14/09/2020 às 18h22min - Atualizada em 15/09/2020 às 12h51min

Como aumentar o engajamento no Instagram de uma empresa

Ter um grande número de seguidores no Instagram pode lhe dar uma sensação calorosa - mas nem todo seguidor é criado igual.
Na verdade, sua contagem de seguidores não importa muito.
O número de seguidores do Instagram que você não significa nada se esses seguidores não estiverem prestando atenção e se engajando com o conteúdo que você compartilha.
É por isso que o engajamento é uma medida muito melhor de sucesso no Instagram do que a contagem de seguidores.
Maior engajamento significa mais visibilidade para sua marca - e mais vendas para sua empresa. Quando seus seguidores curtem, comentam, salvam ou compartilham suas postagens no Instagram, isso mostra que eles estão interessados ​​no que você está compartilhando. E um público menor prestando atenção terá muito mais probabilidade de comprar ou trabalhar com você do que um público amplo, mas desinteressado.

Quando você está trabalhando para transformar sua atividade física em uma carreira - e especialmente quando você está apenas começando - você precisa ficar de olho na sua taxa de engajamento no Instagram. Mas como você pode ter certeza de que o tempo que passa no Instagram é estratégico e não um desperdício de sua preciosa energia?
Quando eu estava pesquisando para este post, encontrei um monte de “dicas” e “hacks” no Instagram - mas quase nenhum conselho sobre a construção de um plano concreto e prático para aumentar o engajamento  de sua empresa no Instagram.
Então, hoje, eu quero dar a você um plano passo a passo que você pode seguir para aumentar seu engajamento no Instagram. Você aprenderá como descobrir os tipos de conteúdo que seu público adora, construir relacionamentos com influenciadores e colegas e melhorar suas taxas de engajamento - tudo em apenas uma hora ou mais por semana.
 
Uma rápida atualização do engajamento no Instagram
Sua taxa de engajamento no Instagram é simplesmente o número médio de curtidas e comentários que você recebe em cada postagem, dividido pelo seu número total de seguidores.
Por que curtidas e comentários, e não outras ações, como segue ou mensagens? Gostos e comentários são os mais fáceis de medir e rastrear ao longo do tempo - eles fornecem uma boa representação de como seus seguidores estão conectados, então usaremos essas duas métricas para medir o engajamento.
E por que dividir pelo número de seguidores? Simples - ter mais seguidores torna mais fácil atrair mais curtidas e comentários em cada postagem. A divisão pelo número de seguidores normaliza a taxa de engajamento para contas grandes e pequenas, fornecendo uma medida de engajamento mais precisa.
 
O que é uma taxa de engajamento “boa” no Instagram?
Infelizmente, não existem números rígidos quando se trata de taxas de engajamento.
Iconosquare olhou para mais de 30.000 contas do Instagram em vários setores e chegou a uma taxa de engajamento média geral de 4,7%.
Lembre-se, porém, de que esse número depende de muitos fatores diferentes, desde seu público e nicho de negócios até os tipos de conteúdo que você compartilha e seu conteúdo e objetivos de negócios.
Nosso conselho? Não compare sua taxa de engajamento com a de outros usuários do Instagram, e não vise um alvo específico ao medir sua taxa de engajamento no Instagram.
Em vez disso, meça sua taxa de engajamento atual e use-a como referência para ver como seu engajamento muda ao longo do tempo. Uma “boa” taxa de engajamento é aquela que está melhorando continuamente a cada nova postagem que você compartilha.
 
Como aumentar seu engajamento no Instagram (em menos de 1 hora por semana)
Ganhar uma vida independente com sua criatividade é ótimo, mas às vezes parece que nunca há tempo suficiente durante o dia. Como estou supondo que você não tem uma equipe de especialistas em mídia social apoiando você, você precisa aproveitar ao máximo o seu tempo.
Para ajudá-lo a começar (e evitar o desperdício de seu precioso tempo e energia), elaborei um plano rápido de seis etapas para aumentar seu envolvimento com o Instagram. O plano deve levar apenas cerca de uma hora ou mais a cada semana para ser concluído e você pode distribuir as tarefas como quiser.
Siga este plano e você começará a atrair uma comunidade engajada de seguidores no Instagram em um piscar de olhos!
 
# 1: Curta ou comente em 5 postagens dentro do seu nicho (10min)
A melhor maneira de aumentar seu público e engajamento no Instagram? Ser social. Afinal, você não pode aumentar seu engajamento sem primeiro se envolver com outras pessoas.
A melhor maneira de iniciar o engajamento no Instagram é participar e se envolver com as pessoas em sua comunidade. Isso significa curtir e comentar as postagens deles, e talvez compartilhar sua admiração e seus próprios pensamentos via DM.
Participar de conversas existentes ajudará a posicioná-lo como alguém atencioso, confiável e que vale a pena seguir, levando a um maior envolvimento em suas postagens.
Você não precisa gastar muito tempo com isso - 10 minutos é tempo suficiente para encontrar e se envolver com suas primeiras cinco postagens.
Comece examinando seu feed e encontre cinco postagens que você poderia gostar ou comentar. Você também pode encontrar postagens ou contas que tenham os mesmos interesses que você, pesquisando por hashtags populares relevantes para o seu campo - o Instagram o ajudará recomendando outras hashtags relacionadas nos resultados da pesquisa.
Digamos que você tenha um blog compartilhando receitas veganas para pais ocupados, como Megan, a mãe vegana. Você pode começar pesquisando por “ideias de receitas veganas” - o Instagram oferece uma lista de hashtags e contas relacionadas a ideias de receitas veganas com as quais você pode se envolver.
Ao clicar nas hashtags, você encontrará também uma lista útil de hashtags relacionadas que você também pode pesquisar.
Dica: ao pesquisar por postagens, fique atento às hashtags relacionadas, mas menos populares, relevantes para o seu setor ou nicho. Faça uma lista dessas hashtags e adicione-as aos seus próximos posts!
Depois de encontrar algumas postagens de que você gosta, é hora de responder. Se você gostar da legenda da postagem, deixe uma resposta atenciosa nos comentários. Se você conhece alguém que estaria interessado, marque-o nos comentários ou compartilhe a postagem com ele. Se a postagem realmente ressoar com você, envie ao criador um DM agradecendo.
Você não precisa escrever um romance - isso não deve levar mais do que alguns minutos para cada postagem. Você apenas precisa interagir e se envolver, e as conexões significativas se seguirão.
Seja genuíno em suas interações - não envie spam, não deixe uma resposta enlatada e não peça a essa pessoa para segui-lo de volta. Lembre-se de que você está construindo relacionamentos - não coletando seguidores.
 
# 2: Responder a todos os comentários ou mensagens diretas que você receber (10 minutos)
Depois de começar a se envolver com as postagens de outras pessoas, você começará a ver mais seguidores, comentários e mensagens diretas de outras pessoas no Instagram. Quando alguém dedica um tempo para se envolver com seu conteúdo, certifique-se de responder a todos os comentários e mensagens diretas.
Por que é essencial responder a todos os comentários e mensagens diretas? Além de cimentar um forte relacionamento com seu público, o envolvimento é um dos principais sinais que o algoritmo do Instagram usa ao priorizar postagens. Quando o algoritmo vê pessoas comentando em suas postagens, ele sabe que essas postagens devem ser mais valiosas - portanto, ele as promove nos feeds de seu público.
Responder a cada comentário e DM não precisa demorar muito. Você pode facilmente dedicar 10 minutos a cada semana para compartilhar suas respostas. Novamente, não há necessidade de exagerar em sua redação - mesmo um pequeno comentário sincero ou um simples gosto ajuda muito a criar uma impressão duradoura.
Dica profissional: incentive as pessoas a responder adicionando perguntas às suas legendas, enquetes interativas às suas histórias ou solicitando que os espectadores respondam aos seus vídeos.
Responda a todos os comentários e mensagens diretas para aumentar seu envolvimento no Instagram.
Conforme você começa a atrair um público maior, isso pode levar mais de 10 minutos - mas ainda vale a pena responder para o maior número possível de pessoas.
 
Nº 3: veja quais postagens anteriores geram engajamento (10 minutos)
Agora que você está começando a se envolver com as postagens e comentários de outras pessoas, vamos dar uma olhada mais de perto em suas fotos, vídeos e Stories existentes para ver se alguma postagem e formato teve maior (ou menor) envolvimento do que outros.
Obter uma linha de base sobre seus níveis atuais de engajamento lhe dará uma ideia de como é um engajamento “bom” para sua conta do Instagram. Isso ajudará você a tomar melhores decisões sobre os melhores tipos de conteúdo para compartilhar para aumentar seu envolvimento.
Para começar, use o Instagram Insights para encontrar suas postagens mais envolventes. Abra seu aplicativo Instagram, toque em sua foto de perfil e, no menu no canto superior direito, toque em Insights.
Em seguida, toque em Ver todos ao lado de Postagens e, em seguida, ajuste os filtros na parte superior para classificar por Todos / 1 ano / Compromisso. Agora você deve ver todas as suas postagens dos últimos 12 meses, com as postagens que mais curtiram e comentários no topo. Você também pode classificar por curtidas, comentários, seguidores ou outros tipos de engajamento se quiser ser mais específico.
Dica: poste no Instagram com mais frequência do que eu!
Depois de classificar suas postagens, reserve alguns minutos para procurar padrões comuns. Encontre as postagens que mostram engajamento acima da média que calculamos anteriormente e faça algumas perguntas:
  • Eles compartilham o mesmo estilo (por exemplo, fotos selecionadas versus fotos improvisadas)?
  • As postagens de vídeo geram mais engajamento do que fotos?
  • Existem hashtags que levam a um maior engajamento?
  • Existem semelhanças em como você escreve suas legendas?
  • Postagens de vídeo mais longas ou mais curtas geram maior engajamento?
Anote o que torna suas postagens mais envolventes semelhantes entre si e mantenha essa lista à mão - você a consultará quando estiver criando conteúdo futuro.
Dica profissional: some as contagens de engajamento (o número de curtidas e comentários) para cada uma das suas 10 principais postagens no ano passado e, em seguida, divida por 10. Por fim, divida pela contagem atual de seguidores. Isso dá a você uma referência de engajamento para seu principal conteúdo do Instagram. Você pode usar isso para comparar seus números de engajamento com outras contas em seu nicho.
 
Nº 4: compare o conteúdo envolvente em diferentes tópicos (10 minutos)
A seguir, vamos dedicar alguns minutos para ver o que outras contas em seu setor ou nicho estão postando. Dessa forma, podemos buscar oportunidades para melhorar sua estratégia no Instagram e compartilhar um conteúdo mais envolvente.
Abra o aplicativo Instagram e pesquise algumas hashtags comuns entre contas em seu espaço. As postagens nos resultados da pesquisa são classificadas automaticamente por envolvimento - isso oferece uma maneira fácil de encontrar o conteúdo mais envolvente para um determinado tópico. Você também precisará executar sua pesquisa no aplicativo móvel Instagram, pois a versão da web mostra apenas as 9 publicações mais populares nos resultados da pesquisa.
Outro lugar onde você pode procurar ideias de conteúdo envolventes é na página Explorar. A página Explorar é onde o Instagram exibe as postagens mais envolventes das contas que você segue, junto com as postagens de alto envolvimento de toda a rede Instagram.
Assim como você fez com seu próprio conteúdo, procure padrões entre as postagens mais envolventes para cada tópico. Tente anotar pelo menos 5 ideias que você pode aplicar à sua própria estratégia.
Dica: não copie simplesmente o que outras contas estão fazendo. Observar os níveis de envolvimento deles fornece outro ponto de dados fora da sua própria conta, mas o público e os negócios deles são diferentes dos seus.
 
Nº 5: Liste ideias para melhorar sua estratégia de conteúdo (10 minutos)
Neste ponto, você deve ter uma lista de ideias sobre o que torna o conteúdo do Instagram envolvente - agora é hora de transformar essas ideias em um plano concreto.
Ter uma estratégia é vital quando você está aumentando seu envolvimento no Instagram. Você pode não ter tempo ou recursos para definir sua estratégia da noite para o dia, mas as diretrizes que listou o ajudarão a dar uma direção clara que você pode seguir com seu conteúdo.
Dê uma olhada nos padrões de conteúdo de alto engajamento que você escreveu sobre seu próprio conteúdo e outros tópicos em seu espaço. Compare o que você escreveu com os tipos e estilos de conteúdo que está postando no momento.
Reserve alguns minutos e escreva pelo menos 5 maneiras específicas de ajustar sua estratégia de conteúdo para corresponder mais aos padrões que você descobriu:
Talvez você descubra que a maioria de suas postagens de melhor desempenho são vídeos, então você deveria tentar dobrar o conteúdo de vídeo.
Incluir uma hashtag específica parece aumentar drasticamente o engajamento - certifique-se de incluir essa hashtag em cada nova postagem que você compartilhar.
Fotos improvisadas e vídeos de bastidores obtendo mais engajamento do que conteúdo selecionado? Tente tornar seu feed um pouco mais pessoal.
Talvez as postagens com legendas mais detalhadas gerem mais envolvimento do que aquelas com legendas mais curtas - veja se escrever legendas mais longas em suas postagens futuras leva a um envolvimento maior.
Depois de escrever suas cinco táticas que você tentará, mantenha-as à mão - você precisará delas ou em nossa próxima seção.
 
# 6: Crie ideias de conteúdo que você poderia postar esta semana (10 minutos)
Agora, a parte divertida - apresentar novas ideias de conteúdo com as quais seu público não pode deixar de se envolver!
Você não precisa criar o conteúdo agora. Na verdade, é melhor manter a ideação e a criação separadas, uma vez que essas duas atividades geralmente requerem mentalidades e abordagens diferentes.
É melhor fazer isso enquanto suas ideias sobre o que contribui para um conteúdo de alto engajamento ainda estão frescas - apresentar um plano agora ajudará o processo criativo a funcionar com muito mais tranquilidade. Eu prometo, seu futuro eu criador vai agradecer!
Reserve 10 minutos para listar pelo menos cinco ideias de postagens que você pode compartilhar esta semana - histórias, fotos, vídeos, transmissões ao vivo ou outros tipos de postagem. Anote algumas notas básicas sobre o que cada postagem incluirá, certificando-se de seguir as diretrizes listadas.
Mais tarde, quando estiver pronto para criar seu conteúdo, você pode consultar essas notas e criar um material válido para uma semana inteira de uma vez. Então, você pode usar ferramentas como Buffer para agendar todas as suas postagens do Instagram para o melhor momento. Você nunca vai se sentir apressado em apresentar novas ideias de conteúdo para postar novamente!
 
Repita esse processo todas as semanas para aumentar seu envolvimento no Instagram
Uma última coisa antes de encerrarmos: aumentar seu envolvimento no Instagram tem tudo a ver com consistência.
Não há atalhos para o crescimento de um Instagram engajado e dedicado. Você não pode executar este plano apenas uma vez e esperar ver resultados.
Os melhores relacionamentos com o público - e os negócios mais valiosos - são construídos com uma curtida, um comentário ou uma mensagem direta de cada vez.
Você precisa aparecer todas as semanas e fazer o trabalho árduo de se envolver com o conteúdo de outras pessoas, respondendo a mensagens e comentários e rastreando qual conteúdo é mais envolvente.
Agora reserve a próxima hora, execute o plano e comece a aumentar o seu envolvimento com o Instagram hoje!
 
Mas não deixe o envolvimento do seu público terminar no Instagram
Para conectar e interagir de verdade com seu público, você precisa estar na caixa de entrada dele. Você não quer ficar à mercê dos algoritmos, certo?
Ter uma lista de e-mail significa que você terá uma linha direta para a caixa de entrada de seus assinantes sempre que quiser. Você tem toda a atenção deles, e isso, meu amigo, não tem preço.
 
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