12/06/2012 às 01h24min - Atualizada em 12/06/2012 às 01h24min

Tradição Francesa - Região Alpes-Provence-Côte d'Azur

Conheça a sopa Bouillabaisse, uma dica deliciosa para os dias frios

Projeta Comunicação Integrada

Quando pensamos na Côte d'Azur, na Riviera Francesa, imediatamente nos vem à cabeça sol, praias, o belíssimo litoral... Mas não se limita a isso, aos amantes da gastronomia, a região é conhecida por pratos saborosos e tradicionais. O chef e proprietário do Restaurante Angeline, Christophe Pittavino, nascido em Marselha, ensina uma receita tradicional e fala um pouco sobre a região.

“Marselha tem o maior porto comercial da França e um dos principais do Mediterrâneo. Localizada na antiga província da Provença e na costa do Mediterrâneo, é a capital administrativa da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur e do departamento de Bouches-du-Rhône. É a segunda maior cidade de França e o seu porto é o mais importante do país.A 765 km de Paris, a viagem pelo TGV (trem de alta velocidade) entre as duas cidades é feita em 3 horas. Marselha é uma cidade cultural, e foi eleita Capital Europeia da Cultura de 2013. Oferece aos seus visitantes 26 séculos de história. Tem 111 bairros, museus e 20 km de litoral - com suas impressionantes "calanques" (falésias de calcário branco), de uma beleza extraordinária, que mergulham nas águas límpidas do Mediterrâneo. Graças às suas 23 praias e aos seus 14 portos, Marselha é o destino ideal para os amantes do mergulho, da vela, do caiaque, etc. Essas atividades de lazer são praticadas durante todo o ano. O prato tradicional da região é o Bouillabaisse, a história popular da origem dessa sopa sugere que Vênus - deusa da beleza serviu Bouillabaisse a seu marido Vulcano para colocá-lo para dormir enquanto tinha um encontro amoroso com Marte. Os fundadores de Marselha levaram consigo da Grécia a receita de uma sopa de peixe conhecida como kakavia que serviu de base para a futura Bouillabaisse. Adicionalmente sugere-se que a receita tenha nascido entre os pescadores que, ao redor do velho porto (Vieux Port), depois de separar os peixes para vender, faziam uma sopa para a família com os que sobravam. Com o tempo, o prato foi sendo aperfeiçoado. Hoje os marselheses o degustam assim: primeiro, só o caldo do peixe com roille (um molho picante à base de maionese, pimenta malagueta e alho). Depois, os pedaços desossados dos vários peixes, mergulhados num pouco do caldo. A mais diferenciada característica, no entanto, não é o peixe, porque sopas e cozidos possuem peixes, mas o aroma e o sabor original derivado das combinações de ingredientes transformam a Bouillabaisse em algo especial”, explica Christophe.

 

Para quem ficou com água na boca, Christophe ensina a receita:

Ingredientes

1kg de peixe de carne firme, cação por exemplo

5 tomates

6 batatas

6 colheres de sopa de azeite de oliva

1 cebola grande

cheiro verde

funcho ( opcional )

2 folhas de louro

5 dentes de alho picado

2,5 litros de água fervente

pimenta- do -reino a gosto

sal a gosto

açafrão a gosto ( opcional )

6 camarões para decorar

 

Modo de Preparo

Em uma caçarola grande coloque o azeite e a cebola, doure levemente em fogo baixo. Junte os tomates cortados em pedaços, o louro, o alho, o cheiro verde, o funcho, o sal, a pimenta e o açafrão. Acrescente as batatas cortadas em fatias e o peixe em pedaços grandes. Em fogo baixo deixe cozinhar por alguns minutos

Coloque a água fervente. Mexa levemente para não desmanchar o peixe e deixe cozinhar em fogo baixo até que o caldo fique mais encorpado. Numa frigideira doure os camarões para enfeitar o prato. Sirva acompanhado de pedaços de baguete ou pão francês.

 

ANGELINE RESTAURANTE

Av. Nova Independência, 30 / Brooklin Novo – São Paulo

(11) 2638-5737

Serviço: 84 lugares / Ar Condicionado / Aceita Visa, Mastercard, ticket e vale refeição / Estacionamento com vallet R$ 10

www.angelinerestaurante.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »