06/11/2020 às 17h32min - Atualizada em 06/11/2020 às 17h32min

Eleições nos EUA: Interesse dos brasileiros cresce 203% comparado a 2016.

A disputa presidencial americana em 2020 quebrou alguns recordes, incluindo de maior participação dos eleitores nos últimos 120 anos.

Redação
Desde o dia 3 de novembro o mundo inteiro vem acompanhando a 59ª eleição presidencial nos Estados Unidos. No Brasil, não foi diferente, por isso a Decode, empresa de data analytics e client acquisition specialist, buscou alguns dados que ajudam a entender como foi a movimentação no digital. Este ano, as buscas de brasileiros sobre o funcionamento do sistema eleitoral estadunidense aumentaram 203% com relação ao pleito de 2016 e, apenas entre 1º e 5/11, foram publicadas 81 matérias sobre o assunto, com alcance estimado de 7,3 milhões de brasileiros.

Nos últimos 6 meses, as buscas por Trump superaram a procura por Biden em 334%. Entretanto, a procura por Trump caiu 376% comparando com as buscas pelo empresário em 2016, ano em que ele foi eleito. Donald Trump também é mais famoso no Twitter, com 88,1 milhões de seguidores brasileiros em sua base, enquanto Joe Biden conta com 13,2 milhões.

No Twitter, após a virada em Michigan para Joe Biden, o estado entrou em primeiro lugar nos trending topics com 1,4 milhões de tweets. O mesmo ocorreu com Wisconsin (1,6 milhões de tweets) e Nevada, o estado decisivo para Biden, ficou 8 horas em primeiro lugar nos trending topics com 2,2 milhões de Tweets.

No Brasil, além do aumento da procura sobre o funcionamento das eleições nos EUA, as buscas no Google por ‘mapa eleição americana 2020 em tempo real’ e ‘atualização da eleição americana’ tiveram mais de 4.200% de crescimento, entre 29/10 e 05/11.

"Por aqui, além de compreender como funciona um sistema eleitoral tão diferente do nosso, os usuários também quiseram acompanhar as apurações, já que isso também tem impacto sobre o mercado. A incerteza, mais do que o resultado da eleição propriamente, é o que mais afeta a estabilidade", comenta Lucas Fontelles, Head de Consumer Insights da Decode.

A cada semana, a Decode realiza levantamentos de dados e sentimento público sobre temas relevantes do momento em diversas áreas, como tecnologia, entretenimento, inovação e sociedade. Essa expertise em comportamento do consumidor é uma das bases das soluções de negócios com foco data-driven e maximização de receita elaboradas pela empresa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »