18/08/2014 às 10h20min - Atualizada em 18/08/2014 às 10h20min

Santo Américo abre inscrições para eventos gratuitos do Prosa direcionados aos Pais

Como crescer na era dos excessos e quais são os reflexos dessas mudanças na educação de crianças e adolescentes? O que cabe aos pais e aos educadores fazerem?

Accesso

Como crescer na era dos excessos e quais são os reflexos dessas mudanças na educação de crianças e adolescentes? O que cabe aos pais e aos educadores fazerem?

Essas e outras questões serão debatidas por Leonardo Posternak, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein, fundador do Instituto da Família, e Belinda Mandelbaum, docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em evento que será realizado pelo Prosa – Centro de Estudos do Colégio Santo Américo, no dia 2 de setembro (terça-feira).

            “Ter a oportunidade de debater com esses profissionais tão representativos em suas áreas é um passo importante na formação de nossos jovens. O objetivo é auxiliar os pais a entenderem os desafios da integração aos novos modelos de relações”, explica Rosane Moderno Schiller, mediadora do debate, psicóloga da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Américo.

           No dia 22 de outubro (quarta-feira) o destaque fica por conta da palestra de Regina Machado, contadora de histórias para adultos e crianças, com o tema “Um passeio pela paisagem da arte de contar histórias”. A conversa propõe uma experiência de contato com as narrativas da tradição oral, trazendo experiências pessoais dos participantes, suas perguntas e memórias.

       Os interessados em participar dos eventos  gratuitos devem fazer a inscrição diretamente no site www.csasp.g12.br/prosa, até um dia antes do evento. As vagas são limitadas.

O Colégio Santo Américo está localizado na rua Santo Américo, 275 – Morumbi. O estacionamento é gratuito – em frente à portaria principal 2, no bolsão 3. Mais informações pelos telefones (11) 4084-1812 ou pelo e-mail [email protected].

 

Confira os detalhes da programação:

 

Debate

Crescer na era dos excessos

A era pós-moderna alterou definitivamente a relação do sujeito com o tempo. O imperativo para o adulto é ser jovem ou parecer-se jovem, para o adolescente é ser adulto, e para a criança é adolescer. Também as informações chegam a todos mais rapidamente, fortuitamente e superficialmente. Assim como a imagem de si mesmo tornou-se virtual e descartável, o desafio do sujeito para integrar-se aos novos modos de relações passou a contar com diversos tipos de consumo: alimentação, roupas, eletrônicos, acessórios, entre outros. Nesse contexto, colocam-se algumas questões: quais são os reflexos dessas mudanças na educação de crianças e adolescentes? O que cabe aos pais e aos educadores fazerem?

 

Debatedores:

Dr. Leonardo Postenark
Médico Pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), membro do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo e fundador e diretor do Instituto da Família (de 2003 até hoje).

Dra. Belinda Mandelbaum

Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e coordenadora do Laboratório de Estudos da Família do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.

 

MediadoraRosane Moderno Schiller – psicóloga da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Américo

Data: 2 de setembro (terça-feira), das 20h30 às 22h30

Local: Auditório Dom Emílio Jordán

Participação gratuita

 

Palestra:

Um passeio pela paisagem da arte de contar histórias

Essa conversa propõe uma experiência de contato com as narrativas da tradição oral.  Serão abordadas questões relativas à arte de contar histórias no mundo de hoje e suas funções formativas, especialmente no que diz respeito ao encontro entre pais e filhos no espaço imaginativo de um conto tradicional. As experiências pessoais dos participantes, suas perguntas e memórias, guiadas pelos fundamentos da abordagem proposta, formam a substância particular desse encontro com as palavras do mundo encantado das histórias.

 

Palestrante:

Regina Machado

Contadora de histórias para adultos e crianças desde 1980. Professora livre-docente do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP e Autora dos livros Acordais – Fundamentos Teórico-poéticos da Arte de Contar Histórias, pela Editora DCL , O Violino Cigano, pela da Cia das Letrasentre outros. É a criadora e curadora do Encontro Internacional BOCA DO CÉU de Contadores de Histórias.

 

Data: 22 de outubro (quarta-feira), das 20h30 às 22h30

Local: Auditório Dom Emílio Jordán

Participação gratuita

 

Sobre o Colégio Santo Américo (www.csasp.g12.br)

              Fundado em 1951 e mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o Colégio Santo Américo prioriza, de um lado, a transmissão de valores religiosos e humanistas, visando à formação integral do aluno, e, de outro, a excelência acadêmica para preparar o estudante a prosseguir seus estudos nas melhores faculdades.

         A escola destaca também em seu projeto educacional os esportes, as artes – em particular a música – e a tecnologia, além do período integral, que contribui para a formação global do aluno.

         O Colégio Santo Américo conta atualmente com 1.868 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Está localizado na rua Santo Américo, 275, no Morumbi, zona sul.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »