22/07/2014 às 10h03min - Atualizada em 22/07/2014 às 10h03min

ABEU capacita editoras universitárias para participação na feira do livro de Frankfurt

Consultora editorial Cristiana Negrão será responsável por ministrar workshops e assessorar associadas em todas as etapas do evento, visando ampliar a internacionalização da produção nacional

Vervi Assessoria

Tendo como objetivo potencializar a participação de suas associadas na Feira do Livro de Frankfurt, que acontece no período de 8 a 12 de outubro, na Alemanha, a ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), contratou os serviços da consultora editorial Cristiana Negrão, que atua no mercado editorial há quase vinte anos, como editora e Foreign Rights Manager.
 
A profissional já participou de feiras internacionais na Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, China, Coréia do Sul e México e, em sua última experiência como consultora de Promoção Comercial do Brazilian Publishers (CBL e Apex-Brasil), capacitou mais de 78 editores brasileiros para participar da Feira de Frankfurt de 2013.
 
Atuando juntamente com a ABEU, que participa pela primeira vez na Feira de Frankfurt com um estante coletivo próprio, Cristiana desenvolve uma série de ações para orientar e capacitar as editoras universitárias que estarão no espaço da ABEU. Como parte das atividades pré-feira, Cristiana ministrou, no dia 2 de julho, o workshop “O que fazer para que sua participação na Feira do Livro de Frankfurt seja bem-sucedida?”. Na ocasião, foram abordados os tópicos: Seleção de títulos e catálogo em inglês, Construindo sua exposição, Prospecção de potenciais parceiros, A elaboração da sua agenda, Dicas básicas para vender direitos, entre outros.

Durante a feira, a consultora irá assessorar as expositoras e fará o gerenciamento dos contatos internacionais. Após o evento, apresentará um levantamento inicial (diagnóstico) das oportunidades para as editoras universitárias brasileiras e o potencial mercado internacional para a divulgação das obras científicas acadêmicas do País.

De acordo com a consultora, o interesse pela produção editorial acadêmica e científica do Brasil é cada vez maior. “O assédio atual de editoras universitárias estrangeiras aos professores brasileiros é muito grande e já temos visto grandes editoras americanas e inglesas publicando prestigiados autores brasileiros em inglês e, depois, negociando os direitos de publicação destas obras, mundo afora. Isso mostra a relevância do conhecimento científico brasileiro no cenário internacional”, destaca.

A presença em feiras internacionais, segundo Cristiana, é o primeiro passo para a internacionalização e para elaboração de importantes estratégias das editoras comerciais e é natural que as editoras universitárias sigam este mesmo caminho. “Prova disso é o grande aumento dos estandes de editoras universitárias nas principais feiras de livros internacionais que tenho percebido nestes últimos três anos”, afirma.

Editoras universitárias interessadas em participar como expositoras na Feira de Frankfurt 2014 ainda podem se inscrever para fazer parte do estande coletivo da ABEU.
Mais informações: (11) 5078-8826abeu@abeu.org.br

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »