28/07/2014 às 05h48min - Atualizada em 28/07/2014 às 05h48min

Livro ajuda pessoas com doenças graves a alcançarem equilíbrio e paz de espírito

Obra traz questões que também podem ser valiosas para que qualquer pessoa abra sua mente e enfrente as dificuldades sem desespero ou lamentações

NCA Comunicação

O primeiro livro do médico Luís Ribeiro, “Um Cuidado Especial”, publicado pela Editora Íthala, apresenta o drama de um homem satisfeito com a sua vida, sem se preocupar com questões existenciais, acreditando estar no controle de tudo o que o cerca, quando tem sua vida radicalmente mudada após o diagnóstico de uma doença grave. Entre o tratamento da doença, na batalha pela cura, o personagem busca um estado de espírito equilibrado em meio a tantas incertezas. Ao contrário das obras classificadas na categoria de autoajuda, o autor garante que esse não foi seu objetivo. “Minha intenção foi mostrar um drama com reflexões importantes no contexto vivido pelo personagem”. O livro, com 35 capítulos, é resultado de uma atividade profissional que acompanha de perto as angústias, as dúvidas e os questionamentos, dentre outros conflitos, que assolam pacientes portadores de doenças graves. 

 

Ribeiro espera que as reflexões desenvolvidas em cada capítulo possam servir de ponto de partida para que pacientes graves encontrem uma forma de se manter em equilíbrio e encontrar paz de espírito, enquanto vivem o drama de terem suas vidas ameaçadas por uma doença. Tais questões também emergem para os seus familiares e amigos, além dos profissionais envolvidos neste processo. O autor afirma que o livro é uma ficção que demorou um ano para ficar pronta e não se baseia no caso de nenhum paciente em particular. “A história foi escrita em primeira pessoa, pois me pareceu mais interessante contar como experiência. Desta maneira, ficaria mais próximo da realidade”, conta. “A obra pode ser uma ferramenta importante que contribui para formularmos melhor certas questões, ao invés de aceitar respostas inventadas”, observa Ribeiro, destacando que a linguagem é simples e os raciocínios fáceis. 

 

“Acredito numa história que pode nos colocar em contato com as dúvidas e angústias de uma pessoa que se descobre vulnerável, sem apelar para milagres ou soluções fantasiosas para o sofrimento, e que possa adicionar pensamentos verdadeiros que reforcem nossas melhores convicções.  “Em cada um dos 35 capítulos, a narrativa procura desenvolver pensamentos que apaziguem o estado de espírito do personagem. As ideias aparecem entremeadas como uma recordação, aventura, diálogo ou reflexão. Ribeiro explica que o livro não explora filosofias contraditórias ou fatos inexplicáveis como milagres, muito menos assuntos espirituais e religiosos ganham importância como categoria literária. “Tratam-se de questões que podem ser valiosas para que uma pessoa comum abra sua mente e  enfrente as dificuldades sem desespero ou lamentações”, define. 

 

Sobre o autor

Luís Ribeiro é paranaense, formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como médico no interior do estado. Morou 3 anos no exterior onde fez estágio em clínica médica. Suas atividades profissionais envolvem atendimento em consultório clínico, cuidados com pacientes internados e atendimento em emergências. 

 

Ficha técnica

Título: “Um Cuidado Especial”

Autor:  Luís Ribeiro

Editora Íthala

Páginas: 240

 

Editora Ithala - Rua Aureliano Azevedo da Silveira, 49 - São João - Curitiba - PR

(41) 3093 - 5252 - 3093-5257 - www.ithala.com.br - editora@ithala.com.br

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »