30/07/2014 às 12h01min - Atualizada em 30/07/2014 às 12h01min

Tramontina Eletrik readequa conduletes e tomadas

Para solucionar uma dificuldade surgida com a norma NBR 14136, a empresa altera as dimensões de conduletes e tomadas com o objetivo de facilitar as instalações

Carmen Rosa

A evolução do mercado de material elétrico segue um processo que visa sempre à maior segurança das instalações. A padronização das tomadas, segundo a norma NBR 14136, trouxe, inicialmente, uma dificuldade de adequação dos conduletes, dada as alterações definidas na norma. Para solucionar esse problema, a Tramontina Eletrik adaptou os conduletes múltiplos de sua linha de produtos, de acordo com as novas características.

 

O modelo de tomada estipulado como padrão brasileiro prevê o terceiro orifício para o contato terra (onde se liga o fio terra), evitando choques elétricos, e um rebaixo com formato hexagonal que impede o contato acidental com as partes vivas ou energizadas dos pinos no momento de conectar o plugue (inserção parcial) ou ainda que apenas um dos pinos seja conectado (inserção unipolar).

 

As maiores dificuldades encontradas por instaladores e consumidores deu-se, principalmente, com relação à utilização das tomadas nos conduletes múltiplos no tamanho de ¾”. Isto porque a obrigatoriedade do recuo dos contatos existente nas novas tomadas fez com que a altura das peças aumentasse em comparação aos modelos anteriores.

 

O desafio, então, foi assumido pela Tramontina Eletrik, que ampliou a altura interna dos conduletes em 4 mm, o que permite o melhor acondicionamento das tomadas em seu interior. Paralelamente, foi modificado o projeto das tomadas que levam a marca, tornando-a mais estreita, o que proporcionou um ganho de mais 7 mm de espaço livre nos conduletes.

 

Com as alterações, a instalação torna-se bastante fácil e os fios e cabos ficam corretamente alojados, aumentando a segurança de todo o sistema. “A Tramontina Eletrik e sua equipe estão sempre na busca de soluções que facilitem o trabalho de seu cliente instalador e eletricista. Com as mudanças nesses produtos, acreditamos que oferecemos uma solução que o mercado estava buscando”, afirma Roberto Aimi, diretor da empresa.

 

 

Perfil Tramontina Eletrik

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Eletrik é uma empresa do Grupo Tramontina que oferece o melhor em design, segurança e soluções técnicas para produtos destinados a instalações elétricas. Anteriormente denominada Forjasul Eletrik, desde 10 de janeiro de 2014 passou a se chamar Tramontina Eletrik.

Seu moderno parque fabril está instalado numa área construída de 24 mil m2, conta com 14 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas.

Utiliza a expertise e estrutura do Grupo Tramontina para garantir que seus produtos cheguem a todo o Brasil através de seus cinco Centros de Distribuição, localizados nas cidades de Carlos Barbosa, São Paulo, Salvador, Belém e Goiânia, e de cinco escritórios regionais de vendas, em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Em 2013, investiu na compra de quatro novas células de injeção de plástico e, para este ano, a empresa prevê a conclusão de um novo pavilhão industrial de 12 mil m², o que permitirá ampliar a produção em 40%.

 

 

Tramontina Eletrik

Tel.: (54) 3461.8200

eletrik@tramontina.net

www.tramontina.com.br

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Anapaula Couto: (11) 3578.6884 – 98609-2420 - anapaula@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »