05/06/2012 às 00h09min - Atualizada em 05/06/2012 às 00h09min

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso apresenta Mês da Diversidade Sexual em junho

Café cultural com André Fischer, concurso de drag queens apresentado por Dimmy Kieer, palestras e oficinas são as principais atividades do mês do orgulho LGBT

Agência Lema

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso apresenta, durante esse mês de junho, o Mês da Diversidade Sexual, com atividades voltadas ao público LGBT. Entre os destaques, a 5ª edição do CCJ Drag Contest, com curadoria do Claudinei Hidalgo e apresentação de Dimmy Kieer, personagem do ex-BBB Dicésar Fonseca, e o Café Cultural: De Madonna a Lady Gaga – Como o segmento LGBT influencia no Consumo de Massa, bate-papo com o convidado André Fischer, criador do portal Mix Brasil.

Segundo Karen Cunha, diretora de programação do CCJ, a ideia é concentrar uma série de atividades sobre diversidade em junho, por conta do mês do orgulho LGBT. “Essa tema é bastante transversal na nossa programação. Sempre que há uma oportunidade, trazemos essa questão à tona”, explica Karen.


Confira as atividades:

 

Café Cultural: De Madonna a Lady Gaga – Como o segmento LBGT influencia no Consumo de Massa

No domingo, dia 17 de junho, das 14h às 16h, o convidado André Fischer irá bater um papo com os presentes sobre as relações entre o consumo de massa e o universo gay. André Fischer é escritor, idealizador e codiretor do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual e criador do site MixBrasil, um dos principais portais de informações e cultura popular englobando os diversos setores que formam a comunidade LGBT do Brasil.

 

CCJ Drag Contest 2012

Logo após o Café Cultural, das 17h às 19h30, acontece a 5ª edição do CCJ Drag Contest com o objetivo de divulgar a arte drag e incentivar novos talentos que desejam seguir essa carreira artística. Com curadoria de Claudinei Hidalgo e apresentação de Dimmy Kieer, personagem de Dicésar Ferreira, ex-participante do reality show Big Brother Brasil da Rede Globo em 2010, o evento tem um júri especial formado pelas top drags da noite paulistana Lysa Bombom, Ikaro Kadoshi, Stripperella Über, Amanda Di Polly e Ariadna Shine. O concurso ainda terá como assistente de palco, Sabrina - Aprendiz de Feiticeira, a discotecagem da DJ Ginger Hot e o show de abertura de Danna Black. A censura é 15 anos e devem-se retirar ingressos no dia do evento, a partir das 16h, na recepção d o CCJ. Capacidade para 300 pessoas.

 

Segundo Claudinei Hidalgo, curador do concurso, a cada ano o evento atinge maior proporção. “Cada vez mais as candidatas se empenham em ganhar, até mesmo por ser o único concurso de visibilidade onde a vencedora pode ter seu título reconhecido, e isso para a carreira delas é um passo muito grande”, explica Hidalgo. O curador enfatiza que a grande importância do evento é possibilitar à comunidade do bairro da Vila Nova Cachoeirinha um contato maior com a cultura drag e quebrar preconceitos. “É o tipo de evento que deveria ser feito em vários centros culturais pelo país, porque, além do concurso, existem palestras onde as candidatas e o público podem participar e aprender sobre diversos assuntos que circulam no universo das drag queens”, finaliza.

 

Este ano, o CCJ Drag Contest foi contemplado pelo Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, na categoria Ação Cultural, em reconhecimento ao seu exemplar protagonismo para a promoção dos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). O prêmio é organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT).

 

As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 7 de junho, na recepção do CCJ ou pelo e-mail [email protected]. Serão 15 vagas em aberto. O candidato deverá ser maior de 16 anos. Porém para garantir a inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, participar de, pelo menos, uma das atividades preparatórias que acontecerão nos dias 02 e 03 de junho.

 

As atividades preparatórias são:

 

Palestra: A trajetória de uma Estrela

Ministrada por Salete Campari, a palestra é voltada para quem está iniciando na arte drag ou que já esteja nela há tempos. Salete irá falar um pouco sobre a sua trajetória profissional, de quem seguiu o caminho do estrelato sem esquecer a realidade. Francisco de Sales Rodrigues Arruda, mais conhecido como Salete Campari, já participou de vários programas de televisão e tornou-se uma drag famosa trabalhando como hostess na noite paulistana e interpretando as divas Marilyn Monroe, Elis Regina e Carmen Miranda. Com 20 anos de carreira, Salete teve sua trajetória retratada em livro e filme: “Salete Campari: uma drag queen”, escrito pela jornalista Angela Oliveira; e o curta-metragem “Salete”, de Camilo Cassoli, finalista no Festival Mix Brasil. Atuou no cinema, no filme “Carandiru”, e em peças de teatro . Atualmente, está em cartaz com a peça “Rosas Brancas para Salomé”, espetáculo biográfico de uma das pioneiras do transformismo no Brasil. Com uma vida política ativa, Salete já se candidatou a deputado estadual e vereador como militante da causa gay. A palestra acontece no sábado, dia 02 de junho das 15h às 16h30 no Espaço Sarau.

 

Palestra: Saúde em Pauta

O mote da palestra é o tabu em torno da saúde sexual, questões que as pessoas nunca tiveram oportunidade de fazer. Marcos Blum, o palestrante, trabalha no Programa Municipal de DST/ Aids da Secretária Municipal de Saúde. Acontece no dia 02 de junho das 17h às 18h30, também no Espaço Sarau.

 

Oficina de Montagem: Nasce uma Drag Queen

No domingo, dia 03 e junho, das 16h às 19h, no Espaço Sarau, acontece a oficina que irá apresentar e desvendar os truques para ser uma drag de sucesso, ministrado por Dindry Buck. A drag queen é uma personagem vivida pelo publicitário, jornalista, ator e maquiador Albert Roggenbuck. Nesta oficina, ela dará dicas de maquiagem e apresentará as características de uma drag divertida.

 

Todas as atividades do CCJ são gratuitas. Horário de atendimento: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. O endereço é Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo. Telefone: (11) 3984-2466. Confira os serviços e a programação completa no site http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br


Imagem: Dimmy - Kier


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »