18/01/2021 às 15h18min - Atualizada em 18/01/2021 às 17h14min

Confira dicas para comemorar o Dia Nacional do Queijo em casa

Saiba como descobrir novos sabores de queijos e ainda garantir um momento de lazer com sua família e amigos

SALA DA NOTÍCIA Davi Paes e Lima
ARA Fotografia e Mauro Holand
O queijo é um dos alimentos mais versáteis que existem, pode fazer parte de pratos doces e salgados e ainda dar aquele toque especial no sabor de entradas, petiscos, pratos principais e sobremesas. Aproveitando que dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Queijo, você sabe como harmonizar os diferentes tipos da iguaria?

No Brasil, os queijos mais consumidos são muçarela e o prato. Eles têm características parecidas de sabor, ambos são mais suaves e com texturas macias, por isso são muito utilizados em lanches do dia a dia do brasileiro. Porém, queijos como o parmesão, considerado o rei dos queijos, possuem um sabor mais acentuado, textura mais dura e cor mais amarelada. É mais comum vê-lo fazendo parte de receitas de molhos e massas.


(ARA Fotografia)

Outros queijos que não são muito frequentes no cotidiano da população brasileira, mas que já aparecem em ocasiões especiais, são o brie, gouda e gorgonzola. Essa preferência dos brasileiros também fica clara nas prateleiras dos supermercados: "claro que os mais procurados continuam sendo os mais tradicionais e com preços mais acessíveis, como o prato e o muçarela, mas nos últimos anos notamos um aumento na busca por queijos antes tidos como especiais, como o parmesão e o gorgonzola, que cada vez mais fazem parte dos hábitos de compra dos consumidores", explica Leandro Hommerding, gerente de marketing regional do Fort Atacadista.

Para quem deseja experimentar mais queijos, uma ideia para começar a descobrir os diferentes sabores entre eles é fazer uma tábua de frios e acrescentar alguns acompanhamentos como o mel, geleias, pães, frutas e azeites. Para este momento você também pode escolher bebidas como vinhos e espumantes para harmonizar.

Como montar uma tábua de frios:

● Primeiramente, escolha de 3 a 5 tipos de queijo de acordo com a sua preferência. Você pode ter em mente fazer a distribuição dos queijos dos mais frescos para os queijos azuis, lembrando que estes são de sabor mais intenso.

● Uma boa opção de queijo fresco pode ser a ricota. Entre os macios temos muçarela, camembert e brie. Os queijos com textura mais densa/dura estão o gouda, provolone e gruyere. Nos firmes estão o parmesão e grana padano. E, finalmente os azuis, em que temos o gorgonzola e o roquefort.

● Geralmente, cada pessoa consome cerca de 100 a 120 gramas de queijo. Tire os queijos da geladeira 1h antes da consumação para que eles fiquem com a temperatura ambiente.

● Corte as peças de queijo ao meio, use uma metade para cortar em cubos e a outra você pode colocar inteira na tábua. Coloque os acompanhamentos ao redor dos queijos. Use a criatividade para a decoração.

● Ao servir a sua tábua se permita experimentar cada um deles, para sentir as diferenças entre os sabores e as texturas e, então, escolher os seus favoritos.

Se você está se perguntando onde encontrar os diferentes tipos de queijos, na rede Fort Atacadista você encontra ofertas exclusivas e uma grande variedade de produtos. Em Santa Catarina são 31 unidades para você aproveitar e garantir mais economia. E em alguns bairros de Florianópolis já está em funcionamento também o Delivery Fort, para você fazer as suas compras com mais comodidade, pela internet, e receber os produtos em casa.


- Delivery Fort: deliveryfort.com.br
- Endereços lojas Fort Atacadista: https://www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »