23/10/2020 às 17h00min - Atualizada em 23/10/2020 às 22h24min

Dicas para renovar a casa gastando pouco

Com criatividade, mudar o ambiente pode ser divertido e fácil.

SALA DA NOTÍCIA Juliana Crem

A decoração da nossa casa reflete um pouco da nossa personalidade, como somos e como estamos nos sentindo. Por isso, é natural que, de tempos em tempos, a gente sinta vontade de renovar tudo, transformando o ambiente, conforme nossas emoções também mudam.

Para quem está com pouco dinheiro ou não quer gastar muito, é importante saber que, com criatividade e um pouco de paciência para garimpar os melhores preços, é possível transformar qualquer decoração!

Uma dica importante é aproveitar a proximidade de datas específicas de ofertas, como a Black Friday, para pesquisar e comprar móveis em promoção. Assim, dá para aproveitar e substituir prateleiras, estantes, mesas, cadeiras ou estofados.

Separamos algumas dicas preciosas para quem deseja mudar os ares dentro de casa.

Pintura

Trocar as cores de portas e paredes é uma das maneiras mais fáceis de mudar a decoração. Apesar de o processo ser um pouco trabalhoso, não é tão caro e pode ser feito pelos próprios moradores. Pintar as paredes não requer muita habilidade, e há diversos tutoriais na internet com dicas para fazer isso sozinho.

Quem tiver um pouco mais de prática pode se arriscar até a criar texturas, com o uso de massa corrida, grafiato (um produto específico para isso), espátulas, escovas e esponjas. O efeito pode ser feito em uma única parede ou em todo o cômodo, transformando o visual!

Adesivos

Os azulejos são revestimentos bastante costumeiros para cômodos como cozinha, lavabo e banheiro. Até a década de 1980, era comum usar azulejos estampados nos cômodos, o que acabava deixando o visual poluído e cansativo.

Se substituir o revestimento não for uma opção para o momento, então, há duas medidas a serem domadas: pintar as peças com uma tinta própria para isso ou cobri-las com adesivos também específicos para esse tipo de revestimento.

Práticos e fáceis de limpar, os adesivos podem ser encontrados lisos ou com estampas variadas, ajudando a compor um visual charmoso e até divertido nos cômodos, conforme a imaginação mandar. 

Se o preço do adesivo não estiver muito acessível para cobrir todo o cômodo, então, o recurso pode ser usado apenas como um detalhe, para criar um rodameio na parede ou na parte frontal da pia, por exemplo.

Os adesivos também podem ser usados para renovar o visual das portas, destacando ou disfarçando-as. Há opções que cobrem toda a folha da porta, e outras que são apenas detalhes que atingem parte do item.

Para eletrodomésticos, como geladeiras, e móveis planejados, também é possível revesti-los com papel adesivo (liso ou estampado), daqueles que são encontrados em papelaria. 

Nesse caso, basta calcular quantos rolos serão necessários para o que deseja cobrir, fazendo combinação de cores e estampas. A aplicação é mais fácil se for feita com esponja, detergente e uma espátula.

Móveis

Nem sempre é fácil achar móveis em promoção, mas pode valer a pena substituir os que já estão em casa ou tentar renová-los de alguma forma. Móveis de metal, por exemplo, podem ganhar nova pintura com tinta spray.

Estofados, como sofás e poltronas, ganham uma nova aparência com o uso de mantas, capas e almofadas coloridas. Estantes e prateleiras também podem ser substituídas de acordo com o gosto e a necessidade do morador.

Iluminação

Essencial em qualquer decoração, a incidência de luz ajuda a criar um clima confortável e intimista ou moderno em qualquer ambiente. Para renovar essa parte, muitas vezes estrutural, é possível lançar mão de lustres pendentes, arandelas e spots.

Se não for possível mexer na fiação para puxar novas luminárias, aposte nos abajures de mesa ou piso e até nos fios com luzinhas de led (coloridas ou decoradas), que ajudam a deixar qualquer cômodo charmoso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »