04/11/2020 às 14h35min - Atualizada em 04/11/2020 às 14h56min

Crescem os números de casamentos apenas no civil

Estilista Silvio Cruz dá dicas de como escolher o vestido perfeito para essa ocasião

SALA DA NOTÍCIA Caroline Lyrio
Fotógrafa Jéssica Lima
Depois de registrar queda de 33% na média mensal de casamentos por conta da pandemia do coronavírus, o número de uniões voltou a subir. Segundo a Central Nacional de Informações do Registro Civil, só em setembro, foram registrados 61.799 matrimônios, uma alta de 143%.

Com isso, muitos casais optaram por fazer a união apenas em cartório, como é o caso de Raniele e Juliana Marinho, que declararam os votos e depois fizeram uma comemoração reservada com a família para evitar aglomerações.

"Não tínhamos ideia de fazer grande festa, a pandemia reforçou ainda mais isso", disse Raniele, que se casou em junho com a Juliana, no auge da pandemia no Brasil.



Glamour também no civil: pandemia provoca mudança de hábito dos noivos

“Estamos passando por um momento em que o casamento civil deixou de ser apenas um momento formal para assinar um documento. Era de costume deixar o glamour para a cerimônia religiosa, mas tenho notado o aumento da procura por um modelo especial também para o casamento civil”, conta o estilista Silvio Cruz.

“Durante esse período de pandemia, os casamentos civis se tornaram a única forma de comemorar para noivas que tiveram que adiar sua data inesperadamente, transpondo assim seus sonhos também para o vestido da cerimônia civil”, completa Silvio. Ainda que seja uma recepção simples, é importante ressaltar que isso não significa deixar nada de lado. Com a ajuda de uma consultoria especializada, é possível realizar o sonho do vestido ideal.

No mercado há quase 30 anos, ele destaca elementos que as noivas devem levar em consideração. “Devem ficar atentas quanto ao local, biotipo e horário na hora de escolher o modelo. Se você vai só ao cartório, deve optar por vestidos com um comprimento midi, cores claras e sem grandes exageros. Mas se a sua opção for fazer algo mais elaborado, ao cair da tarde, como um mini wedding, a dica é alongar o comprimento, usar detalhes marcantes como rendas ou algum bordado”.

Para ele, o branco também deixou de ser a cor mandatória das celebrações. “Apesar de ser a cor tradicional para noivas, já deixou de ser a preferência há algum tempo perdendo espaço para o off white (termo em inglês que quer significa quase branco). Noivas que querem inovar podem optar por tons de blush ou nude para todo o vestido ou como um fundo para dar destaque às rendas”.

E não só as noivas, os convidados também devem ficar atentos à recepção. Apesar de ser mais simples, os casamentos apenas no civil não deixam de ser uma celebração. “Ser chique está mais relacionado ao comportamento e postura do que a simplicidade da vestimenta. Por isso vestidos simples, de corte perfeito e adequado fazem tanto sucesso”, comenta o estilista.

E para o próximo ano, ele deixa uma previsão: ”acredito que para 2021 os casamentos sigam um estilo mais compacto, mas sem perder o glamour de sempre, pois não perdemos a capacidade de sonhar, queremos voltar a celebrar e viver esses momentos com nossas noivas”, conta Silvio.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »