17/11/2020 às 16h27min - Atualizada em 17/11/2020 às 16h32min

Jovem Aprendiz: O primeiro passo para o sucesso profissional

SALA DA NOTÍCIA Victor
O jovem aprendiz é um programa do Governo Federal que incentiva diferentes tipos de empresas a criar programas de aprendizagem para todos os jovens e adolescentes, entre 14 e 24 anos nas regiões do Brasil.
É por meio deste programa que milhares de brasileiros conseguiram se inserir no mercado de trabalho, é devido o Jovem Aprendiz, que adolescentes conseguem renda financeira.
Logo, esse primeiro contato com o trabalho representa tanto uma forma de ganhar dinheiro, assim como também é o início para o sucesso na vida profissional.
Isso significa que o Jovem Aprendiz é extremamente importante para o desenvolvimento de uma juventude de qualidade e para conseguir tornar o caminho do jovem adulto mais fácil.
Quer ficar por dentro deste assunto e entender porque o Jovem Aprendiz é importantíssimo em território nacional? Continue acompanhando o artigo com bastante atenção.
Boa leitura!

Quem é o jovem aprendiz?

O aprendiz é aquele jovem que estuda e que também trabalha, que receberá toda capacitação específica no setor em que se encontra empregado e esse programa acaba incentivando aprendizagem entre jovem de 14 e 24 anos.
Entenda que a iniciativa se deu devido a Lei nº. 10097/200 da Aprendizagem.

A Lei nº 10097/2000 da Aprendizagem

Essa é a leia que contrata o jovem aprendiz e estabelece o seguinte:
  • Todos os estabelecimentos devem ser responsáveis por fornecer emprego para jovens aprendizes que seja correspondente a 5% a 15% total de todos os seus funcionários;
  • O jovem aprendiz deverá exercer tarefas que necessitam de formação profissional;
  • O aprendiz é o jovem que estuda e que trabalha ao mesmo tempo, ou seja, essa pessoa deverá estar cursando a escola regular ou uma instituição de ensino que possua convênio com essa empresa.
Desta forma, há muitas normas que devem ser respeitadas, já que se trata de uma lei, com o objetivo de ajudar o adolescente no Brasil, portanto, acaba fazendo muita diferença na vida desses jovens.

Quem pode ser jovem aprendiz?

Como já mencionado anteriormente, qualquer jovem entre 14 e 24 anos que ainda estiver matriculado em uma instituição de ensino e tenha freqüência assídua, pode participar do programa, seja esta instituição de nível fundamental, médio ou superior.
É importante destacar também, que se o candidato a vaga de Jovem Aprendiz possuir deficiência, não há limitação de idade para o programa
O jovem aprendiz pode trabalhar por um período de até dois anos na empresa contratante.

Porque ser jovem aprendiz? Descubra!

Além de ter uma renda mensal, o FGTS e o INSS, ser jovem aprendiz poderá ser transformador para quem busca obter sucesso no mercado de trabalho, esse é o primeiro passo desta jornada.
As funções do jovem aprendiz sempre serão determinadas de acordo com a vaga para a qual essa pessoa se candidatou, portanto, isso irá variar de uma empresa para a outra.
Entretanto, sempre será dentro do âmbito do aprendizado.
É essencial entender que as tarefas normalmente são mais sobre questões administrativas e que acabam contribuindo para o crescimento profissional do indivíduo.

Chegou o seu momento de brilhar!

Viu só como o Jovem Aprendiz é o primeiro passo para o sucesso? Não há dúvidas de que essa é a trajetória ideal para você, correto? Busque por empresas que disponibiliza esses tipos de vagas e aproveite todas as oportunidades proporcionadas para crescer profissionalmente.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »