23/10/2020 às 11h26min - Atualizada em 23/10/2020 às 15h06min

Como melhorar a performance do seu smartphone em 3 passos

Erros comuns deixam o telefone mais lento após o uso prolongado, mas gestos simples podem recuperar o desempenho do aparelho.

SALA DA NOTÍCIA Wisrah
 

Se você comprou um smartphone há mais de dois anos, é possível que ele já não apresente o mesmo desempenho dos primeiros meses após a compra. Tela travando, desligamento mesmo com carga relevante e lentidão são queixas comuns de quem utiliza o mesmo aparelho por longo tempo seguido.

 

Em muitos casos, infelizmente, a solução é trocar de aparelho antes que ele te deixe na mão e você perca dados importantes. Em outros, porém, é possível melhorar a performance do smartphone com alguns passos supersimples, estendendo a vida útil do seu celular. Confira, agora, três dicas para te ajudar nessa missão.

 

Exclua aplicativos que não são utilizados

Uma das principais características de um smartphone é a possibilidade de instalar aplicativos. Inclusive, é por causa disso que eles passaram a ser chamados de “telefones inteligentes”. No entanto, como qualquer outro software, os apps demandam memória e desempenho.

 

Assim, uma maneira bem simples de melhorar a usabilidade do seu celular é deletando aquelas aplicações que você não utiliza mais. É normal que tenhamos diversos aplicativos que testamos, não gostamos e deixamos de usar, ou mesmo aqueles que já fizeram sentido para as nossas necessidades em outro momento, mas, agora, não fazem mais.

 

É possível que aplicativos que não são utilizados há muito tempo estejam desatualizados, o que também deixará o seu smartphone mais lento. Contudo, todos eles podem ser retirados do seu celular, fazendo com que o aparelho funcione muito melhor.

 

Coloque as suas fotos na nuvem

Um dos maiores avanços dos celulares é a possibilidade de tirar fotos. Quem pertence às gerações mais antigas sabe que os primeiros aparelhos de telefonia móvel não tinham câmera. Hoje em dia, por outro lado, a qualidade da fotografia produzida por um smartphone é um fator essencial para que se decida entre um modelo e outro.

 

Acontece que as fotografias que tiramos são mídias que também demandam muita memória interna do telefone. Mesmo quem tem cartão de memória externa vai sentir o desempenho ser afetado pelo excesso de fotos. Nesses casos, a melhor maneira é utilizar um serviço de armazenamento em nuvem, que permite deletar as fotos do aparelho periodicamente.

 

Os melhores serviços te oferecerem acesso às fotografias em tempo real, como se estivessem no celular, desde que a internet seja compatível com essa demanda. Ao mesmo tempo, aliviam o software do aparelho e, consequentemente, melhoram o desempenho dele.

 

Feche as abas antigas de navegação da internet

Outra importante característica de um smartphone é o acesso à internet. Em alguns casos, a experiência de navegação na web é bem semelhante ao acesso dos computadores pessoais, por isso, esta é a forma pela qual mais se utiliza a internet no Brasil. 

 

Um levantamento de 2014, realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou que os residentes de nosso país preferem o celular na hora de navegar pela internet. Cada vez mais, a rede mundial de computadores é utilizada em aparelhos móveis para lazer, compras e até atividades relacionadas ao trabalho.

 

Entretanto, um comportamento comum, tanto aos usuários de computador, quanto aos de celular, é o hábito de deixar diversas abas abertas. No caso dos smartphones, como os aplicativos costumam ser mais usados, às vezes, essas abas ficam esquecidas, abertas por meses e até anos. 

 

Então, vá até o seu navegador do celular e confirme que esse não é o seu caso. Se for, feche todas as abas, salve as que forem necessárias, utilizando o recurso “favoritar”, e veja como esse gesto supersimples vai melhorar, e muito, a performance do seu aparelho.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »