27/11/2020 às 13h39min - Atualizada em 27/11/2020 às 15h32min

Exposição do artista Marco Velasquez será realizada na Catedral Metropolitana do Rio

Entrada é franca e missa marcará abertura

SALA DA NOTÍCIA Antonio Marques
https://blog-noticiasecuriosidades.blogspot.com/
Acervo pessoal
Começa no dia 29 de novembro e vai até o dia 28 de dezembro na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, a Exposição Salve Maria, do artista plástico Marco Velasquez. 
Com entrada franca, a exposição será aberta com a celebração EUCARÍSTICA DOMINGO DIA 29 na Catedral às 10 horas da manhã. O horário de visitação será de segunda à sexta das 7h às 15h e nos finais de semana das 7h às 12h.
Segundo o curador Carlos Dimuro, o artista "Marco Velasquez persegue tons sagrados e suas tintas parecem diluídas numa religiosidade que antecede a sua criação. O curador destaca que nesta releitura da Santa Ceia, ele se distancia do compromisso histórico e, numa licença poética, substitui a repartição dos pães pelo repartir do amor entre os povos. “Postura tão necessária nos tempos atuais. Seu trabalho dispensa os cânones e as técnicas acadêmicas. Marco caminha franciscanamente em busca da delicadeza. O estilo de gotejamento (drippin) divide com outros estilos o resultado de sua obra”, afirma Dimuro.
Ele afirma ainda, que um dos destaques nas obras de Marco Velasquez é que em cada uma de suas telas é o "olhar de manjedoura", da Santa Senhora que nos acolhe e nos embala nas pinceladas misericordiosas que explodem em cores, poesia e fé. “MARIA é a mais pura representação da ARTE”, diz o curador.
 Dimuro ainda chama a atenção para a importância de Maria no contexto artístico. "É possível retratar a santidade e a infinita grandeza de Nossa Senhora através de uma pintura? São tantas e, no entanto. ela é só uma. Ela é mãe de um Menino e, ao mesmo tempo, mãe de todos nós, singular ou plural, seu corpo substantivo se traduz no adjetivo "Imaculada", que confere a sua imagem a estética da pureza e do bem. Branca, negra ou indígena, ela é a Virgem de Nazaré e de muitas outras nações. A derme que reveste seu corpo é de luz; pigmento divino de uma paleta de milagres e mistérios".
O horário de visitação da Exposição Salve maria, do artista plástico Marco Velasquez, será de segunda à sexta das 7h às 15h e nos finais de semana das 7h às 12h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »