24/11/2020 às 17h52min - Atualizada em 24/11/2020 às 18h48min

Flexibilidade e robustez tecnológica fazem aposta da Jovem Pan no mundo do streaming audiovisual decolar

Com solução da Agile Content, Panflix é top três do iBest e impacta mais de 200 mil pessoas por mês

SALA DA NOTÍCIA MakingNews
https://www.agilecontent.com/br/
Divulgação
Para se manter competitiva frente à gradativa migração da audiência para canais digitais como o Youtube e a Netflix, a rádio Jovem Pan lançou, no início de maio, o Panflix, streaming de áudio e vídeo, com tecnologia OTT, do inglês Over the Top, da Agile Content. O diferencial nessa implantação foi a criação de um produto flexível e sofisticado de comunicação, que reúne podcasts, música, jornalismo, entretenimento e esportes. As notícias, o carro chefe da emissora, são organizadas por linhas editoriais, inclusive hardnews, com tecnologia de produção e distribuição digital de conteúdo audiovisual, além de recursos que permitem à Jovem Pan monetizar seus produtos e estreitar o contato com seu público.

A aposta garantiu para o Panflix, em cinco meses, estar os três melhores streaming de música e vídeo, em votação popular do iBest. E não é só isso, os conteúdos, ao vivo e on-demand, produzidos nos estúdios da Pan somam mais de 232 milhões de visualizações por mês em todo o Brasil.

O Diretor de Serviços Profissionais LATAM da Agile, Rafael Fuzari, explica que a demanda da Jovem Pan consistia em aumentar seu alcance, principalmente diante do crescimento exponencial da concorrência de produtos de vídeo. “Desenvolvemos o projeto de distribuição de conteúdo audiovisual de forma flexível e escalável para atender demandas atuais e futuras. O resultado é surpreendente: o Panflix acumula milhões de visualizações de vídeo por dia, e um catálogo crescente com dezenas de novos conteúdos todos os dias.”

Tecnologia
A rede de rádios, que já publicava seu conteúdo no Youtube, optou por transformar 100% da sua programação radiofônica em vídeo, inclusive transmissões ao vivo, e criar o Panflix. Falando assim, parece algo simples, mas sem a plataforma da Agile Content, essa missão seria impossível. A distribuição de vídeo precisa ser compatível com todos os fabricantes de dispositivos eletrônicos, o que requer uma transformação para os vários formatos digitais – iOS, Android, Smart Tvs etc. – e às mais diversas resoluções, de forma automática e de maneira que a distribuição seja praticamente em tempo real.

“A programação da Jovem Pan é 100% transformada em vídeo, além dos conteúdos de suas afiliadas. O grande desafio foi consolidar todo o conteúdo por meio de nossa plataforma, de modo a atender ao projeto de expansão da rede brasileira de rádio”, comenta Fuzari. Tudo isso por meio de nuvem, com o uso de CDN – Content Delivery Network – e todos os protocolos de segurança.

Com a plataforma da Agile, resolvemos todo o fluxo de vídeo e organização do conteúdo, com a unificação dos diferentes canais editoriais da Jovem Pan em um único lugar, transformação automática para os formatos das diferentes plataformas quando necessário, até chegar aos usuários de acordo com a capacidade de cada conexão de internet, para não haver interrupção ou congelamento, explica o CEO da Jovem Pan, Roberto Araújo.

“A tecnologia da Agile organiza o conteúdo nas diversas editorias e conta com recursos que distribuem corretamente o conteúdo de acordo com a plataforma do usuário e geolocalização”, assinala Araújo.

Fuzari acrescenta: “É uma solução completa, que consolida, organiza e distribui 100% de tudo que é criado pela Jovem Pan, com o conteúdo ao vivo e on-demand, 24 horas por dia.”

463 mil downloads desde o lançamento
O PanFlix, que disponibiliza atualmente mais de 150 mil conteúdos entre jornalismo, esporte, entretenimento, canal kids e podcasting do grupo de mídia Jovem Pan, é um dos poucos serviços de streaming a oferecer programação inédita e ao vivo todos os dias. Em cinco meses, o aplicativo registrou 463 mil downloads com média de 22 minutos de retenção.
 
Monetização
Além da autonomia na organização editorial, o projeto Panflix abriu novas possibilidades de monetização. “Agora, podemos rentabilizar nosso negócio a partir da publicidade gerenciada por nós mesmos, inclusive com a perspectiva de disponibilizar conteúdo premium”, destaca o Head Digital da Jovem Pan, Fabricio Vulcano.

Outra vantagem do Panflix é o contato e a interação direta com o público, o que não acontecia com a audiência do seu canal no Youtube. “Estamos negociando novas parcerias para ampliar os assuntos tratados no Panflix. Queremos incluir informações de esportes, de nicho e até humor. Também iniciamos diálogo para trazer outros canais do Youtube para o Panflix”, completa Vulcano.

Suporte, treinamento e evolução
Além do desenvolvimento de toda a parte digital, a Agile tem um time de suporte, dedicado à manutenção evolutiva da plataforma. “A Agile também treinou nossos profissionais, de modo a otimizar a utilização das novas ferramentas”, esclarece Fabricio, da Jovem Pan.

Outro diferencial da implantação é o constante “ajuste fino”, feito todos os meses, para adequar a capacidade da solução do Panflix à sua volumetria. O objetivo é nunca ter limite de capacidade para os usuários. “Sempre temos em mente as constantes evoluções tecnológicas, inclusive dos smartphones. Assim, entregamos uma plataforma escalável e com atualização constante,” assinala Fuzari.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »