15/08/2014 às 07h23min - Atualizada em 15/08/2014 às 07h23min

São Paulo, a cidade- educadora

Se apropriar da cidade é um termo que está em voga. As escolas já descobriram que São Paulo é uma grande sala de aula que possibilita estudos in loco de todas as áreas do currículo.

CGC Educação
Se apropriar da cidade é um termo que está em voga.  As escolas já descobriram que São Paulo é uma grande sala de aula que possibilita estudos in loco de todas as áreas do currículo. Mas não é só para desenvolver  saberes que as escolas levam seus alunos a ocupar os espaços públicos, é também para promover  uma interação com a comunidade do bairro e praticar o exercício da cidadania de forma democrática.
 
No dia 6/09, sábado, o Parque Buenos Aires, em Higienópolis, será palco do Festival de Artespromovido pelo Colégio Ofélia Fonseca, no mesmo bairro. Este é o quinto ano que o professor de História e Antropologia Urbana, orientador educacional do Colégio Ofélia Fonseca, Luís Fernando Massagardi, participa da idealização do evento.
 
O ano passado o festival já contou com um formato diferente dos outros anos. Os alunos em rede se articularam em comissões e frentes de trabalho e estruturaram toda a organização do evento cultural, que foi aberto e convidou artistas/colegas dos alunos e  da comunidade a apresentarem seus dons.
 
“Resolvemos este ano fazê-lo em espaço público para aprofundarmos a relação da escola com o bairro, construindo um caminho de uma educação baseada em princípios éticos e democráticos”, diz o educador. Para ele, a escola está inserida em uma realidade e deve desenvolver todo seu potencial educativo, aprofundando sua relação com a comunidade.
 
Na programação está previsto concurso de fotografia, feira de HQs, leitura de histórias, apresentação de dança, teatro, bandas e muitas outras linguagens artísticas apresentadas, expostas e promovidas por estudantes, educadores, familiares, colegas e comunidade. As inscrições estarão abertas para alunos e comunidade até o dia 10/08 pelo email [email protected].  http://pautascgceducacao.blogspot.com.br/2014/08/paulo-cidade-educadora.html 

Festival Ofélia - Parque Buenos Aires.
Sábado – 6 de Setembro – 10h às 17h.
Avenida Angélica, s/nº (altura do nº 1500) – Higienópolis 

www.ofelia.com.br / (11) 3661.9809

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »