31/07/2014 às 05h14min - Atualizada em 31/07/2014 às 05h14min

O efeito Cambridge: exames internacionais aprimoram o aprendizado de inglês

Os exames Cambridge, considerados uns dos mais importantes do mundo, são elaborados para alunos de escolas do Ensino Básico e Técnico, para universitários, professores, profissionais diversos e pessoas que estejam mudando de país.

Marina Soares

Uma pesquisa da Education First realizada em 60 países avaliou o nível de proficiência em língua inglesa em cada um deles. O Brasil ficou em 38ª lugar nos níveis entre proficiência “baixa” e “muito baixa”. Na frente dos brasileiros estão: argentinos, chineses e indianos, entre outros povos com nível de educação similar ao brasileiro. Para melhorar o nível de inglês dos estudantes, é preciso reforçar dois pontos: qualificar e aumentar o contato dos jovens com a língua inglesa e capacitar os professores.

Os exames Cambridge, considerados uns dos mais importantes do mundo, são  elaborados para alunos de escolas do Ensino Básico e Técnico, para universitários, professores, profissionais diversos e pessoas que estejam mudando de país. Por meio destes exames, é possível qualificar professores e aproximar o inglês dos alunos. “Os estudantes saem com uma certificação internacional, aceita para fins de estudo no exterior e/ou outras necessidades pessoais e profissionais”, afirma Fátima Trindade, Diretora Geral do São Paulo Open Centre, centro autorizado pela Cambridge English Language Assessment  para aplicação dos exames aqui no Brasil.

As escolas, instituições ou professores particulares que aplicarem estes exames, estarão colaborando para a melhora do ensino da língua inglesa no País. Além disso, o inglês facilita o acesso dos alunos ao ensino superior, proporciona postura para a vida, adequação curricular estendida ao parâmetro internacional, formação continuada dos professores, entre outros diversos pontos positivos.

A Universidade de Cambridge é uma das mais antigas do mundo, com mais de 800 anos de tradição e excelência. Os  exames são aceitos em 130 países e anualmente mais de quatro milhões de pessoas prestam os testes. Cambridge English Language Assessment é uma organização que atua como um departamento dentro da Universidade e que tem como missão o melhor aprendizado da língua inglesa e que em 2013 completou cem anos de existência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »