09/09/2020 às 14h25min - Atualizada em 09/09/2020 às 18h45min

Características das 4 raças de cachorro mais rápidas do mundo

Dentre a formidável variedade de espécies que compõem o reino animal, é possível constatar uma infinidade de características comportamentais, estruturais e particulares capazes de tornarem cada ser, independentemente da classificação vital, uma existência singular.

Grandes invenções humanas tiveram, assim, inspirações diretas da natureza, reconhecida por nós, homens, como uma exótica máquina perfeita. As altas velocidades alcançadas por um cão de alta performance, por exemplo, já serviu de força inspiradora tanto em aspectos aerodinâmicos como de corrida, para motores e produções robóticas.  

A surpreendente diversificação da natureza, então, é motivo satisfatório para nos causar grande admiração, e as diferenças apresentadas, agregadas ao exotismo, são aspectos de encantamento.  

 

Desempenho animal

Quando nos referimos à velocidade no mundo animal, uma série de diferentes espécies surgem em nossos imaginários. Guepardos, falcões, peixes e, é claro, cachorros.

O fiel companheiro do homem possui, também, seus aspectos atléticos. Evidentemente, algumas raças apresentam condições mais propícias, que auxiliam para uma melhor atuação em determinadas atividades.

Citando a prática da corrida, a disposição craniana, bem como a envergadura e tamanho das pernas, esses fatores influenciam diretamente para a obtenção de resultados mais satisfatórios.

Cabeças estreitas e alongadas, que possibilitam uma visão estereoscópica — ampla e de alta resolução —, e ossos de sustentação firmes e extensos são qualidades que proporcionam, seguindo a linhagem evolutiva, o desenvolvimento de atributos velocistas.

A seguir, apontaremos as quatro raças caninas mais rápidas do mundo, indicando suas particularidades e velocidades máximas.

 

1. Galgo Inglês

Conhecido também como Greyhound, o Galgo leva o título de cão mais rápido do mundo, atingindo a incrível velocidade máxima de 72 km/h.

Segundo sugerem os estudos, a origem da raça remonta à civilização celta, localizada na porção oriental da Europa. Desde os primórdios, os espécimes foram criados exclusivamente para caça — sobretudo de lebres — e corrida. Além disso, os animais eram reconhecidos pela alta resistência física.

Com altura média entre 68 e 76 centímetros e peso de 25 a 40 quilos, o Greyhound é um cão de porte médio, com expectativa de vida de 10 a 14 anos. Ele ainda pode ser encontrando com até 30 variações de pelagem — claras e escuras.

Além da rapidez, a raça também é conhecida pela aparência esbelta e alongada.

 

2. Saluki

A segunda raça mais rápida não fica muito atrás dos Galgos. O elegante Saluki pode atingir velocidades de até 69 km/h. Muito se diz, inclusive, que, em comparação ao Greyhound, ele consegue percorrer distâncias maiores mantendo um ritmo constante.

Acredita-se que o Saluki seja originário do Antigo Egito, uma vez que gravuras remetentes à raça foram encontradas em diversas tumbas da região, datadas em torno de 2.134 a.C. Os egípcios empregavam a raça para atividades de caça silvestre, em que raposas, gazelas e coelhos eram os principais alvos.

Pesa, em média, entre 18 e 27 quilos e sua altura varia entre 51 e 78 centímetros. Sua pelagem, que também se manifesta em uma variedade de cores, sendo os tons caramelos os mais comuns, pode apresentar duas variações: lisa e curta, ou ondulada e longa.

 

3. Galgo Afegão

O Afegão deveria dividir posição com o Saluki, uma vez que sua máxima é de 65 km/h, quase alcançando o segundo lugar.

Essa espécie de Galgo é considerada pura, ou seja, não possui cruzamentos entre raças na sua composição biológica — muito recorrente nas raças consideradas mais novas.

Como a própria denominação sugere, sua origem está estabelecida na Ásia Meridional, mais especificamente no Afeganistão. No começo, os exemplares eram criados para suportar as mudanças drásticas de temperatura, principalmente nas altas altitudes das montanhas.  

Sem dúvidas, o aspecto mais reconhecido e charmoso da raça é a volumosa pelagem, intensificada por longos, finos e lisos pelos. Podendo atingir até 70 centímetros de altura e pesar entre 26 e 34 quilos, muitos exemplares apresentam rosto bem escuro, independentemente da coloração predominante no restante do corpo.   

 

4. Whippet

Por último, apresentamos o Whippet, que pode alcançar os incríveis 56 km/h.

Variação descendente dos Galgos, essa raça apresenta, assim como os antepassados, corpo alongado, esbelto e com pernas altas, características fundamentais à corrida.

De origem inglesa, o Whippet era empregado na caça de veados e de outros animais, sempre demonstrando agilidade e inteligência. Embora ocupe a quarta posição, o exímio atleta se destaca pela rápida aceleração, quando sai do repouso em disparada, o cão consegue atingir sua velocidade máxima em apenas 4 segundos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »