12/06/2012 às 00h50min - Atualizada em 12/06/2012 às 00h50min

Capa leva às nuvens, com as aves andinas

Galo-da-serra, tucano azul e um pássaro que canta com as asas dão espetáculos a quem vai à reserva de Santa Lucía, no Equador

Bureau de Ideias Associadas

 

Terra da Gente de junho está nas bancas. A reportagem de capa é resultado de uma viagem do colaborador João Paulo Krajewski à reserva de Santa Lucía, no Equador. Nessa região, a fauna evoluiu isolada da Amazônia, pelos picos nevados dos Andes, e oferece um show único no mundo, com galos-da-serra-andinos, tucanos azuis e até um passarinho que ‘canta com as asas’, de bico fechado. Nas nuvens com as aves andinas está na página 26.

Na reportagem sobre flora, na página 20 – Uma cebola florida - a editora Valéria Forner e a fotógrafa Josiane Giacomini retratam a cebola-da-mata. Trata-se de uma flor que embeleza a Floresta Amazônica e ainda garante frutos para aves e primatas, além de resina para abelhas e látex fungicida para o homem. Valéria também assina Versatilidade animal, na pág. 14, sobre a irara, um pequeno mamífero brasileiro que se vira em qualquer ambiente.

Diretor de Redação de Terra da Gente, Ciro Porto assina Tudo muda, todos mudam, na coluna Observador (página 24). O jornalista preparou o texto quando estava em frente à cachoeira Salto do Thaimaçu, no rio São Benedito, sul do Pará. Fez uma celebração à natureza e à vida, em homenagem ao 15º aniversário do programa de TV Terra da Gente, comemorado este mês.

No Espaço Rádio Eldorado, Terra da Gente resume a visita da jornalista Paulina Chamorro, do programa Planeta Eldorado, ao Açude do Castanhão, no Ceará, o maior da América Latina. As finalidades do complexo são múltiplas: irrigação, abastecimento humano, contenção de cheias e suporte hídrico, entre outras. A íntegra da reportagem está em www.territorioeldorado.limao.com.br.

Em Fôlego para o peixe-boi, na página 38, o colaborador Sérgio Adeodato mostra que essa espécie resiste nos rios da Amazônia, apesar de ameaçado pela caça, graças a projetos de educação ambiental nas comunidades ribeirinhas e à recuperação em cativeiro.

Na página 50, Terra da Gente pega carona na proximidade da Conferência Rio+20, que começa nesta quarta-feira, 13, no texto do colaborador José Pedro Martins (fotos de Narciso Cipriani). A reportagem Uma chance para o Planeta focaliza oportunidades atreladas ao evento internacional, como a revisão de atividades que estão alterando ecossistemas e desequilibrando recursos naturais.

A Rio+20 também está na pauta da coluna Dedo de Prosa, do editor executivo Valdemar Sibinelli, com o título Mutirão no jardim. Ele comemora ainda a criação do projeto Aqua Mundo, que une Instituto EPTV, Instituto Internacional de Ecologia, Terra da Gente, Sabesp, Transportadora Americana e Foz do Brasil. Um caminhão-escola percorrerá, inicialmente, 30 municípios com palestras, vídeos e jogos interativos centrados na preservação de recursos hídricos e no uso racional da água.

Ponta da Linha destaca na página 58 a cidade de Colômbia, entre São Paulo e Minas Gerais, um paraíso do pesque-e-solte. O repórter-pescador Eduardo Lacerda foi até lá conferir que, em alguns locais, basta o pescador usar a tralha certa na época certa que os peixes nativos garantem a pesca o ano todo. Peixe certo na época certa está na página 58.

O texto Cultura ucraniana, na terra das cachoeiras, do colaborador João Prudente (texto e fotos), encerra na página 65 as grandes reportagens da edição 98 da revista. Diretamente da cidade paranaense de Prudentópolis, Prudente relata que a cultura preservada de imigrantes ucranianos e a biodiversidade estão atraindo visitantes e projetando para aquele lugar um futuro ancorado no ecoturismo.

 

Sobre a revista Terra da Gente

Oito anos de vida, 98 edições com uma verdadeira coleção sobre as características e o estado de conservação de pelo menos 160 espécies da flora e fauna brasileiras. Eis um pequeno balanço da revista Terra da Gente. Nascida de um programa homônimo de televisão que surgiu há 15 anos e faz sucesso no Brasil e no exterior, a revista é uma referência para apoio didático ao ensino de ciências, biodiversidade, meio ambiente e atingiu a marca de 25 mil exemplares/mês.

www.terradagente.com.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »