15/04/2021 às 12h11min - Atualizada em 15/04/2021 às 13h52min

Direcional Engenharia aposta em gamificação e fatura R$ 8,5 milhões

Empresa utiliza tecnologia da Play2Sell para formar equipes de vendedores mais qualificados;

SALA DA NOTÍCIA Nicolas Adão

A gamificação em treinamentos corporativos está se consolidando no mercado imobiliário e dia após dia, passou a ser estratégia fundamental no modelo de negócios de incorporadoras e construtoras. Através de sua metodologia, a ferramenta deixa a jornada de trabalho e aprendizado mais interessante, além de motivar e engajar equipes. Desde setembro do ano passado, quando implementou o treinamento gamificado no processo de formação de vendedores da empresa, a Direcional Engenharia conseguiu identificar melhoras positivas no engajamento dos vendedores. Apenas na fase piloto do projeto, em que disponibilizou o game para 192 colaboradores, a empresa conseguiu faturar R$ 8,5 milhões.

Para Luan Pimenta, head de treinamento no Brasil da Direcional Engenharia, a metodologia é complementar e fundamental para escalar o conhecimento para os mais de 5 mil corretores cadastrados na empresa. “O treinamento presencial tem a sua importância, porque aborda técnicas de vendas e situações do dia a dia, mas com o game é possível que o corretor jogue a todo momento e fixe as informações, enquanto se diverte”, comenta.

“É nítido notar como os corretores, principalmente os novatos, demoram menos tempo na curva de aprendizado”, explica Luan. “A iniciativa facilitou bastante o desenvolvimento de todo o time, uma vez que o treinamento pode ser aplicado para todos, por meio do game, de uma única vez”, analisa.

A gamificação em treinamentos corporativos está se consolidando no mercado imobiliário e dia após dia, passou a ser estratégia fundamental no modelo de negócios de incorporadoras e construtoras. Através de sua metodologia, a ferramenta transforma a jornada de trabalho e aprendizado mais interessante, além de motivar e engajar equipes. 

Essa tendência atraiu o olhar de empreendedores e, ao longo do tempo, startups como a Play2Sell - primeira plataforma especializada no treinamento de vendedores por meio de games no Brasil - surgiram com a missão de atender as dificuldades que o mercado apresentava. “Nós acreditamos que a educação empodera as pessoas e, através da nossa plataforma, queremos transformar a maneira como se aprende no ambiente corporativo”, explica Felipe dos Santos, CEO e fundador da Play2Sell. “Quando desenvolvemos o game para a Direcional, pensamos além e entendemos que era necessário conhecer e identificar todas as dificuldades e carências que a empresa sentia no momento de formar equipe de vendas”, explica.
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