08/02/2021 às 15h38min - Atualizada em 08/02/2021 às 15h38min

​Restaurante O Coliseu exibe no seu menu a deliciosa moqueca de Siri Catado

De carne branca e delicada, o siri catado dá um gosto bem suave junto aos demais ingredientes

Van Carvalho
A pergunta que não quer calar o Siri e o caranguejo são a mesma coisa? Na realidade, todo siri é um caranguejo, pois pertencem à mesma família. A diferença está no tamanho e nas patas: os siris são menores e suas patinhas traseiras são mais achatadas e permitem que eles nadem. Além disso, as laterais do corpo do siri são pontiagudas. Os caranguejos são maiores, de carapaça mais arredondada e todas as suas patinhas são bem pontudas. Mas as propriedades nutricionais de ambos são parecidas: esses animais são excelentes fontes de proteína e pobres em gorduras, além de serem ricos em cálcio, mineral fundamental para a manutenção de ossos e dentes. Por isso, são um alimento muito interessante para quem está em dietas de emagrecimento, já que fornecem um bom aporte de proteínas, mas com quase zero de gordura.

Além disso, fornecem uma boa quantidade de minerais como o magnésio, que favorece o metabolismo; fósforo, essencial, em conjunto com o cálcio, para fortalecer ossos e dentes; além de potássio e sódio em boas quantidades. Também oferece zinco, que atua no fortalecimento da imunidade, favorece a saúde mental e protege contra doenças crônicas. Dentre as vitaminas, siris e caranguejos contêm niacina, ou vitamina B3, que auxilia a remover substâncias tóxicas do organismo e atua no processo de digestão e absorção de nutrientes, favorecendo a produção de energia.

Em Salvador, o chef capixaba Rubens  Carvalho, do famoso Restaurante O Coliseu já está apostando no moqueca de siri catado como uma forma de diversificar o cardápio e valorizar o ciclo do manejo sustentável desse animal. Em seu restaurante, ele prepara o prato com aquele tipo de Siri que tem a carapaça dura, porém com a carne macia e delicada em seu interior. Ela geralmente é servida com as seguintes guarnições um pirão, arroz, feijão fradinho, vatapá, caruru e uma farofa com azeite de dendê. "Sua carne é leve, macia, proteica e de fácil digestão. A principal preocupação é encontrar um fornecedor de qualidade, pois é um alimento bastante perecível", disse o chef.

A culinária baiana também tem sua moqueca de siri mole, mas a diferença principal está na adição de leite de coco (especialmente o fresco) e do azeite de dendê. Os dois são fontes de gorduras saturadas, de origem vegetal, além de fornecerem vitaminas do complexo B e, principalmente no caso do dendê, carotenoides, precursores de vitamina A. Seja na versão capixaba ou na baiana, moqueca de siri mole é uma boa ideia para consumir bastante proteína, cálcio, gorduras boas e antioxidantes. É muito importante a apreciação dos sabores  com esses ingredientes, como o próprio Siri, o leite de côco e o azeite de dendê. Além dos temperos, tomate, cebola e coentro. 

Você pode encontrar esse delicioso prato no Restaurante O Coliseu, que fica localizado no centro histórico de Salvador, na praça do Cruzeiro de São Francisco. Ele funciona todos os dias das 10h às 16h com os serviços de reservas, delivery e Drive-trhu. Existe também outras opções no cardápio de acordo com o gosto e preferência para cada cliente além de um excelente atendimento.

Contato e Reservas : 71 9 88761011

Siga o Restaurante O Coliseu no Instagram 
@restauranteocoliseu

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp