29/09/2020 às 18h05min - Atualizada em 01/10/2020 às 14h11min

Como cuidar do seu carro novo: dicas essenciais para aumentar a vida útil

Se você comprou um automóvel recentemente, precisa aprender como cuidar do seu carro novo para conservar o valor dele o máximo possível. Afinal, é fácil perder valor no seu veículo sem os cuidados certos.

De acordo com um estudo, a depreciação média de automóveis no Brasil é de 3 a 5% ao ano. No entanto, é importante ter em mente que essa depreciação não é igualitária. Na verdade, a maior parte dela acontece nos dois primeiros anos de uso.

Por isso, é essencial aprender como cuidar do seu carro novo para poder manter não só a sua vida útil, como também o seu valor com o tempo. Quer aprender como fazer isso? Então siga a leitura abaixo!

Use bons produtos para garantir a qualidade das peças

Um automóvel é composto por peças, mas também por vários produtos que são inseridos dentro dos seus sistemas. Se a qualidade desses produtos não for a melhor possível, há a chance de que o veículo sofrerá com desgastes.

Um exemplo simples disso é o combustível, Uma gasolina adulterada pode causar danos sérios no motor. Por isso, é importante comprar o combustível em um posto de qualidade, que trabalhe com os melhores produtos do mercado.

Outro exemplo é com o óleo sintético, semi sintético ou mineral. Normalmente, os óleos sintéticos e semi sintéticos são os que dão melhor resultado para o automóvel, especialmente quando combinados com os aditivos corretos. Já os óleos minerais tendem a não funcionar tão bem assim com o veículo.

A água do radiador é o terceiro exemplo central. Muita gente pega a água da torneira e coloca lá, sem saber que isso é um perigo para o carro pois a água da torneira costuma ter minérios, como o calcário. Isso estraga o veículo. É essencial usar uma água especial para não causar danos ao automóvel.

Invista em procedimentos que vão ajudar a conservar o carro

É importante ter em mente que existem alguns procedimentos específicos que podem ajudar a conservar a vida útil do seu carro. É claro que nem todos eles devem ser feitos a todos os momentos, mas é importante saber que eles existem.

O primeiro exemplo é fazer uma restauração da lateria em caso de arranhão no carro. Quando isso acontece, é normal que as pessoas queiram resolver o problema por conta própria, mas isso pode acabar sendo bem mais caro do que contratar um profissional para o trabalho.

Outro procedimento que é muito útil para manter a vida útil do automóvel é lavá-lo regularmente. Pois é: uma boa limpeza no carro, por dentro e por fora, pode ajudar a mantê-lo conservado por mais tempo, especialmente por remover elementos que causam dano à lataria e sistemas internos.

Faça a manutenção preventiva no sistemas do seu automóvel

Não existe outra maneira de como cuidar do seu carro novo sem investir na manutenção preventiva. Afinal, ela é a melhor maneira de evitar problemas sérios no seu automóvel.

Se você abrir o manual do proprietário do seu carro, verá que lá estão dicas e requisitos mínimos para poder cuidar adequadamente do seu automóvel. Isso inclui a quilometragem para fazer cada revisão em uma oficina mecânica de confiança.

Dessa forma, você poderá cuidar adequadamente do veículo ao realizar todas as revisões nos prazos corretos. Esse procedimento garantirá que o seu automóvel estará sempre bem cuidado, fazendo substituições antes que elas gerem problemas maiores ou que as peças tenham desgastes acima do normal.

O ideal seria poder contar com a manutenção preditiva, que usa sistemas de inteligência artificial para poder prever quando as peças terão algum problema. No entanto, essa tecnologia não está facilmente disponível para os motoristas no momento. Por isso, a manutenção preventiva ainda é a melhor solução nesses casos.

Aprenda como cuidar do seu carro novo ao dirigi-lo

Além dos produtos que vão dentro do carro e a manutenção, existe um outro elemento que é importante para a conservação do veículo: o motorista. Pois é, dependendo da maneira como se dirige, é possível aumentar ou diminuir a vida útil do automóvel.

Por exemplo, você tem o hábito de calibrar os pneus do seu veículo? Se não, saiba que além de gastar mais combustível do que o adequado, você ainda está forçando o motor do seu automóvel. Isso porque ele precisa fazer mais força para mover as rodas, o que gera um desgaste inorgânico.

O mesmo vale para atitudes como não trocar a marcha na hora certa (deixá-la aberta, além de gastar mais combustível, também força o motor), não diminuir a velocidade perto de um quebra-molas e por aí vai.

São muitas as atitudes que podem danificar um carro e, portanto, é essencial aprender como dirigir da maneira correta para evitar esses danos e poder conservar a vida útil de um automóvel.

E aí, aprendeu como cuidar do seu carro novo? Agora é só colocar essas dicas em prática para manter o seu veículo funcionando por mais tempo.

Não esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais e marcar seus amigos que se interessem pelo material!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »