15/08/2014 às 07h30min - Atualizada em 15/08/2014 às 07h30min

Está em busca de escola? Tenha critério e bom senso, que você acerta.

A economia do país está mexendo com o bolso dos brasileiros e as famílias que têm filhos em idade escolar e priorizam a educação de qualidade estão cada vez mais atentas ao ensino que as escolas oferecem.

CGC Educação

 

 

 Começa agora, no segundo semestre, o movimento para o processo de escolha da escola. As opções existentes atendem a todos os gostos e perfis. É necessário paciência e reflexão para saber avaliar e distinguir a instituição que atenda todas as expectativas. A CGC Educação faz assessoria de imprensa para escolas privadas da capital paulista há 16 anos. Nas dicas de escolas abaixo, citará algumas singularidades que podem fazer a diferença durante o processo de escolha.

O perfil de algumas escolas?

Inclusão
Se o aluno não está adaptado em uma escola regular onde o trabalho com os alunos é dentro de um perfil “padrão”, mesmo com acompanhamento de especialista (psicólogo/psicopedagogo), talvez seja o momento de começar a prestar atenção às escolas regulares que trabalham com os alunos de forma singular. É comum os pais preferirem que seus filhos tenham colegas “normais”, mas é importante ressaltar que as escolas regulares de inclusão trabalham para que o aluno aprenda, se desenvolva academicamente, tenha uma boa autoestima e saiba que todos os seres humanos são diferentes, portanto, todos iguais. 

Recomendo uma visita a Escola Novo Ângulo Novo Esquema (NANE), em Moema. A Nane oferece educação até o ensino médio, e prepara o aluno para a vida universitária. Mas também, como é uma escola que trabalha com a diversidade, dá suporte aos alunos com maiores dificuldades.  Com o mesmo perfil e objetivo, trabalha o Colégio Graphein, em Perdizes. A diferença entre as duas escolas é na aplicação do currículo. Nas aulas da Escola Nane os professores utilizam estratégias de aula, e ferramentas diferentes  que atendam a diversidade dos alunos. Já no Graphein, o currículo é desenvolvido de forma singular para cada um dos alunos. Por exemplo: Se o conteúdo estudado é estatística, e o professor sabe que determinado aluno adora assistir novela, irá aplicar plano de aula utilizando ferramentas do universo de interesse do jovem.

Bilíngues 
A  Escola Cidade Jardim PlayPen , zona oeste, semi-integral, é pioneira no Brasil (1981) em oferecer o ensino bilíngue para alunos do ensino fundamental. Há dois anos a ECJ/PlayPen passou a fazer parte do Cognita Schools Group, um grupo inglês que abrange  60 escolas internacionais – Europa, Ásia e América Latina. A escola oferece educação a partir dos 18 meses até o ensino fundamental II. A gestão curricular entre os dois idiomas é de excelência e integrados, mas segue o currículo brasileiro. A escola oferece muitos programas de intercâmbio junto às outras escolas do grupo, e todos os professores do ensino bilíngue são formados e nativos da língua inglesa. A ECJ/PlayPen é uma escola de porte médio, onde cada aluno é chamado pelo nome e bem reconhecido pelos docentes. A cada dois anos, a escola promove um Congresso Internacional Bilíngue com a participação dos grandes mestres sobre o ensino bilíngue no mundo, articulando educadores e instituições bilíngues de todo Brasil.
Escola Stance Dual, na Bela Vista, também é uma instituição muito reconhecida no desenvolvimento do ensino bilíngue desde sua criação, nos anos 90. Desenvolve o currículo brasileiro com formação bilíngue (professores nativos da língua inglesa). Atua com muita objetividade e excelência no desenvolvimento do conhecimento dos seus alunos, que são desafiados a lidar com as diferenças diariamente e valorizar a ética. É muito reconhecida pelo trabalho acadêmico e pelos projetos sustentáveis. Foi a pioneira em São Paulo na implantação da Agenda 21,instrumento de planejamento pioneiro para a construção de sociedades sustentáveis. A Stance conta com a assessoria externa de especialistas conceituados em cada uma das áreas do currículo, que são interligadas pelos temas transversais – cidadania, sustentabilidade, tecnologia – e demais áreas. Tem no currículo disciplina de jogos que visa o desenvolvimento do raciocínio lógico com aulas de xadrez e outros jogos estratégicos; introduz os alunos no universo da música – do popular ao erudito -  em aulas de violino. Projetos – acadêmicos, voluntários - que envolvem toda a comunidade ao entorno da escola.

Pensamento crítico
Entre as inúmeras opções de escolas, algumas se diferem por suas particularidades importantes. Este é o caso doColégio Equipe, em Higienópolis.  Espaço privilegiado de ensino e resistência democrática nos anos de autoritarismo, o Equipe foi uma referência importante no processo de abertura política do país, através de seus posicionamentos e, principalmente, do seu trabalho educacional fundamentado no pensamento crítico e participativo de alunos e professores. A equipe de professores do núcleo inicial continua na direção pedagógica da escola e na sala de aula, incorporando os novos educadores com os quais, ao longo de 30 anos, desenvolvem e sistematizam o método de ensino-aprendizagem. Assista ao vídeo, e entenda: http://youtu.be/cUuJjdfEhV8

Professores mestres
Colégio São Judas Tadeu, na zona leste de SP, é uma escola que há 60 anos é reconhecida no bairro da Mooca pelo aconchego familiar.  Apesar do grande porte, consegue manter o atendimento individual preocupando-se com o desenvolvimento intelectual, e bem estar global do aluno. Se algum aluno falta o dia de aula, a escola escaneia a lição de casa e envia por email. Muitos dos professores do Colégio São Judas são mestres e professores universitários. Assista ao vídeo, e saiba mais: http://youtu.be/CbWf_iCdbNA

Protagonismo juvenil
 O Colégio Magister, na zona sul, é uma instituição que desde 1967 atua na região de Interlagos. De instituição familiar, passou nos últimos anos por grande reformulação em sua gestão e projeto de desenvolvimento curricular. No Magister, a educação acontece do berçário ao ensino médio. Também oferece o ensino integral bilíngue, com a coordenação de reconhecida e excelente profissional da educação bilíngue no Brasil. O protagonismo juvenil é evidente nos trabalhos de tutoria, quando aluno ajuda aluno. O currículo/disciplinas do ensino médio é multidisciplinar e envolvem os temas transversais. Por exemplo, a disciplina de “Geografia Literária”.

Ensino contemporâneo
O  Colégio Ofélia Fonseca em Higienópolis é uma escola tradicional pelo tempo de existência, mas muito contemporânea no fazer curricular. As linguagens artísticas e os temas transversais estão presentes em todos os segmentos – da ed. Infantil ao EM – e em todas as áreas do currículo. Com excelente gestão e grande trabalho de formação dos docentes – em sua maioria jovens criativos e muito bem formados – o Ofélia se difere pelas práticas de ensino modernas e de inquestionável excelência acadêmica. No canal da TV Ofélia, vários vídeos evidenciam a filosofia de trabalho da escola. Ótima fonte de pesquisa!

Dicas de especialista

Segundo a psicóloga e diretora do Instituto de Pesquisa Meio Ponto, Renata Rubano, “o importante  é  encontrar uma escola  que seja gostosa e ao mesmo tempo desafiadora para a criança e que também seja um local de apoio, de troca e até mesmo de aprendizagem para os pais considerando a educação de jovens no século XXI”.
 
Com experiência em pesquisas educacionais que envolvem o processo de escolha da escola, a especialista dá algumas dicas.
 
1-     Pesquisa prévia na internet a respeito das escolas próximas de casa;
2-     Visitar a escola é fundamental;
3-     Ouvir as propostas e investigar em detalhes como o professor, na prática da sala de aula, garante que seus alunos estão aprendendo o conteúdo proposto;
4-     Durante a visita, prestar atenção aos trabalhos de alunos;
5-     Perguntar sobre atitudes de professores e coordenadores diante de determinadas situações do cotidiano escolar;
6-     Após cada visita, entender se a escola apresentou questões relevantes para a educação do filho e se estas fazem sentido para os pais;

 


 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »