25/11/2020 às 17h43min - Atualizada em 26/11/2020 às 10h32min

Trabalhar em home Office de forma saudável: Veja dicas

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

O home Office corresponde à prestação de serviços a uma empresa de forma remota, ou seja, à distância. Essa forma trabalhar se tornou muito comum neste ano, especialmente diante da pandemia de Covid-19 que forçou o distanciamento social.

Existem algumas dicas cruciais para manter a saúde dos colaboradores e a produtividade durante a prestação de serviços à distância. Continue lendo para conferir algumas delas e garanta o trabalho saudável.

Como trabalhar em home Office de forma saudável?

Com essas dicas você garante que os seus colaboradores mantenham a saúde mental e física ao mesmo tempo em que as atividades continuam sendo prestadas com qualidade.

Ofereça um kit home Office 

Uma forma de manter a qualidade dos serviços à distância e seus colaboradores saudáveis é adotar a concessão de um kit home Office. Ele leva em consideração os materiais que são importantes para as atividades e as questões relacionadas à ergonomia.

Considere, por exemplo, que a maioria dos colaboradores não possui em seus lares um local próprio para a prestação de serviços. O mesmo ocorre em relação aos móveis.

Assim, dentre os materiais que podem ser concedidos estão cadeira ergonômica, materiais de papelaria e ferramentas eletrônicas. Em relação à cadeira, por exemplo, é possível que a empresa conceda aquela utilizada até então pelo colaborador no espaço físico empresarial.

Concessão de plano de saúde

Nossa segunda dica é a concessão de plano de saúde corporativo aos seus empregados. Existem diversos tipos de seguros voltados para isso e eles são importantes por diversos motivos, mesmo quando o colaborador for contratado exclusivamente para trabalhar em home Office.

Primeiramente, atua na prevenção às doenças e na rápida resposta àquelas eventualmente diagnosticadas. Em segundo lugar, esse tipo de benefício é uma forma de engajar os colaboradores e, igualmente, demonstrar que eles têm importância para a organização.

Disponibilize serviços de psicólogos

Ainda, todos enfrentam um difícil momento principalmente diante do cenário ilustrado pela pandemia de Covid-19. Dessa maneira, é comum que doenças psicológicas como depressão e ansiedade despertem com mais freqüência.

Nesse viés, sua empresa pode adotar a concessão de serviços de psicologia aos seus colaboradores. Para isso, pode-se fazer parceria com clínicas e profissionais ou mesmo contratar um especificamente para esse fim.

Assim, é possível que as consultas e atendimentos sejam feitos de maneira remota e que a saúde mental seja preservada.

 

Mantenha os horários de trabalho e intervalos destinados ao descanso

É muito comum que pessoas em home Office acabem trabalhando por mais tempo do que o fariam dentro da sede empresarial. Afinal, os sistemas e materiais estão disponíveis 24 horas, com facilidade de acesso para a prestação dos serviços.

Entretanto, é crucial que haja o cuidado com o respeito aos intervalos e ao tempo de descanso. Eles devem corresponder, no mínimo, ao determinado no contrato.

Assim, oriente seus colaboradores para respeitar os tempos destinados aos intervalos, bem como a organizar o dia a dia de forma a não prestar longos períodos de labor extraordinário.

Disponibilize meios de comunicação em tempo real

Outro fator que é indispensável no trabalho em home Office é a disponibilização de sistemas e meios de comunicação em tempo real. Para isso é possível usar ferramentas comuns do dia a dia, como WhatsApp.

Por outro lado, existem outras ferramentas corporativas que permitem o trabalho em equipes com a promoção do diálogo a qualquer tempo. Com isso você garante que o seu colaborador tem acesso aos colegas e gestores e que qualquer dúvida ou percalço sejam rapidamente contornados.

Também, considerando-se o período de afastamento social, é importante que o seu colaborador mantenha contato com outras pessoas como forma de se manter mentalmente saudável. 

Indique exercícios de ginástica laboral

Ainda, independentemente da qualidade dos materiais que são usados para o home Office, existem exercícios que são essenciais. A maioria deles se relaciona a alongamentos, uma vez que longos períodos sentado em frente ao computador podem atrofiar musculaturas e causar dores musculares diversas.

Assim, que tal indicar exercícios laborais para os seus colaboradores? Você pode requerer auxílio de um profissional da fisioterapia ou mesmo da educação física. Igualmente, é possível realizá-los de maneira conjunta em vídeochamadas, o que até mesmo pode ser usado como uma forma de contato entre os colaboradores diariamente.

Estabeleça rotinas de equipe

Por fim, para manter o home Office saudável é importante que o colaborador tenha uma rotina de trabalhos. Por isso, é imprescindível que os gestores elaborem essas rotinas em relação às atividades diárias e também às reuniões e feedbacks.

Outro fator que pode compor as rotinas é a realização de “happy hours à distância”, em que a empresa auxilia a manutenção da sociabilidade do colaborador e integração das equipes mesmo à distância.

Com essas dicas é possível manter o trabalho em home Office de modo saudável, sem que os colaboradores sejam afetados fisicamente e psicologicamente. Assim, mantém-se o equilíbrio e a empresa cumpre com seu fundamental papel de promoção do bem-estar dos seus funcionários.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »