13/08/2014 às 05h36min - Atualizada em 13/08/2014 às 05h36min

Praça Victor Civita recebe o Grupo Quilombo de Teatro

Apresentação gratuita da peça “Encontro no Cortiço” ocorre dia 17/8 em dois horários, às 11h e às 15h

Patrícia Martins - Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

No domingo, 17 de agosto, a Praça Victor Civita recebe o Grupo Quilombo de Teatro, com a peça “Encontro no Cortiço”, projeto contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Serão duas apresentações, às 11h e às 15h.

 

Em relação ao espetáculo, trata-se de uma encenação que mescla teatro e circo e com forte linguagem da cultura popular, convidando o público à interação nesse “encontro no cortiço”. Nesse cenário, os personagens vivem estórias independentes que, em comum, realçam a identidade da cultura nacional, os conflitos entre classes e a miscigenação racial. Para isso, a montagem recorre a manifestações religiosas, danças afros, tradições populares e ao folclore.

 

 

SOBRE O GRUPO QUILOMBO

O grupo se conheceu em curso de interpretação e produção teatral do Estúdio de Treinamento Artístico (ETA), formando dentro da Cia. Teatral o Encontro, os espetáculos “O Encontro dos Brinquedos e das Brincadeiras” e “Tempo, tempinho, tempão”. Em 2013 por meio da direção Vinicius Alves, em projeto paralelo à Cia., o grupo foi contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI da Prefeitura de São Paulo com o projeto “O Encontro no Cortiço” que realizou a adaptação teatral da obra “O Cortiço” de Aluísio Azevedo e a circulação de espetáculo, oficina e debates em locais como as Bibliotecas Belmonte e Monteiro Lobato, Casa Fora do Eixo SP e Festival Satyrianas – edição 2013.
Em 2014, os atores formaram o grupo Quilombo e retomaram o projeto do “Encontro no Cortiço”, sendo novamente contemplados pelo VAI, incluindo 20 apresentações em todas as zonas da cidade de São Paulo.

 

 

SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

 

Serviço:
PRAÇA VICTOR CIVITA RECEBE O GRUPO QUILOMBO DE TEATRO
Data: 17 de agosto (domingo)

Hora: 11h e reapresentação às 15h

Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros           

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre                

Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

*A apresentação acontece no palco da Praça, com arquibancada coberta para 290. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »