27/11/2020 às 12h06min - Atualizada em 27/11/2020 às 15h32min

Ídolo do futsal, Falcão encara diferentes modalidades para estimular a garotada a praticar esporte na pandemia

Embaixador da Liga NESCAU® gravou vídeos para incentivar meninos e meninas a participarem da maior competição esportiva estudantil do Brasil, que será totalmente digital em 2020

SALA DA NOTÍCIA Rafael de Marco
http://zdl.pressroom.com.br
Divulgação
Falcão é sinônimo de futsal. Tem 104 títulos no currículo, sendo quatro mundiais. É dono de duas bolas de ouro da Fifa. Marcou mais de 3 mil gols na carreira, sendo 401 gols com a Seleção Brasileira. É o maior artilheiro de todas as seleções brasileiras que jogam com a bola nos pés, incluindo futebol de campo, futebol de areia e quadra. Para ajudar a promover a edição 2020 da Liga NESCAU®, competição esportiva estudantil a qual é um dos embaixadores, o craque encarou o desafio de praticar outras modalidades.

Em vídeo veiculado no Sabaday, programa transmitido aos sábados no site da Liga NESCAU® 2020 (www.liganescau.com.br), Falcão mostrou muita disposição para encarar diferentes esportes. O craque do futsal demonstrou alguns fundamentos de judô, vôlei, skate, xadrez, tênis de mesa, futmesa, ginástica, basquete, dança passinho e, claro, futebol. Para isso, contou com ajuda de meninos e meninas que disputam a Liga nas respectivas modalidades. “Foi uma experiência muito bacana que só a Liga NESCAU pode proporcionar. É muito bacana, e também importante para as crianças, conhecer diversos esportes. Ajuda no desenvolvimento do corpo e da mente, além de ser muito divertido”, contou o craque do futsal.

Falcão gravou os vídeos para demonstrar como as crianças podem participar da edição 2020 da Liga NESCAU®, que será totalmente digital. Em função da necessidade de distanciamento por causa da pandemia, a solução foi criar um modelo de disputa no qual os atletas gravam vídeos e seu desempenho, de acordo com as regras estipuladas em cada modalidade, será avaliado pelos juízes. E os melhores vídeos serão exibidos justamente nos Sabadays, assim como ocorreu com Falcão em sua breve jornada por diferentes esportes.

“Tenho que contar um segredo. Eu tinha skate quando era moleque, mas eu tinha medo de andar e cair. E confesso que tentei jogar xadrez uma vez, e não entendi. A Liga NESCAU® me deu a oportunidade de voltar a ter contato com essas e outras modalidades e até dança passinho eu fiz. Mas usei uma bola para fazer os movimentos com ritmo e não passar vergonha. Por isso, recomento muito que as crianças pratiquem seu esporte predileto, mas não deixem de fazer outros esportes também”, completa Falcão

Inscrições abertas - Para participar da Liga NESCAU® 2020, crianças de 8 a 16 anos devem acessar o site oficial do evento (www.liganescau.com.br/) e fazer sua inscrição. É tudo grátis e é possível praticar quantos esportes o menino ou a menina desejar. São 15 modalidades, nove convencionais (atletismo, ballet, basquete, futebol, ginástica, judô, skate, vôlei e xadrez) e quatro adaptadas (ginástica, futebol, basquete e ballet), além de dois desafios que serão tanto individuais como para toda a família, com dança, futmesa, badminton, tênis de mesa, torcida em casa, boxe, bocha, entre outros.

A Liga NESCAU® 2020 será realizada até 12 de dezembro e a mecânica de participação é simples: A criança escolhe sua modalidade ou as modalidades, grava um vídeo registrando seu desempenho ao fazer a atividade proposta e envia para o site oficial do evento. Depois, é só aguardar a avaliação dos árbitros. Os melhores avançam para as finais. Para acompanhar o andamento da competição, todos os sábados ocorrem transmissões no site da liga. São os chamados ‘Sabadays’, com exibição de desafios para serem realizados por toda a família, além dos melhores vídeos.

Vila Esportiva NESCAU® - O acesso aos conteúdos no site fica a Vila Esportiva NESCAU®, espaço virtual que simula um complexo de arenas esportivas, onde estão todas as informações sobre cada modalidade. Construída pela marca de achocolatados da Nestlé especialmente para a competição de 2020, permite navegação em 3D e interatividade para toda a família. Para ser totalmente inclusiva, a plataforma possui uma interface adaptada para crianças com necessidades especiais, como conteúdo em libras e áudio descrição.

A Vila Esportiva NESCAU® reúne os vídeos dos Sabadays transmitidos desde outubro, além de uma série de conteúdos educacionais, como dicas de práticas esportivas, curiosidades e depoimentos dos embaixadores da marca: o ídolo do futsal Falcão; o jogador de basquete Yago; a ginasta Flávia Saraiva; a atacante Tandara do vôlei; a paratleta Verônica Hipólito e a nadadora Etiene Medeiros.

Cada vez maior - O histórico comprova a vocação de crescimento da Liga NESCAU®. Entre 2017 e 2018, a competição cresceu de cinco para 15 modalidades, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. Em 2019, foram 19 esportes e mais de 13 mil estudantes. “Esse crescimento faz com que acreditemos cada vez mais na plataforma a fim de trazer mais crianças e mais famílias para participar. Outro grande avanço foi trazer mais atividades adaptadas para termos, efetivamente, um evento inclusivo. Com isso, reafirmamos a assinatura da Liga: aqui todo mundo joga”, avalia Abner Bezerra, Head de Marketing de NESCAU® e Bebidas da Nestlé Brasil.

NESCAU® e o esporte - NESCAU® possui um longo histórico de apoio à prática de exercícios físicos e atividades coletivas, destacando a importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.

As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU® também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU® patrocinou a Liga de Basquete 3x3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3x3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »