29/07/2014 às 00h07min - Atualizada em 29/07/2014 às 00h07min

Tertúli: Roteiristas. Esmir Filho faz turnê por unidades do SESC-SP

Série de encontros com grandes nomes do cinema sul-americano discute o papel do roteiro na produção cinematográfica

Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

Um viral de youtube, que logo invadiu lares e escritórios, foi uma das portas de entrada para que o talento de Esmir Filho saísse do anonimato. “Tapa na Pantera”, um curta protagonizado pela atriz Maria Alice Vergueiro que mescla reflexão e entretenimento, tem o toque de um premiado diretor, reconhecido internacionalmente por "Os Famosos e os Duendes da Morte", de 2009. Agora, todo seu talento e criatividade estarão disponíveis para discussões com o público em unidades do Sesc-SP no mês de agosto, como parte do projeto “Tertúlia: Roteiristas”.

O Sesc-SP abriga, há alguns anos, uma iniciativa para promoção de reflexão acerca da produção literária intitulada “Tertúlia”. A mesma culminou na produção de livro com a participação de grandes escritores, tradutores e críticos, como Manuel da Costa Pinto, Marcelino Freire e Eric Nepomuceno (Edições Sesc 2013). O mesmo evento, agora pautado na produção de roteiros de cinema, tomará espaço nas unidades Araraquara, Santos e Consolação (capital) para a promoção de atividades focadas no cinema.

De acordo com o curador, Tiago Novaes, são muitas as perguntas que essa arte propõe e todas serão debatidas no decorrer do evento. É possível citar algumas delas: “O que resta do roteiro na projeção final?”, “Existe um equilíbrio justo entre o roteiro aberto e disperso e aquele fechado aos acidentes felizes da filmagem?”, “Quais as particularidades do roteiro do documentário e da telenovela?” e “Como conversam e se encontram os aspectos técnicos, éticos e estéticos na passagem da cena textual à audiovisual?”

Para a modalidade “Encontros” (que acompanha a Mostra de Filmes e Oficinas), a programação teve início em meados de julho com Pablo Trapero, expoente do novo cinema argentino surgido nos anos 1990. Na sequência, as atividades continuarão na companhia de cineastas como Esmir Filho, Braulio Mantovani, roteirista de “Tropa de Elite I e II”, e Paulo Lins, autor de “Cidade de Deus”, entre outros.

Até dezembro, a programação de encontros ainda contará com os profissionais Thelma Guedes, autora de novelas, como “Cordel Encantado”, e Marcelo Gomes, diretor de filmes premiados, entre eles “Madame Satã”.


Confira a agenda completa e uma breve apresentação dos artistas participantes:
 

SESC ARARAQUARA

ENCONTROS

Encontro com Esmir Filho - 12 de agosto (terça-feira), às 20h
Encontro com Marcelo Gomes - 16 de setembro (terça-feira), às 20h
Encontro com Paulo Lins - 14 de outubro (terça-feira), às 20h
Encontro com Thelma Guedes- 11 de novembro (terça-feira) às 20h


SESC CONSOLAÇÃO

ENCONTROS

Encontro com Esmir Filho - 13 de agosto (quarta-feira), às 20h
Encontro com Marcelo Gomes - 17 de setembro (quarta-feira), às 20h
Encontro com Paulo Lins - 15 de outubro (quarta-feira), às 20h
Encontro com Thelma Guedes - 12 de novembro (quarta-feira), às 20h
Encontro com Braulio Mantovani - 10 de dezembro (quarta-feira), às 20h


SESC SANTOS

ENCONTROS

Encontros com Esmir Filho - 14 de agosto (quinta-feira), às 20h
Encontro com Marcelo Gomes - 18 de setembro (quinta-feira), às 20h
Encontro com Paulo Lins - 16 de outubro (quinta-feira), às 20h
Encontro com Thelma Guedes - 13 de novembro (quinta-feira), às 20h

 

CURRÍCULOS

Esmir Filho

Cineasta paulista, dirigiu vídeos experimentais, curtas-metragens e o premiado longa-metragem, "Os Famosos e os Duendes da Morte". Seu "Alguma Coisa Assim" obteve premiação de Melhor Roteiro durante a Semana Internacional da Crítica no Festival de Cannes de 2006, além de premiações nos festivais de Kiev, Biarritz e Gramado. É de sua autoria o sucesso viral da internet "Tapa na Pantera".

 

Marcelo Gomes

Diretor, produtor e roteirista brasileiro, destacou-se em premiados longas- metragens. Assinou, entre outros, os roteiros de "Madame Satã", "Cinema, Aspirinas e Urubus", "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" e, mais recentemente, "O Homem das Multidões", adaptação de um conto de Edgar Allan Poe, pelo qual recebeu indicações e prêmios, como os de Guadalajara e Toulouse.

 

Paulo Lins

Escritor e roteirista brasileiro, é o escritor do romance de sucesso internacional "Cidade de Deus", adaptado para o cinema pelo diretor Fernando Meirelles. Publicou "Desde que o Samba É Samba" e assina os roteiros de episódios de "Cidade dos Homens", além dos longas "Quase Dois Irmãos" e "Faroeste Caboclo".

 

Thelma Guedes

Mestre em Literatura pela USP, é autora de novelas, entre as quais se destacam "Cordel Encantado", "Joia Rara" e "Cama de Gato", todas exibidas pela Rede Globo. Também contribuiu em antologias e publicou livros de contos, poesia e ensaio, como "Cidadela Ardente" (Ateliê Editorial), "Atrás dos Ossos" (Nankin) e "Literatura e Revolução" (Ateliê/Nankin).

 

Braulio Mantovani

Brasileiro, roteirista e assistente de direção, formou-se em Língua e Literatura Portuguesas pela PUC de São Paulo e fez pós-graduação em Roteiro Cinematográfico pela Universidade Autônoma de Madri. Escreveu o roteiro de "Cidade de Deus", "Tropa de Elite I e II”, "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" e "Linha de Passe", entre outras produções premiadas.

 

Tiago Novaes (curador)

Tiago Novaes é escritor, tradutor e doutorando em Psicologia pela USP. Publicou o livro de contos "Subitamente: Agora" (7Letras) e os romances "Estado Vegetativo" (Callis) e "Documentário" (Funarte), que acompanha o longa-metragem "Herança", dirigido e editado pelo autor. Além disso, é organizador da antologia "Tertúlia: o Autor como Leitor" (Edições Sesc), elaborado a partir dos encontros realizados na instituição em São Paulo. Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e obteve bolsas de estímulo da Secretaria da Cultura de São Paulo e da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Traduziu mais de dez livros em ficção e não-ficção. Recentemente, idealizou, ao lado de Camila Moraes, a coleção "Pequenos Exílios" (Dobra Editorial).                                        


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »