15/08/2014 às 11h20min - Atualizada em 15/08/2014 às 11h20min

Fluke Networks lança inovadoras ferramentas para planejamento de redes 802.11ac

Nova funcionalidade 802.11ac do AirMagnet Survey PRO/Planner e do AirMagnet WiFi Analyzer PRO auxilia as organizações a planejar, implantar e solucionar problemas de redes evitando dispendiosos retrabalhos e repetidas visitas

EPR Comunicação Corporativa

A Fluke Networks, líder mundial no fornecimento de soluções de teste de rede e monitoramento, está lançando uma série de novos recursos 802.11ac nas soluções AirMagnet Survey PRO/Planner e AirMagnet WiFi Analyzer PRO para auxiliar as organizações a otimizar a migração ou co-existência para o novo padrão de rede 802.11ac. Com novas aplicações de modelagem, kits de ferramentas e capacidade única de captura e análise portátil 3x3 da indústria, as empresas agora podem alavancar a primeira solução completa de lifecycle sem fio da indústria, para projetar, implantar e fazer troubleshooting em redes padrão 802.11ac com precisão, rapidez e de maneira mais econômica.  

Como as redes corporativas dependem cada vez mais das redes Wi-Fi e enfrentam desafios de largura de banda e capacidade, os departamentos de TI já estão migrando do padrão de rede sem fio 802.11a/b/g/n para o 802.11ac Gigabit para conseguir conexões mais confiáveis, melhor desempenho e maior capacidade. A empresa de pesquisa independente Infonetics Research estima que os pontos de acesso (APs) no padrão 802.11ac "poderão responder por três quartos das implementações de pontos de acesso até 2017".

Entretanto, apenas a migração para o padrão 802.11ac não resolve todos os desafios da área de TI. De acordo com o Gartner, "Maior largura de banda é bom e a tecnologia 802.11ac pode melhor suportar ambientes densos de transação, mas não resolve o problema subjacente de WLANs mal ou inadequadamente implementadas”.

Engenheiros e integradores de sistemas de rede já estão enfrentando desafios em integrar novos equipamentos, garantir implementações e manter o padrão Wi-Fi Gigabit. No entanto, com as ferramentas AirMagnet, os usuários têm a garantia de conceber e implantar redes que "simplesmente funcionam", com o máximo de desempenho possível.

De acordo com Marcos Corrêa, Gerente Nacional de Vendas da Fluke Networks, no início a implementação da tecnologia Wi-Fi nas empresas era quase que de forma acadêmica, ou seja, restrita somente a salas de reunião ou ambientes bem controlados. “Com a proliferação dos telefones celulares houve uma explosão na utilização da rede que, por sua vez, impulsionou a oferta de forma até descontrolada, trazendo consigo novos desafios, como por exemplo, aspectos de segurança com o fenômeno BYOD. Agora, de forma cíclica, com o aumento da oferta de velocidade estes novos desafios irão demandar um maior controle do ambiente e planejamento na implementação”, explica.

Para ajudar a resolver esses desafios, o AirMagnet Survey PRO, a mais precisa solução de desenho e análise local wireless, assim como o AirMagnet WiFi Analyzer PRO, principal solução para auditoria móvel e troubleshooting de redes Wi-Fi, agora incluem a funcionalidade 802.11ac para auxiliar as equipes de TI a efetivamente incorporarem a nova infraestrutura sem fio em WLANs legadas sem realizar, às cegas, um descarte/substituição de 1 para 1 dos equipamentos existentes. As ferramentas do AirMagnet também permitem que as equipes de TI solucionem problemas de rede no padrão 802.11ac corretamente já na primeira análise, o que evita repetir visitas dispendiosas e o mais importante, minimiza o tempo de inatividade do usuário.

A tecnologia 802.11ac também impõe maiores exigências de capacidade de infraestrutura cabeada nas empresas, o que significa que é necessário validar a capacidade e a qualidade da estrutura Ethernet antes de qualquer implementação. A Fluke Networks não só oferece soluções Wi-Fi líderes de mercado com suas ferramentas AirMagnet, mas também soluções de análise de rede cabeada, como o tablet de análise de rede OptiView XG, o assistente de rede OneTouch AT e o LinkRunner Pro, que verifica a disponibilidade da estrutura cabeada para suportar a velocidade demandada.

Os novos recursos 802.11ac incluem:

·         Otimização da migração / co-existência para o 802.11ac:

 

o   Capacidades de planejamento do AirMagnet Survey PRO permitem aos engenheiros de rede projetar uma rede 802.11ac de forma rápida e fácil, incluindo a determinação do número de pontos de acesso necessários, localização e definições de configuração, antes de implementar qualquer nova infraestrutura. Isso permite às equipes de TI estimar orçamentos antes de fazer investimentos, solidificar estratégias de migração e aliviar os transtornos da transição.

o   Os usuários podem analisar como reutilizarão a infraestrutura Ethernet e de energia existente para os novos pontos de acesso, visualizar o impacto da introdução de novos APs 802.11ac em locais de alto desempenho, além de medir e validar a real entrega de desempenho (em vez de se basear em estimativas).

 

·         O AirMagnet WiFi Analyzer PRO oferece aos usuários um conjunto de ferramentas único, não apenas para prever a disponibilidade de capacidade da rede para o novo influxo de pontos de acesso 11ac e clientes, mas também para identificar a causa raiz do baixo desempenho da conectividade para qualquer conversa na rede.

·         Primeira ferramenta de análise portátil 802.11ac 3x3 da indústria: A Fluke Networks é o único fornecedor a oferecer uma ferramenta de análise portátil para apoiar o monitoramento e troubleshooting de redes empresariais e de grande porte com pontos de acesso 3x3 no padrão 802.11ac. Utilizando o novo adaptador de captura e análise de rede fio 3x3 para 802.11ac da Fluke Networks (ou o adaptador embutido 3x3 para 802.11ac do MacBook Pro da Apple) com o AirMagnet Wi-Fi Analyzer PRO, as equipes de TI não perderão qualquer tipo de tráfego e poderão resolver qualquer problema em uma rede 11ac.

 

As organizações também podem evitar os problemas sistêmicos associados ao troubleshooting a partir de um ponto de acesso fixado no teto ou do fornecimento de  uma visão de apenas um único lado do ponto de acesso central, para medições de desempenho. Além disso, elas também podem utilizar a funcionalidade de localização de ameaças, classificá-las e registrar os detalhes das conversas não autorizadas como evidência forense.

O AirMagnet Survey PRO/Planner estará disponível no final deste mês e o AirMagnet Wi-Fi Analyzer PRO estará disponível no 4 º trimestre de 2014. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »