13/10/2020 às 12h19min - Atualizada em 16/10/2020 às 17h44min

Como decorar um apartamento pequeno?

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na sua decoração

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Cada vez mais os apartamentos se tornam a melhor escolha para diversas pessoas, mesmo que em muitos casos sejam bem menores que casas comuns. Encontrar o apartamento ideal é o sonho de muitos, contudo, sabemos que essa não é uma tarefa fácil, sendo necessário utilizar artifícios decorativos para deixar o imóvel de acordo com a sua personalidade. No entanto, não são todas as pessoas que podem contratar um profissional da área, como o designer de interiores, para realizar essa tarefa. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre como decorar um apartamento pequeno!

Descubra o que você gosta

Antes de qualquer coisa, seu apartamento precisa ter as suas características e personalidade. Por isso, faça uma pesquisa de estilos e veja o que prefere, se seu gosto é mais moderno, rústico, se você gosta de colorido, coisas mais simples, neutras, etc. Com isso, você já tem uma direção para seguir e elimina distrações que possam surgir ao longo do caminho.  

Aposte nas cores certas

Se você está em dúvida, aposte em cores claras, visto que além de promoverem sensação de tranquilidade, também tornam o ambiente maior. Itens que ocupam mais espaço como móveis e paredes quando possuem tons mais neutros fazem esse trabalho muito bem, mas atente-se para que seu apartamento não fique mais parecido com um consultório. Sendo assim, você pode ainda utilizar cores mais fortes e tons coloridos para incluir nos detalhes, como nichos, almofadas, tapetes, cadeiras, etc. Caso opte por cores mais escuras, tome cuidado para que o ambiente não fique pesado e com sensação de bagunça.

Invista nos móveis planejados

Os móveis planejados são perfeitos para otimizarem seu espaço e ainda serem uma das formas de decoração. Afinal, eles são feitos sob medida, se encaixando perfeitamente no ambiente e atendendo às suas exigências, como cores específicas, tamanhos e funcionalidade. Por exemplo, é possível parafusar uma mesa na parece que pode ser levantada ou abaixada, fazendo com que seu espaço seja melhor aproveitado. Inclusive, eles ainda são um ótimo investimento, visto que valorizam o imóvel para uma futura venda ou até mesmo se desejar alugar para alguém, podendo cobrar um valor um pouco mais alto.

Tenha uma boa iluminação

Antes de adquirir seu imóvel, você pode solicitar para a imobiliária apartamentos que tenham boa incidência de luz do sol, para aproveitar o máximo possível. Além disso, você pode utilizar a iluminação artificial a seu favor, visto que quando se concentra apenas uma luz no centro do ambiente, ele se torna ainda menor. Ou seja, você pode incluir diversos spots e trilhos no espaço para que a iluminação se torne sua aliada. No entanto, esqueça a luz branca, visto que, os tons mais quentes deixam o ambiente mais aconchegante e melhoram sua qualidade de vida.
Crie um ambiente único
Integrar ambientes como cozinha e sala pode ser peça-chave para oferecer sensação de amplitude para seu apartamento. Atualmente, muitos condomínios criam os apartamentos pensando justamente nisso, facilitando com que paredes sejam removidas para agradar ainda mais o morador. Aqui, você também pode conversar com sua imobiliária para encontrar mais imóveis desse tipo, ou se você for alugar, verifique a possibilidade de reformas. Para decorar o ambiente integrado você pode utilizar cores iguais para promover a sensação de continuidade que é associada à amplitude do espaço.

Os espelhos são seus amigos

Os espelhos são ótimos para tornar o ambiente maior, mas quando utilizados da maneira errada podem prejudicar toda a estética do local. No momento de comprá-los identifique as suas necessidades, visto que espelhos verticais deixam o ambiente mais alto e os horizontais tornam o espaço mais largo. Além disso, opte por utilizá-los em locais neutros para que não prejudiquem a decoração. É possível colar o espelho na parede, como decoração devido aos diferentes formatos e até mesmo apoiá-lo no chão.

Não esqueça das plantas

Além de melhorarem a qualidade do ar as plantas oferecem vida ao ambiente, promovendo uma decoração única e totalmente natural. Você pode colocá-las em jardins verticais na varanda, ou caso não possuir, ainda é possível colocar os vasos em móveis e até mesmo pendurá-los no teto.

Não tenha medo de nichos e prateleiras

Apartamentos pequenos têm muito espaço nas paredes e por isso, apostar em nichos e prateleiras é ideal para organizar seus pertences. Guarde livros, objetos decorativos, fotografias, e até mesmo os eletrodomésticos na cozinha. No banheiro, você pode deixar sua pia totalmente liberada ao instalar um nicho para seus produtos de higiene pessoal, como cremes, escova de dente, entre outros. Eles são ótimos para otimizar o espaço e podem ser de diferentes cores para deixar o ambiente divertido.
Decorar um apartamento pequeno não precisa ser uma tarefa impossível. Lembre-se de conversar com sua imobiliária antes de adquirir seu imóvel para que ela entenda todas as suas necessidades e você encontre um espaço que, mesmo pequeno, possa ser adaptado aos seus gostos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »