30/05/2012 às 23h25min - Atualizada em 30/05/2012 às 23h25min

Dia nove de junho Marcelo Darghan levará poesia ao artesanato em curso com previsão de 1500 participantes

Evento gratuito em beneficio do GRAACC ocorrerá na Marquise do Parque Ibirapuera em São Paulo das 13h às 17h

Trio Press

O artista plástico Marcelo Darghan traz inovações ao maior curso de artesanato do mundo, que acontece duas vezes ao ano: nesta edição, que terá o amor como tema, a poesia do português Fernando Pessoa estará no centro das atenções. As 1500 pessoas esperadas para a oficina bordarão uma das frases do poeta. O evento será transmitido ao vivo via internet e ao mesmo tempo num telão Darghan fará o passo a passo do trabalho a ser executado.

Enquanto realiza o trabalho artesanal o artista plástico falará ao público e mostrará vídeos sobre o poeta Fernando Pessoa. “O publico tem interesse, mas não tem muitas oportunidades de acesso à literatura e essa é uma forma de coloca-los em contato com o universo da poesia”, justifica Darghan que tem como projeto trabalhar outras manifestações culturais, como pintura e escultura nas próximas edições.

O evento é gratuito e os participantes podem colaborar doando agasalhos ao GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

Vale lembrar que Darghan desenvolveu ao longo de sua trajetória profissional técnicas bem particulares para ministrar as oficinas. São verdadeiras “aulas show” com música, dança, ginástica e arte, enquanto se divertem e se distraem os participantes se desligam da critica e realizam atividades que nunca imaginaram serem capazes de fazer.

Para participar é preciso se inscrever previamente (as inscrições terão início dia 23 de maio) e no dia do curso levar uma tesoura, uma caneta e, se quiser e puder, um agasalho que será doado ao GRAACC.

 

Artesanato no Brasil

Hoje o artesanato movimenta uma economia informal que virou fonte de renda para muitas famílias. Dados do Ministério do Desenvolvimento revelam que a atividade artesanal movimenta 28 bilhões anuais, o correspondente a 2,8% do PIB – Produto Interno Bruto e, de acordo com o Ministério já não se ancora mais na informalidade. As estimativas, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - são que 8,5 milhões de pessoas estejam ligadas à atividade, sendo que 87% delas são mulheres.

 

Sobre o artista plástico Marcelo Darghan

 Marcelo Darghan trabalha com artesanato há 24 anos. É criador do Prêmio Artesão do Ano e colabora na organização da Mega Artesanal, maior feira do setor da América Latina, com a visitação de 150 mil pessoas em seis dias. Participa de programas de TV como Mulheres, da Rede Gazeta e Mais Você, da Rede Globo, entre outros, sendo que tem seus trabalhos publicados em veículos de circulação nacional e em publicações na América Latina. Cada um de seus inúmeros vídeos de cursos no site Youtube contém mais de 500 mil acessos, totalizando mais de dois milhões e meio de visualizações. Além do mega evento no Ibirapuera, Darghan viaja o ano todo pelo Brasil e América Latina ministrando cursos gratuitos.

 

Serviço:

Curso gratuito de artesanato em beneficio do GRAACC

Dia 9 de Junho de 2012

Local : Marquise do Parque Ibirapuera

Entrada pelo portão 10

Das 13 às 17 horas

Inscrições por telefone : 11 3884.0622

Levar : tesoura, caneta e um agasalho em bom estado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »