03/11/2020 às 17h26min - Atualizada em 03/11/2020 às 18h10min

Litoral Norte e Sul da Bahia: principais diferenças entre os destinos

Com opções que vão desde resorts de luxo até vilarejos tradicionais, o maior litoral do Brasil tem opções para todos os gostos. Confira os principais destinos.

SALA DA NOTÍCIA Wisrah

A estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, é um dos mais visitados do país. Com diversas atrações culturais, muita história e beleza natural, seu vasto território oferece bons destinos para todos os gostos. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Datafolha elegeu a Bahia como o melhor local para turistas no Brasil.

No ano anterior, sua capital, Salvador, foi a única cidade brasileira a entrar na lista anual de destinos a serem visitados pelo renomado New York Times. Nem precisamos de listas e pesquisas para saber que a Bahia é um lugar especial o qual vale a pena conhecer.

Entre os diversos destinos do estado, o vasto litoral é a estrela principal. Com 1.100 km de extensão, a Bahia tem a maior faixa de areia na praia de nosso país. A cidade de Salvador é o ponto que divide, geograficamente, as praias do Litoral Sul e Norte. Com algumas semelhanças e diferenças, ambos merecem a atenção dos visitantes.

Litoral Norte

Destino internacional, a faixa de areia do Litoral Norte da Bahia, que começa em Salvador e só termina na divisa com o litoral de Sergipe, é conhecida por ser um destino repleto de resorts.

Entre os mais conhecidos, o Sauípe é a favorita das pessoas que buscam contato com a natureza, sem deixar de lado o conforto. Com águas ligeiramente mais quentes que aquelas do Litoral Sul, esta é uma região com forte presença hoteleira, sendo conhecida pelo turismo de alto padrão.

Entre as orlas mais famosas, vale citar a Praia do Forte, na região metropolitana de Salvador. A facilidade de acesso, a variedade de serviços oferecidos e a possibilidade de observar tartarugas atraem visitantes durante todo o ano, especialmente, no verão.

Quem busca uma experiência longe dos resorts e mais próxima do turismo ecológico também pode se aventurar pelo Litoral Norte da Bahia. A praia de Imbassaí, em Mata de São João, é o destino perfeito para aqueles que procuram a prática de rafting e sandboard, por exemplo.

No extremo Norte, já no fim do estado, a Praia do Mangue Seco é uma opção rústica, charmosa e com imersão cultural local. Os pequenos restaurantes da localidade são famosos pelos pratos de frutos do mar, com receitas típicas. A região chegou a ser retratada na novela Tieta, inspirada pelo romance homônimo de Jorge Amado.

Litoral Sul

O Sul da Bahia faz divisa com o Sudeste do Brasil por meio dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Por esse motivo, a região é um destino badalado entre os jovens dos territórios vizinhos. 

Cidades como Porto Seguro e Arraial D'Ajuda recebem milhares de turistas, todos os anos, em busca de festa. Outras protagonistas da região são Ilhéus e Trancoso, ambas, da mesma forma, com praias lotadas, ideais para quem curte agito no verão.

Outra cidade que vem ganhando bastante atenção dos turistas é Caraíva, adorada pelos jovens descolados e por quem busca uma experiência um pouco mais local. Na verdade, ela é uma vila de difícil acesso. Mesmo assim, é um destino favorito de muitos para ocasiões especiais, como Réveillon e Carnaval. 

Contudo, nem só de agito vive o Litoral Sul da Bahia. Ainda é possível encontrar praias, cachoeiras e cidades fora da rota turística, para quem quiser dar uma escapada da badalação, por alguns dias, durante a viagem, ou fazer um passeio completamente tranquilo, mesmo próximo dos destinos mais visitados.

A Praia do Espelho, em Porto Seguro, e a Praia de Taipu de Fora, em Barra Grande, são bons exemplos disso. Entre outros destinos tranquilos na região, também vale citar a Praia do Moreré, a Ponta do Corumbau e a Praia do Rio da Barra.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »