04/08/2014 às 03h32min - Atualizada em 04/08/2014 às 03h32min

Testes de solução inovadora para estacionamentos rotativos no Brasil têm início por Curitiba

Empresa israelense especializada em soluções urbanas traz ao país os benefícios de uma solução tecnológica

Ari Lemos

Curitiba volta a ser destaque em soluções urbanas. A cidade recebe, a partir desta quinta-feira (24), um projeto piloto da empresa israelense Pango, presente hoje em mais de 50 cidades de cinco países com seu aplicativo móvel.

 

No teste, a empresa fornecerá à população uma nova forma de compra de bilhetagem de estacionamento rotativo. “Nosso primeiro compromisso no Brasil é satisfazer a população e atender às suas necessidades, para, a partir destes resultados, definir as diferentes expansões de serviço e benefícios agregados na solução”, comenta Daniel Candido, diretor-geral da Pango Brasil.

 

A Pango Mobile Parking tem atualmente mais de um milhão de usuários e movimenta mais de US$25 milhões por ano. Segundo Candido, além de dispensar a utilização de parquímetros – que necessitam de instalação e geram custos maiores na operação – o sistema otimiza o pagamento por parte do usuário.

 

De acordo com o executivo, nos demais países que têm o sistema em funcionamento, ele indica ao usuário onde estão as vagas rotativas, o que evita que os motoristas se desloquem até uma determinada rua na busca por uma vaga. “Isso ajuda que o trânsito tenha mais fluidez e amplia a economia de combustível e de tempo, a partir da informação gerada pelos usuários”, explica.

 

A Pango Brasil tem seu primeiro teste em Curitiba, mas diversas cidades brasileiras que utilizam estacionamento rotativo estão no foco da empresa, que já iniciou contatos com as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras.

 

Trial

O teste na capital paranaense não tem custos à Secretaria Municipal de Trânsito, que destinou centenas de vagas para que os usuários conheçam o sistema. Para o usuário também não há custos, basta se cadastrar e baixar o aplicativo no smartphone ou Tablet. “O sistema também pode ser utilizado por meio de ligação a nossa central de atendimento ou por mensagem de texto do celular (sms)”, conta o diretor.

 

O Aplicativo Pango está disponível para baixar gratuitamente no APP Store, no Google Play e no site da Pango (www.mypango.com.br). Para a ativação via ligação telefônica o número é 400 Pango, ou seja, 0400-72646. Para ativação via sms o número é 28595. “Nossa missão é dar mais uma opção ao usuário na forma de pagar pelo estacionamento rotativo”, afirma Candido.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »