25/11/2020 às 14h24min - Atualizada em 14/12/2020 às 08h52min

Como melhorar sua habilidade de leitura em língua francesa: comece pelos quadrinhos!

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

A leitura na língua francesa, assim como para dominar qualquer outro idioma, é imprescindível para a interpretação de texto e a fixação de palavras e conjugações. Para isso você pode usar diversos tipos de publicações e uma ótima dica para começar é apostando nos quadrinhos!

É isso mesmo! Estudar uma língua não significa se ater aos materiais didáticos ou a grandes livros de romances e outras ficções e não-ficções. Os quadrinhos são uma ótima porta de entrada especialmente para quem já gosta desse tipo de publicação e quem não possui o costume de leitura.

A leitura na língua francesa oferece um leque de opções e uma das melhores é justamente os quadrinhos. Continue lendo e confira como eles podem ajudar você a melhorar ainda mais no francês!

Leitura na língua francesa: Por que os quadrinhos?

Existem diversos motivos pelos quais professores de curso de francês indicam os quadrinhos para os alunos que estão iniciando a prática da leitura em língua estrangeira.

Em primeiro lugar, eles costumam ser interessantes por terem uma base narrativa. Ou seja, é apresentado um problema ou uma situação e uma história é contada a partir disso. Dessa maneira, são infinitamente mais chamativos que livros técnicos.

Além disso, engana-se quem acha que quadrinhos se restringem a assuntos de crianças ou super-heróis. Em verdade eles são utilizados para contar uma série de histórias que abordam política, discriminação, períodos de guerra e vários outros.

Assim, a leitura da língua francesa se torna muito mais rica quando esse tipo de obra é adicionada. O aluno, também, pode se ver com mais opções e escolher o que é mais adequado para ele.

Outro ponto interessante é que os quadrinhos podem fazer uso de gírias e expressões e construção de frases que se assemelham mais ao falado no dia a dia. Assim, pode fugir da formalidade e auxiliar o leitor a conhecer de forma mais profunda e intuitiva a língua.

Conheça alguns quadrinhos para exercitar a leitura na língua francesa

Os quadrinhos são ótimos para estudar francês e praticar a leitura no idioma e disso já sabemos. Mas agora resta saber quais são algumas das obras que você pode utilizar para esse estudo!

Nós separamos algumas delas e elas podem servir como um ponto de partida. A partir de então, você terá mais noção de quais assuntos e formas de escrita interessam a você.

  1.  Persépolis

Esse é um dos quadrinhos mais amados dos últimos tempos. Escrito pela iraniana Marjane Satrapi, a história acompanha a infância e a adolescência dela no Irã. Como pano de fundo da história há a Resolução pela qual o país passou ao se transformar em xiita.

Apesar da origem iraniana a obra foi escrita em francês e é simplesmente sensacional. Portanto, não deixe de adicionar essa obra na sua lista para leitura da língua francesa.

  1. Astérix

A segunda indicação da nossa lista simplesmente não poderia ficar de fora, uma vez que é o maior clássico dos quadrinhos franceses!

Ásterix foi uma série criada na França em 1959 e que conquistou o mundo inteiro com as histórias que parodiam a sociedade francesa e que são protagonizadas pelo personagem que dá nome à obra e seu fiel companheiro Obélix.

  1.  Pinocchio

Outra interessante opção para colocar em prática a leitura da língua francesa é o quadrinho Pinocchio. Contudo, aqui ele não corresponde a um boneco de madeira tal qual aprendemos nas histórias da Disney, mas a um robô que se depara com o mundo insano dos homens.

Dessa maneira, pode ser também muito instigante ao misturar uma história conhecida com ficção científica e elementos muito mais obscuros do que aqueles existentes na versão da empresa do Mickey.

Portanto, não deixe de reforçar seus estudos em curso de francês em São Paulo ou qualquer lugar do Brasil com essas leituras!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »