08/02/2021 às 17h49min - Atualizada em 08/02/2021 às 17h49min

Como ser um publicitário de sucesso para a revolução tecnológica pós pandemia

Fevereiro é comemorado o mês do publicitário, veja as tendências para o novo ano!

Redação
Leandro Rampazzo é CEO da Godiva Propaganda
Em 1966, através do Decreto de Lei nº 57.690, a profissão de publicitário é comemorada no Brasil, no primeiro dia do mês de fevereiro. Os 55 anos da profissão, que conta com jargões expressivos e ainda paira no imaginário como um campo glamoroso de atuação, com profissionais criativos e workaholic (viciados em trabalho), passou por muitas transformações, mas com certeza, a maior delas, foi durante a pandemia do coronavírus.Foi preciso uma aceleração em campanhas digitais, pois todos (a) estavam conectados, ainda mais, no isolamento. Em 2021, a revolução tecnológica veio para ficar, o perfil do publicitário tem que continuar se transformando. Já que ainda não sabemos como será o reflexo de 2020 neste novo ano.
 
Hoje, a carreira foge dos aspectos mostrados nas séries de televisão. E mostram um perfil muito mais administrativo e estratégico, do que a pessoa que é criativa e desenha bem. Uma agência de publicidade possui cargos de atendimento aos clientes, administrativos, pesquisa, criação, digital, planejamento, mídia, entre outros. Ou seja, os publicitários precisam dominar outras áreas além do criativo. "Há ainda pessoas que acreditam que trabalhar em publicidade não há regras, é muito divertido e isso não é totalmente verdade. Trabalhamos com mais liberdade, sim, mas até mesmo quem cria precisa seguir o que foi acordado, há uma lista que precisa ser aprovada pelo cliente, entre outras ações definidas previamente ", enfatiza Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda.
 
A agência, que fica na rua Augusta, em São Paulo, é especializada e consolidada no mercado publicitário. Com 7 anos de existência, já recebeu 27 premiações no meio publicitário. Hoje, o time conta com profissionais que tenham a aderência ao mercado de franchising, saúde, beleza, alimentação, etc.
 
Pensando em sua rotina e na sua experiência no setor publicitário, Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda , elaborou 5 tendências que os profissionais de publicidade devem buscar em 2021:
 
• Comece com um bom portfólio
 
Um estudante ou profissional em busca da área de publicidade deve ter um portfólio organizado e esteticamente bonito. Não há necessidade de ser chamativo, mas deve ser esteticamente bem colocado. Além disso, deve ter um bom conteúdo. Hoje saber de dados é muito importante para área, como softwares de pesquisa de mercado,entre outros. Um ponto importante é ter conhecimento em redes sociais e uma boa escrita.
 
• Especialize-se
 
Ao longo da faculdade ou da carreira profissional, sempre temos a área que mais temos aderência. E, é nela que temos que focar. Avalie suas competências e habilidades, dando ênfase em uma área e se aprimorando. Busque empresas que tenham o perfil que você acredita e o que elas almejam em seus candidatos. Faça conexões:quanto mais profissionais do setor você tiver networking, mais fácil fica de conseguir uma vaga desejada.
 
• Atualize-se
 
Com certeza, 2020 revolucionou a tecnologia. E, novas profissões, softwares e temas surgiram para a área. Atualizar-se é fundamental para a publicidade, já que a todo momento precisamos estar atentos ao mercado, principalmente em noções de marketing. Com certeza, um passo à frente, e fazer cursos e aplicá-los hoje, na sua empresa.
 
• Pense 360º
 
Como mencionado anteriormente, uma agência de publicidade tem um time por trás de cada produção. Dificilmente o trabalho não será em equipe. Pensar na empresa e nos processos como um todo é fundamental. Ter um bom convívio, e saber lidar com as diferenças do ambiente de trabalho é um ponto extra. Cada vez mais as empresas estão se posicionando e buscando candidatos que também acreditem nisso.
 
• Aprenda a gerir seu tempo
 
Muitas pessoas acreditam que a publicidade é uma profissão "liberal" e "descompromissada", mas o que vemos no mercado é que muitas vezes os profissionais têm dificuldade de gerir o tempo e por isso acabam trabalhando aos finais de semana e até mais tarde , durante a semana. A organização do tempo é a chave para a entrega de um projeto criativo e de forma pontual.
 
Sobre a Godiva Propaganda
É uma agência de publicidade full service, especializada em franchising, saúde e varejo. A Godiva tem soluções com forte poder criativo direcionado às necessidades específicas de cada cliente. Isso passa pelas mídias tradicionais como TV, Rádio, Impresso, incluindo o Digital que, atualmente, virou commodity. A agência é focada em buscar meios inovadores que possibilitem maior fit e aderência ao mercado de seus clientes dos mais variados perfis: multinacionais, franchising, hospitais e laboratórios, restaurantes e fast food, startups, entre outros. Tendo como foco central a performance e resultados, atendem grandes marcas no Brasil e exterior. Entre os clientes estão: Lavoisier, Banco Luso Brasileiro e a rede IceMellow.
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