesquisa da SCA Systema Consultores Associados sobre as expectativas empresariais para 2015.
 
Mais informações: http://digitalassessoria.us8.list-manage.com/track/click?u=8e53a7c0ea134e89a047ab06e&id=f4e55f7ed9&e=e28cdd3b58
 
Assessoria de Imprensa da SCA Systema Consultores Associados
Digital Assessoria-Comunicação Integrada
Rodney Vergili / Jonathas Ruiz / Letícia Silvi
Fones (11) 5574-1103 / (11) 5081-6064 / (11) 5904-2681
(11) 9 9123-5962

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »