06/06/2012 às 00h30min - Atualizada em 06/06/2012 às 00h30min

Idosos devem ficar atentos com a Saúde Bucal

Odontologia na Terceira Idade: Odontogeriatria ganha cada vez mais espaço nos Consultórios Odontológicos

Facto Jornalismo Empresarial

Diversas pesquisas apontam que no Brasil cada vez mais a faixa etária da população irá aumentar. Segundo dados do IBGE, o número de pessoas com mais de 90 anos aumentou de 261 mil em 2000 para 449 mil em 2010, um salto de 72%. Segundo o Censo de 2010, o Brasil possui ao todo 190.732.694 habitantes, sendo que 20,5 milhões possuem mais de 60 anos. E as estimativas apontam que em 2030 o país terá mais de 40 milhões de idosos.

Essa mudança na pirâmide etária brasileira, evidentemente, irá criar uma nova demanda de produtos e serviços. Uma das maiores preocupações da geração da Terceira Idade é a saúde bucal. Os idosos necessitam de cuidados e atenção especiais com a saúde, no geral, e com essa região do corpo não é diferente. A odontogeriatria – odontologia na terceira idade, cada vez mais está ganhando espaço nos consultórios odontológicos.

Mesmo as pessoas que cuidam bem dos dentes e visitam o dentista com frequência podem ter alguns problemas específicos. Muitos pacientes na terceira idade usam dentaduras, tomam remédios e têm problemas de saúde geral. As cáries e os problemas com a raiz dos dentes são mais comuns em pessoas nessa faixa etária, e a sensibilidade também pode se agravar com a idade. O dentista, quase sempre, pode acompanhar e ajudá-los a encarar estes desafios com êxito.

Para o Dr. Normando Scarabotto, cirurgião dentista, expoente em Estética e Saúde Bucal, a questão estética também é muito valorizada pelos idosos. “Hoje em dia as pessoas estão vivendo mais, e há uma tendência natural de todos quererem manter a beleza por mais tempo”, afirma Dr. Normando. Devido a sua habilidade de esculpir os dentes com resina, inclusive, o cirurgião dentista desenvolveu um tratamento ideal para os idosos que almejam permanecer com a autoestima elevada. Em apenas uma sessão de 4 horas o paciente repagina todos os dentes, ganhando um sorriso perfeito, já que a idade avançada não permite que eles se desloquem com tanta frequência.

A questão da saúde, evidentemente, também é uma das principais preocupações dos profissionais. “A falta de dentes aumenta a chance de morte por câncer, infarto e derrames cerebrais”, diz o Dr. Normando Scarabotto.

O acompanhamento periódico do dentista é indispensável, assim como seguir rigorosamente as suas recomendações. “Os portadores de dentaduras definitivas devem fazer um exame bucal geral pelo menos uma vez por ano”, alerta o cirurgião dentista Dr. Normando Scarabotto. “Independentemente da idade, é possível ter dentes e gengivas saudáveis se escovar com creme dental com flúor, usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e ir regularmente ao dentista para exames completos e limpeza”, recomenda o Dr. Normando, expoente em estética e saúde bucal.

 

Odonto Cinco Minutos

Cirurgião-dentista, especialista em Estética e Saúde Bucal

Endereço: Rua Quintana, 887, 12o. andar, cj. 122, Brooklin - Travessa da Av. Eng. Luiz Carlos Berrini - São Paulo - SP

Jardins - São Paulo

Tel.: (11) 5102-2101 / 5102-2319

Email: [email protected]

www.odontocincominutos.com.br 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »