13/08/2014 às 01h19min - Atualizada em 13/08/2014 às 01h19min

Jornalista lança

Livro, publicado pela Editora Íthala, resgata a vida das pessoas que vivem da pesca no manguezal

NCA Comunicação

A frase "com os pés na lama", dita por um pescador do manguezal da Vila Almeida, em Guaraqueçaba, Litoral do Paraná, ficou na cabeça do jornalista e professor Robson Custódio, e acabou sendo o título do livro que ele lançou na segunda-feira (11), em Curitiba, pela Editora Íthala. A obra é resultado da vivência do autor na região, que também foi tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo na UniBrasil. Por vários meses, Robson viveu a realidade dos moradores, compartilhou suas casas, alimentação e trabalho no mangue e contou tudo isso em "Com os Pés na Lama". 

São quase 130 páginas, recheadas de fotografias e passagens ricas em detalhes. Linguagem de fácil compreensão, o livro apresenta a realidade, denúncias, tristezas e alegrias, costumes, cultura, religião e ironias dos pescadores. Composto por seis capítulos, o livro  conta com o prefácio de José Carlos Fernandes, jornalista da Gazeta do Povo, e apresentação de Maura Oliveira Martins, coordenadora do curso de jornalismo da UniBrasil e orientadora do projeto na época. 

Na concorrida noite de autógrafos, na Livrarias Curitiba, do ParkShopping Barigui, Robson Custódio agradeceu o apoio que recebeu da família, dos amigos, colegas de profissão e de alunos. "Foi um período gratificante para mim como jornalista, escritor, professor e ser humano. Aprendi muito com os moradores da Vila Almeida. Ri com eles, sofri com eles; vivi a vida deles durante muitos meses. Foi um trabalho interessante, produtivo. Fase de descobertas e de conhecimento de peculiaridades e histórias dessa gente que luta pela sobrevivência", relatou. 

Para o autor, "Com os Pés na Lama" preserva e resgata a cultura e a história dos pescadores de mangues. "Essa também foi minha intenção ao escrever o livro", observou.  "A partir do momento em que entrei na região tive a certeza de que ali haviam muitas histórias, de pessoas e aventuras, para serem descobertas. O mangue não é fácil para ninguém, então contar a vida desses pescadores seria uma oportunidade para termos um olhar mais atento a eles", colocou. 

​Sobre o autor - Robson Custódio nasceu em Alta Floresta, no extremo norte do Mato Grosso, em 1989. É jornalista e professor, pós-graduado em Jornalismo Literário. No jornalismo, começou a caminhada em assessorias de imprensa e veículos diários. Na docência, como voluntário em um  curso pré-vestibular. Hoje, reveza-se entre as produções editoriais e as salas de aula. Em 2011, foi finalista do Prêmio Expocom da Região Sul, na categoria livro-reportagem.​ 

Ficha técnica

Título: "Com os Pés na Lama - histórias de pescadores e a sobrevivência no manguezal"

Autor: jornalista e professor Robson Custódio

Prefácio: jornalista José Carlos Fernandes, Gazeta do Povo.

Apresentação: professora Maura Oliveira Martins, coordenadora do curso de Jornalismo da UniBrasil

Editora Íthala

Páginas: 138

ISBN: 978-85-61868-73-4 

Editora Íthala - Rua Aureliano Azevedo da Silveira, 49 - São João - Curitiba - PR

(41) 3093 - 5252 - 3093-5257 - www.ithala.com.br - [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »