O livro “O Mistério do Mar”, do escritor José Waeny, publicado em 2017, é mais uma obra que carrega o estilo próprio de escrita do autor, levando o leitor a uma viagem pelo mistério, amor e esoterismo com a história de Nina.
“Nina é uma mulher guerreira, sofredora e vencedora que consegue sobreviver apesar de tantas tormentas pelas quais passou”, conta Waeny.
A personagem de “O Mistério do Mar” nasceu numa vila de pescadores, a partir de um pedido do pai, após ser atendido por uma força da natureza. Durante momentos de desespero, a menina conhece seu pai espiritual, crescendo apaixonada por ele. Mas, depois de moça, se casa e têm dois filhos.
Com seu pai à morte, este lhe confessa que ela deve cumprir uma missão para recompensar a natureza pelo seu próprio nascimento, um segredo de morte até então.
Anos depois, ao enviuvar prematuramente, decide retornar à vila para se recuperar da tristeza; lá, ela reencontra seu criador, e atesta tratar-se de um ser esotérico. Este lhe confirma a missão prometida pelo pai – conforme revelada em seu leito de morte. Nina se cala e aceita cumprir o trato quando for chamada.
Ao se deparar com uma situação inusitada e assustadora, descobre que com sua coragem de mulher, cumpriu sua missão – mais pesada e prazerosa do que ela mesma poderia supor.
Levando uma vida cheia de atividades sociais para melhorar a condição das mulheres da vila, Nina dá longos passeios pela praia, procurando por sua paixão impossível.
Agora que Nina está afastada das responsabilidades, terá um último encontro com seu criador e precisará fazer uma escolha.
A obra é uma das mais comentadas nas redes sociais, nos sites e blogs especializados, apesar de ter sido lançada há três anos. “O meu estilo de escrita é muito próprio, novo e diferente. Pelo menos diferente de tudo o que eu já li”, finaliza o escritor José Waeny.