12/01/2021 às 12h58min - Atualizada em 12/01/2021 às 13h52min

4 passos para alavancar o seu negócio em 2021

Confira os passos fundamentais para estruturar a empresa e manter o crescimento do negócios

SALA DA NOTÍCIA Marina Sá
Reprodução: internet.

Planejamento e organização são palavras de ordem para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. Apesar de 2020 ter sido um ano bastante desafiador, 2021 não será diferente. 

Pensando nos desafios do novo ano, o AfroHub, programa de aceleração de empreendedores negros, que lançou, em setembro de 2020, uma plataforma educacional própria, para capacitar afroempreendedores, lista quatro passos fundamentais para estruturar a empresa e manter o crescimento do negócios. 
 

Identidade Visual

Desenvolver a identidade visual da marca, a partir da história pessoal de quem a criou, é de suma importância. É preciso trazer personalidade à empresa. Sendo assim, a logomarca é fundamental para demonstrar a essência do que é vendido, seja um serviço ou produto. Na ausência de um designer, aventure-se em sites, como Canva, para fazer sozinho. Na internet existe muito conteúdo para ajudar no direcionamento sobre formas e cores que melhor se adequam a determinados modelos de negócio. Lembre-se que o processo criativo estará refletido na sua embalagem ou no cartão de visita da sua empresa, fatores que ajudam muito nas vendas.
 

Produção

Crie uma ficha técnica com todas as informações necessárias para o produto ficar pronto ou o serviço ser realizado. Por exemplo, para produção de uma camiseta, é preciso definir qual a modelagem, o tipo de tecido, a linha, mão de obra e todas as ferramentas requeridas para que a peça seja finalizada. Com tudo compilado, você conseguirá compartilhar os dados com maior facilidade para, então, poder produzir em escala e sem desperdício de matéria-prima. 

Pense o seu negócio como se fosse uma fábrica. Cada ponto da engrenagem faz parte de um processo. A gestão fica facilitada quando você entende que não vai ter o produto final se não passar por todas as outras etapas, que são igualmente importantes para que o negócio aconteça e o produto chegue até o cliente. 

Em negócios voltados à prestação de serviços, a operação é estruturada a partir das atividades oferecidas e do atendimento ao cliente, detalhando cada etapa do serviço até a entrega. 

Após ter uma visão macro dos processos e das necessidades do seu negócio, é preciso calcular custos e estabelecer preços. Nesse cálculo entram todos os itens envolvidos, incluindo luz, água, gás, internet e, inclusive, o custo da sua mão de obra. Defina quantas horas irá trabalhar por dia e o seu período de férias. Quem dá o preço não é o cliente, é você.
 

Distribuição 

Para colocar o produto no mercado ou oferecer seus serviços, é necessário conhecer os perfis dos seus clientes. Por exemplo, para a venda de um brigadeiro, você pode ter um cliente final, que é quem compra diretamente para consumo, ou corporativo, que podem ser empresas, restaurantes e buffets. Depois de entender com profundidade quem é o cliente, a distribuição é pensada de maneira estratégica. 

A venda precisa ser multicanal, embora tenha um meio principal. Pode ser offline, que é em local físico, como uma feira, um comércio ou um restaurante, ou pode ser online, utilizando a internet para comercialização. É importante deixar seu trabalho à disposição do cliente em diversos meios, pois cada pessoa procura em um canal específico. Com um planejamento de distribuição, será possível mapear os lugares onde você precisa se fazer presente.
 

Consumo

Dedique-se em cada um dos passos anteriores e, por fim, fidelize o cliente. Após desenvolver todas as estratégias, se organizar e conhecer os perfis dos seus consumidores, será viável personalizar o seu trabalho. Às vezes, sabendo a data de aniversário do cliente, e mandando um doce ou cartão como lembrança, você já o fideliza, afinal, todos gostam de ser lembrados. 

Entenda seu público para entregar sempre um pouquinho a mais do que foi solicitado. A experiência toca o consumidor muito mais do que o produto final ou o serviço ofertado, pois o cliente quer consumir uma história, quer se conectar. Utilize as ferramentas disponíveis na internet para fazer pesquisas, enquetes e obter um termômetro para compreender seu público.

Mais conteúdos como este você encontra na plataforma do AfroHub.


 
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